As pistas de corrida e caminhada da Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho, estão sendo requalificadas. As ações coordenadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) envolvem alargamento da ciclovia, que passará a ter 2 metros, retirada do asfalto antigo e colocação de nova camada de massa asfáltica.
O trabalho está sendo feito em toda a extensão da área interna da praça, em aproximadamente 740m², e 370m² da ciclovia.
Frequentadores aplaudem
Frequentador do espaço, Gilmar Leite vem de bicicleta do Umbará, onde mora, para se exercitar na Praça Zumbi dos Palmares.
“Acho muito bom que estão reformando as pistas de corrida e caminhada que são bastante usadas aqui”, disse ele, que pediu a implantação de uma quadra de basquete para atender ao grupo de esportistas do qual participa.
“Esta melhoria vem em boa hora. Nós temos um grupo de idosos que pratica caminhada aqui e com o novo piso a atividade fica muito mais segura para eles”, comentou César Santos, coordenador do Centro de Esportes e Lazer (CEL) Praça Zumbi dos Palmares.
Fresa e recape na Churchill
Em outro ponto do bairro Pinheirinho, uma nova frente de obras da Prefeitura se ocupa de fazer a fresa e recape no pavimento da Avenida Winston Churchill, uma das principais artérias da região.
As ações são coordenadas pela Secretaria de Governo Municipal (SGM), através do Departamento de Manutenção Urbana (DMU), da regional, e abrangem 1,8 km da via nos dois sentidos: a partir do Terminal Pinheirinho até a Linha Verde e no sentido inverso até o terminal.
Reivindicação antiga
De acordo com o administrador regional, Reinaldo Boaron, a ação é resultado da reivindicação dos moradores por melhorias naquele trecho.
“Este é um trabalho muito solicitado pela comunidade, principalmente pelo comércio que pedia melhorias na rua. O pavimento estava com muitas irregularidades atrapalhando o ir e vir e agora estamos corrigindo isso”, contou Reinaldo.
A comerciante Fabiana Pretko, dona da Charmosa Cosméticos, está contente em ver o movimento das equipes e das máquinas na região.
“Demorou mas saiu a obra. Já tinha quatro anos que a gente estava pedindo e agora conseguimos. O trabalho está ficando ótimo”, comemorou a comerciante.
Asfalto chega após 26 anos
Para os moradores da Rua Doutor Waldemiro Pereira, no Capão Raso, também há motivos para comemoração. Lá, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), coordena a requalificação da rua, numa extensão de 1,3 km, a partir da Rua Atílio Brunetti até o Córrego Capão Raso.
O morador Emir Sirtoli conta que esperou pelas melhorias por 26 anos, tempo em que reside na rua. “As manutenções eram feitas aqui, mas sempre remendos que duravam até a próxima chuva. Agora vão fazer uma coisa duradoura e vai ficar muito bom, com certeza”, acredita Emir.
Márcio Fernandes, que mora na Rua Waldemiro Pereira há 4 anos, estava acompanhando o trabalho das equipes. “Finalmente ganhamos asfalto de verdade e não os remendos que costumavam fazer. Acho que vai ficar muito bom, além de valorizar as propriedades”, disse.
Benefício para mais 8 ruas
Também no bairro Capão Raso, a Smop coordena e fiscaliza a reciclagem do pavimento da Rua José Pereira de Araújo, entre a Avenida Winston Churchill e a Rua Amilcare Bientinezi. As melhorias serão realizadas numa extensão de 1,4 km.
Recentemente foram requalificadas no mesmo bairro as ruas Infante Dom Henrique (310m); Isolde Torquato Tillo (700m); e Capitão Argemiro Monteiro Wanderley (1.285m).
No bairro Novo Mundo, as melhorias foram realizadas nas ruas Luiz Jabonski (152m); Joaquim Antônio da Cruz (419m); Affife Mansur (481m); Visconde do Serro Frio (831m).