POLÍTICA PARA MULHERES
Curitiba avança com ações preventivas contra a violência e acolhimento às vítimas
Desde a abertura da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba, referência nacional no combate à violência doméstica, foram realizados 44 mil atendimentos. O aumento de 60% no atendimento em relação a 2018 ocorreu em razão do trabalho de prevenção e divulgação dos canais de denúncia realizados durante todo o ano.
Livro da campanha Vire a Página da Prefeitura
Estrutura que salva vidas
Uma conquista importante foi a integração da Delegacia da Mulher à Casa da Mulher Brasileira. Agora, funcionam no mesmo prédio.

A mudança contribuiu para o aumento de 60% no número de atendimentos, com relação ao ano passado.
2018 - 11 mil atendimentos.
2019 - 18 mil atendimentos.
Vire a Página
A campanha conta histórias de superação de 19 mulheres vítimas de violência atendidas pela Casa da Mulher Brasileira ou Pousada de Maria e está disponível para download gratuito em vireapagina.com.br
Defesa pessoal para mulheres
A Assessoria de Política para Mulheres ofertou aulas gratuitas de defesa pessoal. As curitibanas estão aprendendo a lutar pela sua integridade física. A parceria é com o Instituto Shogun.
Com a aula, a gente vai poder ter a noção de onde vem a agressão, como vem e como podemos nos defender.
Dayane Bubalo Mendes (à esquerda), deficiente visual, foi uma das primeiras alunas do curso
Campanha mobiliza homens
Uma blitz educativa foi feita para sensibilizar o público masculino com relação à necessidade de engajamento pela mudança de ideias e comportamentos machistas e agressivos.

Foram distribuídos dois mil flyers.
Acolhimento de denúncias
O Ônibus Lilás levou informações sobre os tipos de violência contra a mulher a unidades de saúde das dez regionais e a eventos. As mulheres têm acesso a atendimento psicológico dentro do ônibus, acolhimento de denúncias e orientações sobre os direitos contidos na Lei Maria da Penha, entre outros serviços. O atendimento é gratuito, basta ir ao local.
Que beleza!
A Prefeitura levou informações sobre violência doméstica aos profissionais da beleza que fizeram, gratuitamente, o curso da capacitação Identificando Sinais de Alerta, para auxiliar as clientes em situações abusivas. Os profissionais aprenderam os sinais, os canais de denúncias e os serviços da Prefeitura.
Curitiba Mulher
Integração das secretarias municipais para ampliar os serviços ao público feminino e desenvolver ações de conscientização de temas como saúde, empreendedorismo e empregabilidade.
Trabalho
44 mil atendimentos, desde junho de 2016, na Casa da Mulher Brasileira.

Mutirão de serviços atendeu 2,7 mil mulheres na Rui Barbosa.

Ações preventivas nas dez regionais da cidade.

Distribuição de cinco mil pockets Vire a Página.

Capacitação de 1.500 pessoas sobre a Lei Maria da Penha.

Capacitação de 280 profissionais da beleza sobre os sinais de alerta de relacionamentos abusivos.
Direitos das mulheres
Realização da II Conferência Extraordinária de Políticas para Mulheres e regularização do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, com posse das novas conselheiras.