Quem for visitar o Zoológico de Curitiba vai poder tirar fotos dos animais e já postar nas redes sociais com a internet pública que a Prefeitura de Curitiba instalou no local. A modernização faz parte das entregas pelo aniversário de 43 anos do Zoo, completados neste dia 28 de março. O prefeito Eduardo Pimentel e a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, entregaram, nesta sexta-feira (28/3), a instalação do Wi-Fi Curitiba e das outras melhorias do centro de conservação ambiental.
A festa também fez parte das celebrações pelos 332 anos de Curitiba, que são completados neste sábado (29/3). Nos últimos três anos, o Zoo passou pela maior obra de revitalização dos seus 43 anos de existência, com investimentos que ultrapassam os R$ 14 milhões e que resultaram na construção de novos recintos para animais e na repaginação geral do circuito de visitação.
O prefeito explicou para as 50 crianças da Escola Municipal Lapa, do Boqueirão, participantes da festa de aniversário, que a Prefeitura trabalha para deixar o Zoológico cada vez melhor.
Eduardo Pimentel, prefeito.
“Já conectei meu celular na internet. O Zoológico de Curitiba tem internet e wi-fi agora. Sem fio, por baixo da terra. Isso é muito importante e a cara da cidade, que é inovadora e inteligente”, disse Eduardo Pimentel.
A instalação do wi-fi foi feita com cabos de fibra óptica dentro da rede coletora de esgoto que a Sanepar fez no Zoo. Os investimentos da Sanepar foram de R$ 1,8 milhão na construção da rede coletora de esgoto, estação elevatória, linha de recalque, instalações elétricas, automação e urbanização.
A festa também teve o Parabéns pra Você e bolo com os integrantes da Família Folhas dando dicas de sustentabilidade para as crianças de 8 e 9 anos de duas turmas da 4ª série da Escola Municipal Lapa.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou para as crianças como é o trabalho de conservação de espécies que o Zoológico faz, a educação ambiental que acontece no local e a importância do espaço.
“O nosso Zoo é referência nacional e internacional em bem-estar animal e também na reprodução de animais em cativeiro. Nós passamos agora recentemente com o prefeito pelo novo recinto das harpias onde já está o casal formado iniciando o processo de reprodução”, disse Marilza.
Ceasa
O prefeito Eduardo Pimentel também assinou uma carta de intenção que vai permitir que a Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná) doe frutas e verduras que não podem ser comercializadas para o Zoológico, para servir de alimento aos animais.
Aves e peixes
O evento de aniversário contou ainda com a soltura de aves recuperadas pelo Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs) e soltura de peixes nativos no lago do Zoo, dentro do programa Rio Vivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Instituto Água e Terra (IAT) e Superintendência da Pesca do Governo do Paraná.
Internet para todos
A implantação do Wi-Fi Curitiba foi feita Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (SMAPTI). O Wi-Fi Curitiba é a internet pública sem fio instalada em determinados pontos da cidade, com acesso também aos serviços digitais da Prefeitura de Curitiba.
A liberação do acesso é feita mediante cadastro - com CPF e senha - no sistema e-Cidadão da Prefeitura.
Inauguração de recinto
O prefeito Eduardo Pimentel também inaugurou o novo recinto, fora da área de visitação, para a reprodução do casal de muriquis-do-sul. A espécie é classificada como “em perigo” pela IUCN (The International Union for Conservation of Nature) quanto ao risco de extinção, devido à caça e à perda de habitat. O Zoo de Curitiba cuida da principal família reprodutiva da espécie em cativeiro e é reconhecido como padrinho oficial da espécie.
Fauna Curitiba
Durante o evento também foi lançado o portal Fauna Curitiba, plataforma digital participativa desenvolvida pelo Instituto das Cidades Inteligentes – ICI, sob orientação das equipes do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna (MAPCF) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação.
Baseada nos princípios da Ciência Cidadã (na qual a contribuição dos cidadãos é majoritária para determinada investigação científica), esta ferramenta permite que os moradores de Curitiba contribuam para o melhor conhecimento e monitoramento da fauna silvestre e nativa da cidade.
Presenças
Também participaram das comemorações do aniversário de 43 anos do Zoológico de Curitiba, o superintendente de obras e Serviços do Meio Ambiente, Jean Brasil; os diretores de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Ferraz Evaristo de Paula; de Licenciamento e Fiscalização, Érica Costa Mielke; de Recursos Hídricos e Saneamento, Antônio Carlos Gerardi; de Serviços Especiais, Denise Maria Vilela; os secretários municipais do Governo, Marcelo Fachinello; e de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato; o coordenador da Rede de Proteção Animal, Fabiano Cruzara; o delegado de Proteção ao Meio Ambiente, Guilherme Dias; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; os administradores regionais do Boqueirão, José Antônio de Melo Filho; e do Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar; o superintendente de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação, Bruno Martin Batista; o presidente da Ceasa, Éder Bublitz; o diretor de Inovação e Novos Negócios, Anatalício Risden Junior; e os vereadores Delegada Tathiana Guzella, Lórens Nogueira e Sargento Tânia Guerreiro.