Diversidade sexual
Um ano mais inclusivo
A população de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros – travestis e transexuais – (LGBTs) conquistou mais espaço no mercado de trabalho, em atividades culturais e esportivas e contou com uma rede de apoio para resolver problemas familiares.
No curso, fui tratada com respeito por todos, sem nenhum empecilho ou preconceito.
Samara Santana formou-se no curso de Gastronomia Sustentável da Electrolux em parceria com a Prefeitura. Dos 27 formandos, três eram declaradamente LGBTs
Acompanhamento
Mais de 250 casos de violência ou de vulnerabilidade atendidos ou acompanhados pela Assessoria da Diversidade Sexual desde 2017. Em 2019 foram atendidos 100 casos.
Seis programas
Iniciativas criadas pela Assessoria de Direitos Humanos – Políticas da Diversidade Sexual da Prefeitura e uma rede de proteção para a comunidade LGBT, em parceria com o Governo do Estado.

Laços de Família - acompanha 70 famílias que têm pessoas LGBTs. Já foram capacitados os 55 conselheiros tutelares. O programa foi indicado ao Prêmio Construir Igualdade, da Unesco.

Cidadania T - ajuda pessoas trans (travestis e transexuais) na busca por empregos ou recolocação no mercado de trabalho.

DiverCidade - eventos de inclusão. Em 2019 foram feitos os Jogos da Diversidade e o torneio de duplas de vôlei de areia, competições que envolveram mais de mil pessoas.

Campanha - lançamento da campanha contra a LGBTIfobia e de Respeito à Diversidade, em parceria com a Secretaria Municipal da Comunicação Social.

HSH Jovem - plano de ações de prevenção de HIV Aids e outras Infecções que atingem a Comunidade LGBT.

Campanha Amar É - informações que estão ajudando a combater a transmissão do HIV e outras doenças entre a comunidade. Ação é feita em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde.

Apoio aos eventos - A Assessoria da Diversidade também trabalhou para articular parcerias com a sociedade civil por meio de apoio de eventos.

100 mil pessoas participaram de eventos como a Marcha da Visibilidade Trans, Parada da Diversidade e Marcha da Diversidade em 2019.