Com extensão de 20,4 km, o Rio Belém é considerado essencialmente curitibano, já que começa e termina dentro dos limites do município.
Seu nascedouro encontra-se abrigado e protegido ambientalmente na área do parque, e depois de cortar a cidade de um extremo ao outro, vai desaguar no Rio Iguaçu. Tem 46 afluentes, destacando-se o Bigorrilho e o Ivo
Tem 46 afluentes, destacando-se o Bigorrilho e o Ivo.
Integra o Patrimônio natural e histórico
Pela sua importância, o Belém faz parte do patrimônio natural e histórico da cidade. Recebeu este nome, o mesmo de um bairro de Lisboa, para lembrar a chegada dos primeiros imigrantes portugueses a Curitiba.
Intervenções valorizaram a paisagem
O Parque das Nascentes do Belém é de pequenas proporções (pouco mais de 11,1 mil m2) e com equipamentos suficientes e adequados para cumprir seu objetivo principal. As intervenções, feitas para sua inauguração a 24 de novembro de 2001 (era Dia do Rio), foram só para valorizar a paisagem.
É possível desfrutar do ar puro da mata
Os visitantes podem desfrutar do verde e do ar puro da mata, que inclui pitangueiras, araçazeiros e tarumãs, ao percorrer seus caminhos e suas trilhas, que incluem travessias de pequenas pontes.
Do mirante principal, uma estrutura em madeira, é possível ter uma boa vista do lago formado pela nascente, ao som de pássaros como o sabiá ou o pica-pau. É possível apreciar também o voo de garças brancas. Pela área são encontrados animais como preás ou gambás
Horário de funcionamento:
Das 8h às 17 h
Como chegar: Google Maps
Voltar
Atualização: Outubro/2024
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.