Nos dois hortos florestais do Município – Guabirotuba e Barreirinha – é onde nasce a Curitiba Verde. Eles estão em ação há décadas e fizeram do aperfeiçoamento de suas técnicas um projeto contínuo de responsabilidade com o meio ambiente.
O mais antigo é o Horto Municipal do Guabirotuba, fundado em 1936. Atualmente, sob a gestão do Departamento de Produção Vegetal, tem uma produção de 2 milhões e meio de flores ao ano. E com o uso de tecnologias em materiais ou insumos - incluindo uma câmara de germinação de sementes - garante maior qualidade e eficiência em todo o processo há mais de uma década. Uma máquina de repicar mudas, para desenvolvimento, permite que até oito jardineiros operem numa linha de produção, garantindo até 30 mil flores/dia. Elas são acomodadas em oito estufas para flores de época e demais plantas ornamentais, vasos e floreiras. Cinco destas estufas têm irrigação automatizada.
A utilização de sementes de qualidade internacional, bem como o rigor na aplicação de substratos e adubação, sem falar no uso de água de poço artesiano, permitem ao horto garantir plena produtividade e atendimento às demandas do Departamento de Parques e Praças.
Cada espécie floresce no tempo certo. No inverno, amor-perfeito, boca-de-leão, cravinas. No verão, sálvias, tagetes, sunpatiens, begônias.
É importante saber que o volume de produção mensal não é nada exagerado; é o adequado e suficiente para os mais de 1.100 espaços a que se destinam: praças, jardinetes, eixos, largos, jardins e núcleos ambientais, áreas de manutenção; sem falar de áreas em parques, para instalações de Jardim de Mel e para confecção de vasos que embelezam o centro da cidade, em destaque o calçadão da Rua XV de Novembro.
A mais atraente vitrine deste trabalho é o Jardim Botânico Municipal, grande cartão postal de Curitiba, onde são plantadas 100 mil flores a cada estação, cobrindo de rosa, laranja, amarelo e vermelho os canteiros em suas alamedas geométricas no estilo francês.
As flores são para uso próprio do Município e não são vendidas e nem doadas a particulares. Pelas características do seu trabalho, o Horto do Guabirotuba, não pode receber visitas de cidadão ou grupos.
Inicialmente, na década de 30, o horto ocupou área adjacente à do antigo Matadouro Municipal do Guabirotuba, que nasceu bem antes ainda, em setembro de 1899, próximo ao rio Belém e foi fechado em 1964. Sediou instituição estadual e chegou a dividir seu terreno com o Centro de Controle de Zoonoses, agora localizado na Cidade Industrial de Curitiba – CIC. Isso sem deixar de impulsionar seu trabalho de cultivar mudas de flores e plantas para o paisagismo da cidade.
A reforma de 2008 permitiu ali a criação de pequeno parque, com bosque e pista de caminhada. Na sequência, quase triplicou a capacidade de produção de flores, quando antigos barracões com telhas de barro e amianto deram lugar a estruturas mais adequadas.
Endereço: Avenida Salgado Filho, 1050 Telefone: (41) 3221-2016 Departamento de Produção Vegetal
Conheça detalhes do Horto Municipal da Barreirinha
Atualização: Maio/ 2022
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.