Clique aqui para ver o seu croqui
Veja o parque em 360 graus
Plano de Manejo
O Barigui, maior parque de Curitiba, ocupa 140 hectares do território de quatro bairros e fica aberto ininterruptamente, todos os dias do ano. É imbatível na preferência dos curitibanos – mesmo em dias de frio ou garoa e neblina - para desfrutar da natureza, fazer passeios, e principalmente para atividades esportivas.
Tanta regularidade na frequência se explica porque o parque tem uma localização próxima ao centro, um relevo interessante cercado de bela paisagem (com árvores, flores, lago, cidade ao fundo, que vão se revezando em todo seu circuito de mais de 3 km), e ainda porque disponibiliza os mais diferentes equipamentos aos seus usuários.
O lugar, uma antiga área de terras (sesmaria) pertencente ao desbravador Mateus Martins Leme, foi transformado em parque, em 1972, pelo então prefeito Jaime Lerner. O nome Barigui tem origem indígena e significa "rio do fruto espinhoso", em alusão às pinhas das araucárias nativas, ainda encontradas por ali.
Seus 140 hectares abrigam três bosques, com vegetação constituída por capões de floresta primária nativa e por florestas secundárias, presentes a erva-mate, canelas, aroeiras, bromélias e orquídeas, que servem de refúgio para animais (como preás e gambás) e ajudam a regular a qualidade do ar.
O imenso lago, com 230.000m2, ajuda a conter as enchentes do Rio Barigui, tão comuns antigamente, e é por onde deslizam patinhos e marrecos, e as garças-brancas buscam alimento em suas margens, até que volte a ser período de migração.
As famosas capivaras
Não alimente os animais
Nunca abandone seu bicho de estimação
Um jacaré-de-papo-amarelo adulto, conhecido por “jacaré do Barigui", que foi bastante popular e poucas vezes visto, quando saia para tomar sol, não vive mais ali. Foi transferido. Seu novo endereço é o Zoológico Municipal. No entanto, sua presença no Barigui é lembrada com uma réplica de um jacaré, em tamanho natural, feita de cimento, toda em verde. A peça fica em frente à entrada do Pavilhão de Exposições, próximo ao portal de troncos de eucalipto do estacionamento da BR 277.
E, atrás do prédio do Pavilhão de Exposições, cinco caixas de madeira, sustentadas por estacas, abrigam colmeias de abelhas nativas e sociais (organizadas em rainha, zangão e operárias), sem ferrão. Aquele é um Jardim de Mel, instalação de programa da Prefeitura, como quase outros 60 espalhados por parques, bosques e escolas municipais.
São abelhas das espécies jataí, mirim, guaraipo, manduri e mandaçaia, que não atacam nem ferroam as pessoas. Não só se alimentem de néctar e pólen, como produzam mel e também polinizam a vegetação, podendo garantir a produção de novas sementes e nova plantas.
O parque conta com ótima infraestrutura e os mais diferentes equipamentos. O que sempre despertou o interesse dos usuários, no dia a dia, foram principalmente as caminhadas/corridas e andar de bike por um dos circuitos à beira do lago; para muitas famílias, a experiência do churrasco de domingo em meio à vegetação; e ainda a possibilidade de participação em cursos de formação, simpósios internacionais ou a presença em exposições temáticas.
Dentro da área do Barigui, com acesso pela Avenida Manoel Ribas, está a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que faz a gestão de todas os espaços verdes (parques, bosques, praças etc) e de preservação da cidade.
Instalações do Complexo Instituto Municipal de Administração Pública - IMAP Barigui - Salão de Atos: auditório - capacidade 350 pessoas - Salão Barigui: auditório - capacidade 150 pessoas - Sala Jatobás: mini auditório - capacidade 50 pessoas - Sala Imbuia: capacidade - capacidade 25 pessoas
Sedes de eventos, cursos, palestras, reuniões, seminários, treinamentos, workshops, ciclos de debate, conferências, reuniões, simpósios, congressos e outras atividades similares. São promovidos especialmente para formação, capacitação e aperfeiçoamento dos servidores da Prefeitura de Curitiba. Atendem também gestores da região metropolitana e têm agenda aberta à comunidade.
Pavilhão de Exposições (Centro de Eventos Positivo): 7.500 m2 estruturados para receber grandes exposições, convenções e feiras.
Pista de corrida: Percurso total de 5,2 Km; só a volta ao lago 3,28 km; e 1,45 km). Sinalização de 100 em 100 metros.
Rampas de acessibilidade: para as pistas de corrida e caminhada. - A passarela de travessia da Avenida Cândido Hartmann foi construída para uso por pessoas com deficiência (PcD), bem como as pontes próximas à BR-277 e à Avenida Manoel Ribas. - Não há dispositivo semelhante para travessia da ponte atrás do Restaurante Maggiore.
Ciclovia e pista de uso compartilhado: -Percurso equivalente ao da pista de corrida
Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude – SMELJ Dispositivos para exercícios físicos e treinamento esportivo: -2 Conjuntos de barras em troncos
Academia de ginástica Profª Judith Passos: - implantada em prédio de antiga olaria Telefone: (41) 3240-1104
- Atividades físicas: orientações
- Área apropriada à prática de Slackline
- Trilhas nos bosques
- Pista de patinação
- Parquinho infantil: Piso de areia. Diversos brinquedos.
2 parquinhos infantis inclusivos: para crianças de diversas idades, com deficiência ou não. 1 - Piso emborrachado em cores. Diversos brinquedos. - Bancos, áreas de estar, jardins - Tabuleiros de jogos clássicos: jogos da velha, dama/xadrez e trilha - Quadro negro para desenhos com giz. Localização: próximo da chaminé atrás do Museu do Automóvel. Acesso (sem degraus ou barreiras) pela Alameda Professor Rubens Requião. 2 - Mais de 1.300m de área. Projeto do arquiteto Antonio Abrão. Doação do Grupo Positivo (em 2022, do seu 50º aniversário) a Curitiba. - 13 brinquedos, 3 deles inclusivos. - Piso emborrachado colorido e acesso em rampa. - Circuito sinuoso de cordas, floresta de tronquinhos, geodésia, pula-pulas, carrossel e disquinho de molas - Escorregador, gangorra, gira-gira e balanços. - Pracinha, bancos. Localização: ao lado do Centro de Eventos Positivo, na Alameda Ecológica Burle Marx, próximo à entrada principal do Parque. O parquinho tem dois acessos: o principal, com uma pequena praça voltada para a pista de caminhada; e o segundo, com rampa acessível conectado ao Jardim de Mel lateral.
Parque de Diversões do Barigui (Park da Cidade) - Em 8.000 m2, 17 atrações. Entre elas, roda-gigante, com mais de 30 metros (com uma gôndola adaptada para cadeirante), trem-fantasma, kamikaze e carrossel de dinossauros. - Duas praças de alimentação com uma variedade completa de opções, incluindo pipoca, churros, algodão doce, maçã do amor, crepes, refrigerantes, sucos, água mineral e cachorro quente. Localização: junto ao estacionamento. Para dúvidas, sugestões ou informações sobre o parque de diversões o telefone de contato é (41) 99867-6066.
Canchas esportivas: - 2 de futebol de areia, 1 de Footsack, 2 de vôlei de areia e 1 poliesportiva
Unidades da Fundação Cultural de Curitiba – FCC:
Casa da Leitura Manoel Carlos Karam: - Biblioteca Municipal com acervo de algumas centenas de livros da literatura universal, de autores nacionais e regionais, e de poesia. Voltada também para o atendimento presencial de alunos de escolas da região do parque. O imóvel que ocupa fica em frente a área de estacionamento do Barigui, entrada pela Br-277. Endereço: Rua Batista Ganz, 453 – bairro Santo Inácio Telefone: (41) 3240-1101
Teatro da Maria Fumaça: - Espaço ao lado da Casa da Leitura, para contações de histórias e rodas de leitura. Endereço: Rua Batista Ganz, 453 – bairro Santo Inácio
Pista de aeromodelismo
Heliponto: - Administrado pela empresa Yapó Aerotáxi, através de contrato com a Urbanização de Curitiba – URBS, responsável pelo setor de transporte da cidade.
Restaurante Maggiore
Bistrô - Casa Amarela
Lanchonetes: - Do Farol, Do Lago e Barigui
Churrasqueiras: - São 25, de uso livre, espalhadas em meio à vegetação. Depois de dispor das instalações, o usuário deve recolher o lixo produzido, de preferência separando os materiais recicláveis (papel, papelão, vidro, plástico e metal), do lixo orgânico (restos de comida, ossos etc). Fechar bem a boca do saco plástico e dar a destinação adequada.
Sede do Grupo Escoteiro Tapejara Endereço: Avenida Manoel Ribas, n.º 2727 Telefone: (41) 3336-6128
Estacionamentos: São três, com capacidade total para 1.950 veículos
Guarda Municipal Atuação de equipes com viaturas, ciclopatrulha (dupla em bicicletas), motos e a pé. Em eventos ou temporada de verão o efetivo é reforçado.
Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Nicolau Klüppel: - Mini usina instalada no vertedouro do lago, em 2019, gera 21.600 Kwh, a metade da energia consumida pelo parque mensalmente. Seu funcionamento não impacta no meio ambiente da área, conforme estudos técnicos. Este equipamento tem a chamada iluminação cênica, com a implantação de projetores luminotécnicos que valorizam a arquitetura de edificações e monumentos à noite. Esta é uma das marcas de Curitiba.
Jardinete Nicolau Klüplel: - Em espaços contíguos, a mini usina e o jardinete fazem dupla homenagem ao engenheiro que por muitos anos trabalhou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - IPPUC, falecido em 2016. O profissional foi pioneiro no uso de lagos para evitar enchentes, criando condições para a criação de parques da cidade, como o próprio Barigui.
Museu do Automóvel (particular): - 150 modelos antigos e raridades, expostos por revezamento
Sanitários públicos: - Além de um conjunto gratuito, que inclui instalação adaptada para Pessoa com Deficiência (PcD); os das lanchonetes também são disponibilizados a todos, porém não contam com instalação adaptada
Sanitários pagos (administrados pela Urbanização de Curitiba – URBS)
:- Contam com banheiro adaptado para PcD.
Criação homologada
O Parque Barigui teve sua criação homologada pelo Decreto Municipal n.º 252/1994.
Horário de funcionamento:
O parque não fecha. Fica aberto ininterruptamente, todos os dias do ano. Cada lanchonete e o restaurante têm seu horário, a ser consultado pelo interessado. Telefones para informações: (41) 3339-8975 / (41) 3350-9889
Como chegar – Google Maps.
Voltar
Atualização: Outubro/2024
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.