Destinado a abrigar as tradições do Sul do Brasil, o Parque dos Tropeiros é singular pela existência de equipamentos para promover eventos típicos da cultura gaúcha. Para isto dispõe de arena para rodeios, churrascaria, salão de danças e auditório para apresentações artísticas e manifestações folclóricas.
Inaugurado em 1994 e localizado próximo aos conjuntos habitacionais Caiuá, Diadema, Ilhéus e Vera Cruz, na Cidade Industrial de Curitiba, em seus 173,474 m2 possui bosque com pinheiros, pitangas, araçás, pinheiros-bravos, ipês, pitangueiras, canelas, imbuias, que preserva um dos últimos remanescentes de mata nativa da região.
Nos finais de semana e feriados, quando aberto ao público em geral, os seus usuários podem desfrutar de ciclovias, playground e churrasqueiras. Estão disponíveis aparelhos da academia ao ar livre, para exercícios físicos e de musculação, enquanto os praticantes de caminhadas, corridas e pedaladas dispõem de amplos espaços para suas atividades.
Aliás, o Tropeiros é uma das 7 sedes do Verão Curitiba (com versões anuais), programa que nas tardes de domingos, entre janeiro e fevereiro, reúne famílias inteiras para algumas horas de lazer, com diversas brincadeiras, atividades físicas e festivaios esportivos organizados pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude em parques e praças da cidade.
Desde quando passou por recuperação geral, realizada pela Prefeitura em 2020, o Parque dos Tropeiros incorporou uma nova função: seu antigo galpão em estilo rústico, com muita tora aparente, foi transformado na Universidade Livre do Professor / Centro de Desenvolvimento Profissional - CDP.. Passou a ter jardim e estacionamento.
As modernas instalações, com 4,1 mil m2, são destinadas à formação dos professores municipais de Curitiba. Além de salão, mezanino e 6 salas de coworking pedagógico, conta com sanitários, local para alimentação, no térreo. Neste espaço também estão palco e auditório com 300 lugares, devidamente equipado para a realização de cursos, palestras, workshops e seminários.
Aberto ao público: das 6h às 20h, aos sábados, domingos e feriados. Acesso restrito, nos dias de eventos.
Como chegar: Google Maps
Voltar
Atualização: Janeiro/2024
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.