Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Caminhar Melhor

Zelo pela mobilidade: Prefeitura transforma 11 ruas no entorno de escola e unidade de saúde

Prefeitura recupera calçadas e pavimentos de 11 ruas no bairro Cajuru. Curitiba, 06/03/2024 Foto: Levy Ferreira/SMCS

O início do ano letivo de 2024 trouxe uma boa surpresa para estudantes, professores e a vizinhança da Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, no bairro Cajuru. Equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) fizeram intervenções em 11 ruas da região.

A ação garantiu a recuperação de 1.980 metros de calçadas, pelo Programa Caminhar Melhor. Os passeios foram alargados, receberam plantio de grama no entorno das árvores e a aplicação de piso de CBQU para circulação de pedestres.

 

Qualidade de vida

O programa Caminhar Melhor foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e prevê a requalificação de calçadas na cidade para reafirmar a prioridade dada ao pedestre.

A intervenção está alinhada ao compromisso da Prefeitura de zelar pela mobilidade urbana, a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.

Calçadas e asfalto renovados 

Além da recuperação das calçadas, nove das 11 ruas também tiveram o pavimento requalificado numa extensão de 2,1 km. 
Veja onde foram feitas as melhorias:

  • Rua Ninon Muller Piske - 120 m de calçadas e 110 m de reciclagem do pavimento
  • Rua Delmo de Almeida - 50 m de calçadas e 50 m de reciclagem do pavimento
  • Rua Fábio Roger Mendes - 120 m de calçadas e 110 m de reciclagem do pavimento
  • Rua João Massucheto - 120 m de calçadas
  • Rua Raul Oliveira - 230 m de calçadas e 225 m de reciclagem do pavimento
  • Rua Mario Miró - 230 m de calçadas e 225 m de reciclagem do pavimento
  • Rua Manoel Claros Alves - 140 m de calçadas e 295 m de reciclagem do pavimento
  • Rua Carlos Alfredo de Moraes - 60 m de calçadas e 225 m de reciclagem do pavimento
  • Rua Orias Ricardo - 130 m de calçadas
  • Rua Antônio Ernesto Antonietto - 50 m de calçadas e 225 m de reciclagem do pavimento

Trabalho completo

As equipes fizeram o trabalho de fresa e recape e o pavimento recebeu uma nova capa feita com asfalto borracha (massa asfáltica que conta com pneus descartados na composição) e nova sinalização horizontal.

“Foi um trabalho bem completo que promoveu uma transformação na paisagem urbana da região, além de dar mais segurança e mobilidade para estudantes e moradores”, disse o superintendente de Manutenção Urbana, João Vidal Filho.

Transformação

Na Rua Pedro Bocchino, que além de sediar a EM Omar Sabbag também é o endereço da Unidade de Saúde Cajuru, foram recuperados 390 metros de calçadas e o pavimento foi requalificado em 335 metros.

“O que aconteceu aqui foi uma verdadeira transformação porque a calçada antiga era de concreto toda irregular, as raízes das árvores invadiam o passeio e agora tudo isso foi corrigido. Até a rua mudou de sentido”, disse a diretora da EM Prefeito Omar Sabbag, Helga Camila Batista de Aguiar.

Novo sentido

Após a conclusão dos trabalhos de recuperação das calçadas e pavimento, a Rua Pedro Bocchino teve alteração de sentido de trânsito. A via também deixou de ser mão dupla e agora o fluxo de veículo só é permitido na direção da Rua Fábio Roger Mendes.

“Tivemos uma melhoria substancial na segurança e mobilidade dos estudantes. Isso vale também para a clientela da Unidade de Saúde Cajuru e do Conselho Tutelar, que também tiveram as calçadas requalificadas”, disse o vice-diretor EM Prefeito Omar Sabbag, Filipe Ferreira da Silva.

Acesso renovado

A mudança no sentido do trânsito também passou a vigorar na Rua Engenheira Enedina Alves Marques, onde fica o Conselho Tutelar do Cajuru, que também recebeu recuperação de calçadas e pavimento. Agora o fluxo de veículos se dá em mão única, no sentido da Rua Ninon Muller Piske.

Melhoria na mobilidade

Uma das principais características do Caminhar Melhor é a de melhorar a mobilidade em regiões que abrigam equipamentos municipais, com grande fluxo de pessoas.

A venezuelana Magali de Aparício, de 72 anos, que reside no Cajuru, usa uma bengala para se locomover e elogiou as novas calçadas.

“Ficou muito melhor para andar por aqui. Na rua da minha casa, a Alfredo Cresto, também foi feita uma boa melhoria nas calçadas. Ficou tudo ótimo, agora não corro risco de cair”, disse ela que tinha acabado de sair de uma consulta na Unidade de Saúde Cajuru.

Em alta