Quem for ao zoológico de Curitiba vai encontrar novidades. Um macaco da espécie Muriqui e cinco macacos da espécie Aranha mudaram do Passeio Público para novos recintos no Zoológico.
Os animais deixaram um local pequeno para um habitar recintos amplos de aproximadamente 400 metros quadrados e 12 metros de altura, localizados em um bosque do Zôo. Além de Curitiba, apenas Sorocaba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro possuem exemplares da espécie Muriqui, sendo o recinto do Zôo o maior do Brasil.
Leo, o macaco Muriqui está sozinho em um dos recintos. Ele foi encontrado em uma casa e apreendido pela Polícia Florestal de São Paulo ainda filhote sendo encaminhado para o Centro de Triagem de São Vicente, no estado de São Paulo, onde permaneceu por dois anos. No ano de 2010, o macaco Leo foi enviado para o Passeio Público que nesta época fazia parte da elaboração do PAN Muriquis – Plano de Conservação Nacional para Conservação dos Muriquis.
“Quando isto acontece, dificilmente um animal pode ser levado ao ambiente onde vivia porque deixou de passar por etapas importantes de aprendizado. Agora o Leo terá contato com árvores altas, em uma tentativa de devolver a ele um pouco do ambiente onde nasceu”, explica a bióloga do Zôo, Tereza Cristina Castellano.
A espécie muriqui, considerada endêmica, é o maior primata não humano do continente americano encontrado apenas na mata atlântica. Os Muriquis apresentam o maior volume de cérebro em relação ao tamanho corporal. Sua maturidade sexual é de 6 anos para machos e entre 7 e 8 anos para as fêmeas, com nascimentos ocorrendo a cada três anos. O tempo de gestação é 18 meses e o filho permanece dependente da mãe por 18 meses até 2 anos. Medem aproximadamente 80 cm de corpo e a cauda pode chegar a um metro. Os machos chegam aos 15 kg e as fêmeas aos 12 kg. São herbívoros, sendo sua dieta composta principalmente por folhas. Estudos Mostram que eles combinam sons e produzem uma rica variedade de chamados vocais.
Macacos Aranha
Nikita, Zulu, Chicão Sasha e Nikima são os outros cinco macacos aranha que também mudaram para um recinto maior no zoológico. Oriundos de apreensões, resgatados em estradas ou de circos, agora podem compartilhar de um recinto das mesmas proporções que o Muquiri, Leo.
A espécie Aranha vive em bandos. São arborícolas e ocupam o extrato mais alto da floresta, onde encontram uma maior quantidade de frutos. O período de gestação é de aproximadamente sete meses, nascendo apenas um filhote que é carregado pela mãe por até seis meses. São animais ameaçados principalmente pela caça e pela destruição do habitat, pois não vivem em fragmentos de florestas.