Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão e Tingui
Retomada das obras do Lote 4.1 da Linha Verde, pavimentação de 21, 5 km de asfalto, construção de ciclovias, expansão de linhas de ônibus e dragagem dos lagos dos parques são algumas das conquistas da região.
Obras da Linha Verde
Foram retomados os trabalhos para concluir a Linha Verde, trecho entre as estações Solar e Atuba, nos limites entre Curitiba e Colombo. São 2,84 quilômetros e a previsão é de que as obras durem cerca de 24 meses.
Retomada das obras da Linha Verde: cidade que avança.
Escolas reformadas
CMEI Heloína Greca, no Pilarzinho, foi entregue à comunidade e as escolas municipais Theodoro de Bona (Santa Cândida) e Cerro Azul (Tingui) foram reformadas.
150 crianças são atendidas no CMEI Heloína Greca.
Prevenção de alagamentos
A Prefeitura fez a dragagem dos lagos do Parques São Lourenço e Bacacheri. Outra obra importante foi a ligação de galeria de água pluvial na Rua Percy Feliciano de Castilho, no Bairro Alto.
Prefeitura fez a dragagem no lago do Parque Bacacheri.
Recuperação da malha viária
21,5 quilômetros de asfalto novo em 56 ruas da regional. Desde 2017 foram contempladas 104 ruas, com 41,3 km de asfalto.
Asfalto sobre saibro na Rua Coronel Domingos Soares, no Bairro Alto.
Iluminação mais eficiente
2.063 luminárias de LED foram instaladas nas ruas do Bacacheri, Atuba, Santa Cândida e Pilarzinho.
Parques e praças iluminados
279 lâmpadas de LED passaram a iluminar parques, praças e ciclovias. Foram beneficiados os parques Nascente do Rio Belém, Parque Linear Pilarzinho, Tanguá, Barreirinha, Jardinete Landivio Tschoelke, Praça Coronel Adélio Conti e o Eixo de ciclovia da Praça Anna Maurer Rutz.
Agora, nas férias a brincadeira e o jogo de futebol podem ir até mais tarde
Viviane Panassolo, frequentadora da Praça Adélio Conti.
Investindo nas pessoas
- 1.812 cursos de qualificação profissional foram oferecidos pelos Liceus de Ofícios.
- 7.547 famílias foram atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
*Período de janeiro a setembro de 2019.
No mesmo período, 1.489 pessoas com direitos violados foram atendidas nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Atendimento à saúde
- 237.194 consultas médicas foram realizadas nas 19 unidades de saúde da regional de janeiro a novembro de 2019.
-29.812.278 de medicamentos foram distribuídos para a população. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boa Vista foram realizados 164.086 atendimentos de emergência.
*Período de janeiro a novembro de 2019.
Nova sede para o CRAS
O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Bairro Alto ganhou novas instalações, ao lado do Liceu dos Ofícios, para atender com mais qualidade 2,4 mil famílias da região.
Faço meu artesanato, sou voluntária em uma associação do bairro e não quero saber de doenças
dona Benedita Lopes de Mello, 70 anos, frequentadora do Cras.
Curitibinhas poliglotas
Este ano, 22 escolas municipais passaram a oferecer o Programa de Língua Estrangeira, com aulas de inglês e espanhol, como extensão de carga horária para os curitibinhas.
Comunidade Escola
As escolas Pilarzinho e CEI Augusto César Sandino foram incluídas no programa Comunidade Escola. Agora as duas abrem aos sábados para atividades de educação, cidadania, esporte, recreação, empreendedorismo e geração de renda da comunidade.
Prefeitura nos bairros
Audiências públicas, como os programas Fala Curitiba e Prefeitura nos Bairros, além de solicitações através do 156, resultaram em várias melhorias para a população:
- Construção de uma ponte de madeira sobre um córrego na Rua Thereza Lopes Skroski, na divisa com Almirante Tamandaré, garantiu acesso com segurança e conforto aos moradores dos conjuntos habitacionais Aroeira IV, V e VI ao município vizinho.
- Implantação de uma ciclovia, com iluminação e paisagismo no Conjunto Abaeté, no Boa Vista, entre as ruas Carlota S. Araújo e Vicente Geronasso;
- Drenagem na cancha do Jardinete Vicente Laginestra, na Rua João Ivanoski, no Conjunto Solar, no bairro Tingui;
- Em frente ao CMEI Jardim Alegre, uma academia ao ar livre foi instalada.
O síndico Fabiano Ribeiro Vieira: ponte garante acesso aos moradores dos residenciais Aroeira IV e V e Vl
Câmbio Verde
No Moradias Faxinal, Santa Cândida, a Prefeitura implantou um novo ponto do programa Câmbio Verde, para a troca de resíduos recicláveis por hortifrútis.
Alimentação saudável para a população.
Ônibus e asfalto novo
Foi ampliada a linha de ônibus Banestado/Califórnia, que com novas paradas atende melhor a população, e o saibro foi eliminado na Rua Paulino de Carvalho, que ganhou asfalto e obras de drenagem.
Linha atende os bairros Santa Cândida e Atuba.
Zeladoria Municipal
Drenagem - 65.393 metros.
Roçadas - 2.853.358 metros quadrados.
Tapa-buraco e manutenção de ruas de saibro - 1.024.418 metros.
*Período de janeiro de 2017 a novembro de 2019.
Manutenção urbana constante nos bairros.