Este é um dos cinco parques lineares já implantados em Curitiba. Fica às margens do Rio Barigui, na região Sul. Instalado em área aberta, têm seus equipamentos dispostos de forma sequencial.
Da área de 238.105m2, mais da metade está reservada à preservação da mata ciliar existente, vegetação nativa e característica da Floresta Araucária.
O que chama bastante atenção é a ampla e completa infraestrutura de esporte e lazer, formada e atualizada especialmente ao longo dos últimos sete anos, e que ocupa 86.500 m2.
Durante a semana, a frequência nos parquinhos de diversão, na pista de caminhadas ou na academia ao ar livre pode não ser tão expressiva. A situação se inverte aos sábados e domingos, quando os equipamentos são bastante concorridos por usuários e frequentadores – grupos de jovens, adultos e crianças, famílias inteiras, em animadas disputas de partidas de futebol nas cinco canchas de areia ou de vôlei, por exemplo. Tem aqueles que se dedicam a soltar pipa.
Muitos adolescentes (e mesmo adultos) preferem praticar manobras na pista de skate, modalidade street, com 1100 m2 de obstáculos considerados bastante desafiadores.
Passarelas de metal e madeira
Para o público infantil estão instalados três playgrounds com brinquedos inclusivos (adaptados e que são compartilhados com crianças com deficiência). São 3000 mil m2 de pista (para ciclistas e praticantes de caminhadas/ corridas), e ainda há os diferentes equipamentos dos kits de ginástica e da academia ao ar livre, para exercícios de alongamento e musculação.
No Parque Yberê, outros equipamentos disponibilizados, em meio à vegetação ou gramados, incluem: sete pequenas passarelas de metal (acessos da rua para área interna) e passarela de madeira para visita ao Rio Barigui, deck; cinco churrasqueiras, oito áreas de estar (com bancos e cobertura de telhas)
Toda a grande movimentação semanal na área resulta especialmente dos eventos ali promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – Smelj, como parte de dois dos destacados programas que organiza: os Jogos do Piá (brincadeiras antigas para unir a família) e o Lazer no Parque (que acontecem nas áreas verdes das 10 Administrações Regionais).
As atividades físicas, as práticas esportivas, os jogos e brincadeiras integram o programa Viva Bem, da Prefeitura, que incentiva estas ações como parte do investimento no bem-estar e na qualidade de vida da população da cidade.
A área verde está dentro do loteamento Moradias Rio Bonito, da Companhia de Habitação de Curitiba – Cohab, entregue a 5,8 mil moradores em 2016. No entanto, o público que utiliza aquele espaço vem também de outros empreendimentos do programa habitacional do Município, que ficam a 5 minutos do endereço – como os condomínios de apartamentos Cidade de Pavia, Pádova, Broni e Novara.
Por estar bem próximo das casas dos seus usuários e frequentadores, o parque Yberê não conta com sanitários, nem dispõe de estacionamento interno. Quem vem de mais longe, de carro, usa as vagas da rua. Para aqueles que se deslocam pedalando, tem três paraciclos (bicicletários) para estacionar o seu veículo.
Detalhes sobre os outros três Parques Lineares Municipais de Curitiba: Cajuru, Mané Garrincha e Mairi e Rio Bonito do Tatuquara
Voltar
Atualização:Outubro/2024
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.