Em várias frentes, Governo Municipal integra poderes e serviços públicos
Além de auxiliar nos projetos de lei elaborados pelo município, a Secretaria do Governo Municipal (SGM) atendeu mais de 600 pedidos de informações do Legislativo, dando transparência aos atos de gestão. Central de atendimentos aos moradores registra mais de 3,1 milhões de atendimentos.
Agradecemos pelo fim dos buracos. As melhorias vão facilitar a vida dos motoristas e acredito que o movimento na clínica vai aumentar.
Sheila Benato é dona de uma clínica veterinária na Rua Mercedes Seiler Rocha, no Bacacheri
Interface com Legislativo
O trabalho de assessoramento da Secretaria do Governo Municipal foi preponderante no suporte à estrutura municipal para a elaboração de diversas leis, além de dar transparência aos atos de gestão. Em 2019, foram recebidos 22.300 requerimentos encaminhados pelos vereadores.
Central 156
Entre suas atribuições, a SGM é responsável pela Central 156, o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac), pelo qual foram feitos 3.165.430 atendimentos a demandas da população curitibana.
9,5 mil atendimentos diários na Central 156
Maiores demandas:
Coleta de resíduos vegetais.
Informações de itinerários de ônibus.
Iluminação pública.
Abordagem social de rua.
Corte de árvore.
Central de atendimento 156 tem 92% de aprovação da população
Manutenção urbana
A SGM desenvolve de maneira permanente amplo trabalho de manutenção da pavimentação (por meio das operações tapa-buraco), microdrenagem e paisagismo a fim de garantir a integridade da estrutura urbana.
O trabalho em 2019
60km de intervenções de microdrenagem (limpezas de bocas-de-lobo, recuperação de bueiros).
16,7 milhões de m² de roçada.
2,3 mil km de recuperação do sistema viário (reciclagem do piso, recuperação de ruas de saibro e a aplicação de asfalto novo)
Prefeitura faz roçada na região do Boqueirão
Referência
Outra ação de destaque do Governo Municipal é a elaboração de Termo de Referência para a verificação da condição estrutural de pontes, viadutos e trincheiras da cidade. Há mais de 200 estruturas deste tipo na cidade. As estruturas passarão por perícia técnica.
Junta de Serviço Militar
181.534 atendimentos da Junta do Serviço Militar em 2019 - 14.015 correspondem ao alistamento militar obrigatório feito online.
Redação Oficial
O setor é responsável pela qualidade da comunicação escrita na administração. Em 2019, foram feitas capacitações e seminários, com destaque para orientações junto aos órgãos da administração municipal para atualização do Guia de Serviços - PMC.
Administrações regionais
A SGM também é responsável pela coordenação das dez administrações regionais da cidade.