A faixa não edificável de drenagem é a distância que deve ser mantida livre, a partir do eixo da canalização existente ou curso de águas em aberto (vala, córrego ou rio). Nessa faixa não é permitida a construção de edificações. A distância é calculada pelo Departamento de Pontes e Drenagens, conforme os termos da Lei n° 7833/91 - e também por cálculos hidráulicos.
Informação na Guia Amarela
A análise na guia amarela serve para conhecimento do que existe cadastrado sobre a faixa não edificável de drenagem no lote. Será anexado somente um croqui com a demarcação ilustrativa da área.
A informação da guia amarela não poderá ser utilizada como única base para a elaboração de projetos. O proprietário deverá realizar levantamento planialtimétrico, com curvas de níveis e elementos de drenagem da quadra ou área onde está localizado o lote.
Documento
Todas as dúvidas relacionadas à Guia Amarela são encaminhadas e respondidas exclusivamente, via protocolo eletrônico da Prefeitura, o PROCEC, a partir do assunto “Obras”.
No primeiro acesso, o usuário deve escolher a opção "Cadastro novo? Clique aqui ", https://procec.curitiba.pr.gov.br/usuarioiss/cadastroiss para registrar seu “login” e “senha”, que vai utilizar das próximas vezes, e seguir as indicações da ferramenta, que é autoexplicativa.
Orientações detalhadas sobre como usar o PROCEC estão disponíveis no link https://mid.curitiba.pr.gov.br/2020/00305019.pdf.
Pelo canal eletrônico o interessado pode obter esclarecimentos sobre estes assuntos:
PORTARIA 29/2019 SMOP-OPO
ATENÇÃO: NÃO HÁ REQUERIMENTO ESPECÍFICO PARA CADA ASSUNTO. A DOCUMENTAÇÃO SERÁ PROTOCOLADA CONFORME A FINALIDADE SOLICITADA.
Informação em Projetos Arquitetônicos
O proprietário ou responsável técnico deverá protocolar o projeto de construção, publicidade ou projeto de unificação/subdivisão. A informação da distância a ser mantida, a partir do eixo fundo de vale (esteja canalizado ou não), será demarcada no projeto, conforme informada pelo Departamento em guia amarela.
ATENÇÃO:
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VISTOS/PARECER DA SMOP-OPO EXIGIDOS NAS ANÁLISES DA SMU PARA:
ATENÇÃO: NÃO HÁ REQUERIMENTO ESPECÍFICO PARA CADA ASSUNTO, SOMENTE LEVE A DOCUMENTAÇÃO CONFORME SUA FINALIDADE QUE O PROTOCOLO IRÁ REGISTRAR A ENTRADA.
PARA TERMOS (LAUDOS) DE CONCLUSÃO DE OBRAS DE DRENAGEM /TERMOS (LAUDOS) PARA CVCO
Deverá preencher o requerimento específico disponível em https://www.curitiba.pr.gov.br (SECRETARIAS-OBRAS PUBLICAS-PROJETO DRENAGEM-REQUERIMENTO VISTORIA)
ATENÇÃO: SE NA FOLHA DO ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO O CONDICIONANTE FOR:
Atendimento:
ENTREGA DE DOCUMENTOS: Protocolo Geral SMOP - Rua Emílio de Menezes, 450 - São Francisco
Horário: 9H às 12H e 14H às 17H
Plantão técnico: SUSPENSO TEMPORARIAMENTE/ SE NECESSÁRIO O REQUERENTE SERÁ CONVOCADO COM HORÁRIO E DATA MARCADOS POR TELEFONE
Observações Gerais
A execução da obra é de total responsabilidade do proprietário e do responsável técnico (engenheiro ou arquiteto). Toda obra em execução ou executada, sem autorização da Prefeitura, estará sujeita as ações de fiscalização (autuação e multas), conforme prevê a Lei 11095/04, Código de Posturas do Município.
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.