Há gerações reza a lenda que o cacique Tindiquera, da tribo Tingui, foi quem indicou aos colonizadores portugueses onde exatamente instalar a Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, nome inicial de Curitiba, batendo seu varapau no solo e exclamando com vigor: “Kur yt yba!”, ou seja, “(aqui) grande quantidade de pinheiros, um pinheiral”. Trezentos e trinta anos depois, ali é o Marco Zero da cidade, Praça Tiradentes, em frente à Catedral Metropolitana.
Árvore Símbolo do Paraná
A 30 quilômetros daquele ponto, a Prefeitura escolheu uma área de 250 mil m2, em frente onde está instalada a aldeia Kakoné Porã, para prestar homenagem especial aos indígenas, primeiros habitantes dessas terras e que também deram nome à cidade, e lembrar a importância da preservação do Pinheiro, Árvore Símbolo do Paraná: é o Parque Pinhal de Santana, no bairro Tatuquara.
Esculturas de Índio Artesão
Inaugurado em novembro de 2022, substituiu o que era um pinhal abandonado. A área de conservação conta com bosque onde se destacam dezenas de pinheiros do Paraná, árvores com troncos em linha reta de muitos metros, e as copas com longos galhos (onde brotam as pinhas) em forma de taças. Ao seu lado, no gramado, esculturas reproduzem uma pinha gigante e pinhões de variados tamanhos. Não por acaso, seu autor é o Índio Artesão.
Gralha Azul está presente
As peças fazem referência à generosidade das sementes (frutos) do pinheiro, alimento de humanos e de aves, como a gralha azul, que está presente na fauna do parque. É uma boa área para descansar e contemplar tudo ao redor. Inclusive as caixinhas do Jardim de Mel (com abelhas sociais nativas Jataí, sem ferrão), adornado por canteiro de flores. As abelhas são responsáveis por polinizar a vegetação e possibilitar a criação de novas espécies.
Há bancos para observar as aves que frequentam o lago.
Pista e parquinho inclusivo
Os equipamentos do Parque do Pinhal, para usuários de diferentes idades, incluem: pista para caminhada (700 m), quadra poliesportiva; parquinho inclusivo (com brinquedos adaptados) em piso de borracha.
A área e suas vizinhanças contam com posto da Guarda Municipal; a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude também tem ali uma sede, com espaço para algumas atividades e exercícios físicos.
Diversas grafias de Curitiba
O tronco linguístico é um só: o jê. Curitiba quer basicamente dizer a mesma coisa, em suas origens indígenas, mas com formas diferentes. Cada tribo, uma distinta grafia.
Guarani: Querituba/Coritiba. Coré= cateto, caça, comida + tiba (abundância, muito, fartura). Tupi: Curitiu ou coré-e-tuba. Kaingang: Curi-Atibá tem significado um tanto diferente: corra, vamos lá.
Os anos foram passando e novas Curitibas surgindo: Coryatiba, Corêtuba, Curiatuba, Coryatiba, Curiatyba.
Coritiba Futebol Clube, até hoje
Até 1919, Corityba era comumente usada. Como a reforma ortográfica de 1947 defenestrou o ipsilon, só o Corytiba Futebol Clube o sustentava. Por fim, cedeu: o oficial Curitiba é grafado pelo clube do Alto da Glória até hoje como Coritiba. A mudança parou por aí.
Horário de Funcionamento do Parque Pinhal de Santana: das 8h às 19h
Atualização: Novembro/2024
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.