A produção de mudas de arbustos e árvores, utilizada em espaços públicos da cidade, é um processo que leva anos. É esta a especialidade do Horto Municipal da Barreirinha, que também preocupa-se com a flora brasileira em risco de extinção.
O esforço de Curitiba para a preservação e valorização do meio ambiente tem no Horto Municipal da Barreirinha um poderoso aliado desde que foi fundado, em 1959. Nestes mais de 60 anos, é um respeitável viveiro de produção de mudas de árvores e arbustos, que saem dali para serem plantados em terrenos dos equipamentos públicos municipais e ainda para outra nobre missão – a utilização em projetos de conscientização ambiental e restauração ecossistêmica.
Em sua área de aproximados 125.400m², com ampla estrutura física, são produzidas 100 mil mudas de mais de 150 de árvores e arbustos ornamentais, em diferentes fases. São em sua grande maioria espécies nativas como o ipê amarelo, ipê roxo e ipê branco, dedaleiros, sibipiruna, pau-ferro, entre outras. Entre as frutíferas silvestres estão: jabuticaba, guabiroba, uvaia, araçá, pitanga.
No Barreirinha, o processo para que as mudas alcancem tamanho e condições adequadas para que sejam transplantadas em outros locais públicos, é bem mais demorado: pode levar anos. Isso porque são exigidos: seleção da espécie, identificação de matrizes (árvores das quais são coletadas as sementes), coleta das sementes, cuidados para que ela cresça saudável até seu plantio nas áreas públicas ou utilização em projetos ambientais. No ano todo são feitas coletas, de acordo com o período de maturação das sementes de cada espécie.
Sementeiras em alvenaria com tampa de vidro para proteção contra intempéries, formando mini estufas de germinação, canteiros suspensos com sombrite (tela) para evitar ataques de pragas e patógenos às mudas, canteiros de solo destinados ao desenvolvimento de mudas maiores, além de uma casa de vegetação com cerca de 260 m², garantem a plena qualidade da produção.
Todo o sistema de irrigação é mecanizado, com o uso de aspersores, microaspersores nebulizadores e gotejamento por microtubos, além do caminhão irrigador.
A gestão do Horto da Barreirinha é feita pelo Departamento de Produção Vegetal, e sua responsabilidade, além de produzir mudas, é fazer pesquisa de árvores frutíferas, ornamentais, nativas ou exóticas, para arborização viária e atividade de educação ambiental, em visitas técnicas de estudantes. Participa do projeto Bandeira Verde, um intercâmbio de material genético com as demais capitais brasileiras, para trocas de sementes ameaçadas. A proposta é que esta rede possa garantir a conservação da flora brasileira em risco de extinção.
Todos os recursos e a produção do Horto Municipal Barreirinha fazem dele uma nova referência para a comunidade, desde 2019, quando passou a ser também a retaguarda do programa 100 mil árvores para Curitiba, que deveria estar concluído na primavera de 2020. Apesar da pandemia ter inviabilizado os plantios comunitários de mudas, incentivados pela Prefeitura – com a participação de empresas, de escolas e do Exército -, o número foi ultrapassado e o programa foi renovado para até 2024. A meta é o plantio de 100 mil mudas a cada ano.
A contribuição para que a natureza ganhe mais força e mais espaço na cidade não depende só da adesão de grupos. Cada cidadão – se ainda não plantou – pode obter sua muda e plantar ipê amarelo, ipê roxo e roxo anão, uvaia, pitanga, araçá vermelho, quaresmeira, palmito, entre outras espécies, no terreno de sua propriedade.
A partir de outubro/2022, as 10 Administrações Regionais passaram a ter calendário mensal e regular para distribuição de 500 mudas cada. O número pode variar, em datas especiais como Dia da Árvore (21/9).
A informação sobre a data e o horário para retirada deve ser acompanhada em "Notícias", pelo portal da Prefeitura, que faz a divulgação com antecedência.
Saiba mais sobre o programa 100 Mil Árvore para Curitiba na página https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/100-mil-arvores-para-curitiba-como-participar/788
O Horto Barreirinha não faz venda de mudas. Doações somente para participantes da campanha 100 mil árvores para Curitiba.
Embora não esteja aberto à visitação pública, recebe grupos escolares e visitas técnicas, mediante agendamento prévio. Para tratar das datas destas atividades e outras informações, os contatos devem ser feitos pelo e-mail do Departamento de Produção Vegetal: hortobarreirinha@curitiba.pr.gov.br
Endereço: Rua Anita Garibaldi, 5550 – Bairro Barreirinha. (Google Maps) Telefone: (41) 3585-3171
Importante: Em ação inversa à distribuição de mudas de àrvores à população, a Prefeitura também aceita receber doação de mudas da comunidade. Neste caso, a ação deve seguir algumas orientações, como quais são as 22 espécies que atendem às especificações técnicas exigidas.
Detalhes no endereço Parâmetros das Mudas de Árvores para Doação ao Município ou Plantio em Área Particular. O material também fornece informações sobre doações ao Município para plantio de mudas (de 54 espécies) em imóveis particulares.
As doações devem ser entregues diretamente no Horto da Barreirinha. Não serão aceitas mudas de espécies invasoras.
Conheça também o Horto Municipal do Guabirotuba.
Atualização: Abril/2024
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.