Turismo
Natal de Curitiba cresce e ajuda a atrair mais visitantes
A maior programação gratuita de fim de ano foi aplaudida visitantes de todas as cidade se mostra que, além de ser referência em Negócios e Eventos, a cidade vem se destacando no turismo Lazer. Outro benefício para o setor em Curitiba foi a redução de ISS, que aumentou em 8,3% número de eventos na capital.
Árvore de Natal e carrossel no Passeio Público
Um Natal iluminado
Com muitas novidades, o Natal de Curitiba atraiu cerca de 700 mil pessoas, segundo estimativa do Instituto Municipal do Turismo.

Atrações do Natal de Curitiba

2017 – 60 espetáculos e eventos.
2018 – 120 espetáculos e eventos.
2019 - 150 espetáculos e eventos.

Algumas atrações de 2019
Roda-gigante foi montada na da Praça Santos Andrade pela segunda vez

Carrossel, trenzinho e auto do Natal no Passeio Público.
Balé O Quebra Nozes nas Ruínas do São Francisco.
Ópera no Palácio Garibaldi.
Bola de Natal gigante na Avenida Mario Tourinho.
25 árvores iluminadas.
Roda-gigante na Praça Santos Andrade.
Linha Natal.
Oratório de Natal no Parque Tanguá.
Natal do Palácio Avenida.
700 mil pessoas
acompanharam os eventos do Natal de Curitiba, 10% a mais que em 2018.
Fogos de artifício pet friendly na abertura do Natal de Curitiba no Largo da Ordem
Depois da revitalização e agora com o carrossel de Natal, está bom demais trazer as crianças para passear no Passeio Público.
Marcia Regina, 52 anos, levou a família para conhecer a atração
Menos imposto, mais eventos
A redução da alíquota do ISS de 5% para 2% para eventos já refletiu em um crescimento de 8,3% no número de eventos na capital. Em 2019, 95 grandes congressos, festivais, feiras e shows contaram com o apoio do município.

25º Congresso Mundial da Iufro – 2,5 mil participantes de todo o mundo.
Experiência Braztoa Sul 2019 – 75 operadoras de turismo.
International Cardiology Meeting – 2,5 mil médicos cardiologistas do mundo todo.
Show de Paul McCartney.
Turismo de Negócios
Com 5,5 milhões de visitantes, Curitiba é o terceiro destino brasileiro de turismo de Negócios entre os estrangeiros, atrás apenas de São Paulo e Rio.
Nova marca
"Curta Curitiba, Uma Cidade a Cada Esquina" é a nova marca do turismo na capital.
Curitiba em 20 feiras
Em 2019, o destino Curitiba foi apresentado em mais de 20 feiras e eventos de negócios do setor de turismo nacionais e internacionais, que contaram um público superior a 180 mil participantes.
Linha Turismo cresce
De janeiro a outubro, houve um aumento de 8,3% no número de embarques em relação ao mesmo período de 2018.
Linha Turismo teve tarifa especial de R$ 4,50 para os moradores da cidade
Economia criativa
O Instituto Municipal de Turismo inaugurou o inédito Liceu de Ofícios Criativos, o primeiro hub do Paraná dedicado à capacitação de artesãos, designers e empreendedores ligados à economia criativa da capital.
Mais CuritibaSuaLinda
A rede de suvenires ganhou três novas lojas, no Espaço Cultural David Carneiro, no Mercado Municipal e a loja móvel Fashion Truck. Além delas, há lojas no Palacete Wolf e na Torre Panorâmica.
As turistas Socorro Gomes, Claudia Braz, Isabel Noêmia e Ausry Austrége visitam loja da #CuritibaSuaLinda
Madeira nas Arcadas
Na Galeria das Arcadas de São Francisco, na Praça João Candido, são comercializadas arte e peças autorais em madeira sustentável.
Feirinha no Cajuru
As feiras de artesanato dos bairros contam com 610 artesãos. A novidade de 2019 foi a criação da Feira Regional Cajuru, para divulgar a diversidade da produção artesanal de cada região da cidade.