Segurança Alimentar
Curitiba fechou o ano com mais hortas, Armazéns da Família e o início da Fazenda Urbana
A Prefeitura também criou o primeiro banco municipal de alimentos, para fornecer comida à população mais carente, ampliou de 7% para 25% a compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar e criou o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com estratégias do setor para os próximos quatro anos.
Lenita Bueno coordena a horta comunitária do Santa Rita IV, no Tatuquara, que ganhou uma caixa de abelhas sem ferrão polinizadoras do programa Jardins de Mel. Curitiba tem 34 hortas comunitárias
Armazéns da Família
Dois novos Armazéns da Família foram instalados em Colombo e Campo Magro, beneficiando juntos 12,5 mil famílias. Aumento da compra das cooperativas e produtores paranaenses, com mais de 50 itens vendidos ao consumidor.
Cadastro online
Os usuários do Armazém da Família agora podem se cadastrar pelo site da Prefeitura ou pelo aplicativo 156 App. Os armazéns também passaram a vender produtos sem glúten.
Mais feiras
4 novas feiras foram abertas em 2019:
Feira das Cooperativas - Praça Osório.
Feiras Regionais do Boa Vista e do Cajuru.
Feira Gastronômica do Jardim Ambiental.
Promoções
As feiras estão comprando mais produtos do cinturão verde e tiveram redução de preços, com produtos sendo vendidos a R$ 0,99 o quilo (como a laranja). Mesma estratégia foi adotada pelos estabelecimentos do programa Sacolão da Família.
Hortas comunitárias
As hortas comunitárias foram ampliadas e revitalizadas.
31 hortas comunitárias.
869 famílias participantes.
7.409 pessoas beneficiadas.
Fazenda Urbana
Em 2020, será entregue a Fazenda Urbana, no Cajuru. Será um espaço para ensinar o plantio de hortas urbanas comunitárias, com repasse de técnicas, realização de cursos e palestras, aulas de cozinhas.
Happy hour no Mercado Municipal
Food trucks, atrações musicais e barracas gastronômicas ocupam o calçadão em frente do mercado às quartas-feiras, das 17h às 21h.
Restaurantes populares
Em 2019, foram servidas 1,2 milhão de refeições nos cinco restaurantes populares de Curitiba. Em 2020, a cidade vai ganhar o Restaurante do Tatuquara, com mais 500 refeições diárias. 65% da população atendida ganha de um a dois salários mínimos.
Direto da roça
Hoje 24% da merenda escolar vem de produtores da Região Metropolitana de Curitiba, como os sucos naturais de tangerina, uva e melancia para 220 escolas municipais, atendendo 90.075 alunos. A cidade também tem feira com produtores da Região Metropolitana, vendendo produto direto da roça.
Segurança Alimentar
Para ampliar o atendimento da população, a Secretaria de Abastecimento foi transformada na Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional. Também foi criado o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, definindo estratégias para os próximos quatro anos.