Este parque foi pensado para demonstrar reconhecimento à contribuição das dezenas de milhares de japoneses ao desenvolvimento do Paraná. O espaço recuperou uma área degradada, que preserva a bacia do Iguaçu – nome com significado de “água grande”, na língua tupi-guarani.
O local pertence à Prefeitura de Curitiba e está cedido ao Governo do Estado, sob administração da Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar, desde 2017. As instalações físicas são utilizadas para atividades de educação ambiental, no chamado Memorial do Rio Iguaçu, rio que é o maior do estado, com cerca de 1.320 quilômetros de extensão.
O Município implantou interessantes equipamentos de paisagismo e lazer no espaço, com lagos, mirante e deck (voltados para o Rio Iguaçu), espelho d’água, cancha de futebol de areia, mini campo de futebol, aparelhos para exercícios físicos. É também uma boa área para caminhadas e corridas, e para pedalar em segurança por seus três quilômetros de ciclovia.
O Memorial do Rio Iguaçu ocupa o prédio de linhas arrojadas, envidraçado, ladeado por canteiro de flores, e que de longe desperta a atenção. Compreende uma exposição permanente sobre o curso rio, que nasce próximo a Curitiba e atravessa todo estado para desaguar nas Cataratas em Foz do Iguaçu, fronteira do Brasil com Argentina e Paraguai.
As visitas são abertas ao público em geral, inclusive com agendamento para grupos com mais de 20 integrantes interessados em questões ambientais. Para as escolas estão disponibilizadas visitas de crianças a partir dos 6 anos de idade.
Ali também se encontra o documento que fez da japonesa Himeji, cidade irmã de Curitiba, desde maio de 1984. Ou seja, estabeleceram um protocolo para manter laços de cooperação em diferentes áreas, como a econômica, que levem ao desenvolvimento.
O ano da inauguração do parque deveria coincidir com o centenário da imigração japonesa ao Brasil, que aconteceu a partir de 1908, com o desembarque do primeiro grupo, em Santos, transportado pelo navio Kasatu Maru. Por uma série de circunstâncias, a construção e o paisagismo não ficaram prontos em 2008. Sua implantação parcial deu-se em 2012. A área só foi definitivamente aberta à população em 2018.
Horário de funcionamento
Parque:
Das 6h às 18h, de terça a sexta-feira
Memorial do Rio Iguaçu:
Das 9h às 17h, de terça a sexta-feira
Como chegar: Google Maps
Voltar
Atualização: Outubro/2022
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.