O austríaco Erwin Gröger (1912-2008) foi pioneiro do montanhismo moderno no Brasil, a partir do Paraná. Trouxe da Europa o interesse por este esporte e encontrou, nas dificuldades para escalar uma parede do Marumbi, na Serra do Mar, o desafio para utilizar técnicas que aprendeu em seu país e que eram novidades por aqui.
A partir deste episódio, na década de 40, sempre morando no Barreirinha, em Curitiba, não deixou de praticar escaladas e de dividir suas experiências com outros colegas montanhistas. Desse grupo ganhou o respeitoso tratamento de Professor, profissão que de fato exerceu no Seminário São José, no bairro Orleans. Conquistou seguidores também em ações pela preservação de espécies vegetais encontradas em bom trecho da Serra do Mar.
Dois anos após sua morte, aos 96 anos, a Prefeitura batizou um pequeno bosque, próximo da Ópera de Arame, com seu nome e apelido: Professor Erwin Gröger. Interessante é que a mata formada por espécies de canela, guabiroba e canjerana fica a uma altura razoável da rua: a diferença é de 12 metros do ponto mais alto do terreno.
O espaço conta com bancos e caminhos com deques elevados, para evitar a formação de trilhas na terra. Tem ainda uma praça, com a reprodução do desenho da Rosa dos Ventos (antigo instrumento para localização). Não é a única referência ao montanhismo. O espaço é cercado de pedras que indicam as montanhas mais altas do Paraná (Pico do Paraná - 1.877 m, que o Professor também escalou), do Brasil (Pico da Neblina - 2.995 m); da Áustria, onde nasceu o homenageado (Monte Grossglockner – 3.797 m), e do Pico do Marumbi 1.539 m).
Engenheiro agrônomo, Erwin Gröger foi fundador da Sociedade Paranaense de Orquidófilos. Era grande colecionador da planta, que aprendeu a admirar, ao encontrar orquídeas em diferentes formas, tamanhos e cores, na Serra do Mar.
Horário de funcionamento:
Das 8h às 18h, diariamente
Como chegar – Google Maps
Voltar
Atualização: Outubro/2022
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.