Começou nesta segunda-feira (4/3) a reciclagem de 2.130 metros asfalto na Rua Maestro Francisco Antonello, entre a Avenida Brasília e a Rua Coronel Aníbal dos Santos, na divisa dos bairros Capão Raso e Fanny. A rua está sendo preparada para formar um novo binário com a Major Vicente de Castro, intervenção que integra o pacote de infraestrutura viária do Novo Inter 2.
Além de novo pavimento, Rua Maestro Francisco Antonello vai receber implantação de meio-fio, calçadas amplas e acessíveis no padrão do programa Caminhar Melhor, paisagismo (faixa em grama) e sinalização. Os serviços serão executados quadra a quadra e começaram entre as ruas Deputado Neo Martins e Brasílio Ribas.
Para garantir a eficácia dos trabalhos e segurança da população, haverá bloqueio total das ruas com serviços durante o dia, com acesso restrito aos moradores. Os trechos serão liberados no fim da tarde, priorizando o trânsito local, embora sob restrições de velocidade devido a desníveis na pista.
Desvios parciais
A reciclagem será realizada em quatro etapas de 500 metros cada, com desvios parciais acompanhando o avanço da obra.
A responsabilidade pelos bloqueios e sinalizações no local está a cargo dos funcionários da construtora Castilho, enquanto os agentes de trânsito da Setran assumirão o monitoramento da circulação na região. Este processo será mantido ao longo do período de obra, estimado em 60 dias, podendo variar conforme as condições climáticas.
Linhas de ônibus
As linhas de ônibus 561-Guilhermina, 621-Fanny, 663-V.Cubas e 689-Mad.São Pedro/Rio Negro, que circulam pela via, estão com desvios de trajeto.
Moradores
As informações sobre os impactos das obras foram apresentadas aos moradores da região durante reunião pública realizada em outubro, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Escada, no Novo Mundo, na área de influência da obra. Detalhes sobre a interdição da Rua Maestro Francisco Antonello também foram repassados aos moradores pela equipe da Administração Regional Boqueirão.
Binário
Também estão em andamento das obras na Rua Major Vicente de Castro, paralela à Maestro Francisco Antonello, e que também está sendo requalificada para compor o binário. Iniciados em dezembro, os trabalhos de drenagem e escavação estão com boa parte concluída, restam menos de 400 metros para finalização da escavação.
A base para a nova pavimentação de concreto já teve início. A via vai receber pavimento em concreto em 2.089 metros, entre a Avenida Brasília e a Rua Coronel Aníbal dos Santos.
Lote 2 do Inter 2
A intervenção na Rua Maestro Francisco Antonello faz parte do Lote 2 do Programa de Aumento de Velocidade e Capacidade do Inter 2, que visa melhorar os 38 km do itinerário das linhas de ônibus Inter 2 e Interbairros II, duas das mais utilizadas na cidade.
Com mais de 5,7 mil metros de readequação viária, o Novo Inter 2 é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com contrapartidas do município. A coordenação das obras está a cargo da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), com projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc).