Referência em mobilidade urbana no Brasil e no exterior, Curitiba se reinventa com um legado de projetos e intervenções para a priorização do pedestre e dos chamados modais verdes, como bicicletas e o caminhar, por toda a capital.
Em diferentes frentes pelos bairros se multiplicam ações traduzidas na melhoria da infraestrutura de calçadas, com o programa Caminhar Melhor e com o Plano Cicloviário de Curitiba.
São ações alinhadas ao compromisso da Prefeitura de zelar pela mobilidade urbana e fazer de Curitiba uma cidade cada vez mais inclusiva com a promoção da acessibilidade e da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.
Caminhar Melhor
O programa Caminhar Melhor, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), prevê a requalificação de calçadas na cidade no entorno de equipamentos públicos e locais de grande movimento de pessoas e reafirma a prioridade dada ao pedestre.
Desde 2017, a Prefeitura está recuperando passeios no Centro e bairros da capital. Exemplos de locais que já estão contemplados com o Caminhar Melhor são as ruas Kellers, Bley Zornig, Antônio Krainiski, Davi Xavier da Silva, Lea Moreira de Souza Moura, Adolpho Bertoldi, entre outras.
O projeto contempla a valorização do espaço público, com a melhoria da paisagem urbana, da segurança nos deslocamentos e com a criação de novas conexões cicloviárias e de favorecimento à acessibilidade no ambiente urbano.
Na Rua Adolpho Bertoldi, no Campo de Santana, a recuperação de calçadas está sendo feita no trecho compreendido entre as ruas Belmira Carvalho e Maria Regina Scaramussa Marques, totalizando aproximadamente 1.600 metros.
Os novos passeios vão garantir mais conforto e segurança para o deslocamento dos moradores, principalmente aos usuários dos equipamentos públicos Escola Municipal João Amazonas, Unidade de Saúde Rio Bonito e CMEI Maria Gracita Gracia Gonçalves. O serviço está sendo feito por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM).
O trecho tem fluxo grande de pessoas e deve garantir maior segurança aos pedestres. Para o venezuelano Eli Perez, que se mudou para Curitiba há cerca de um ano, o novo passeio representa segurança para sua família.
“Eu fico mais tranquilo porque meu filho estuda nessa escola e passa diariamente por aqui, com a nova calçada fica muito mais seguro”, comenta o pai.
Outro morador do Campo de Santana que elogiou a iniciativa de fazer o novo passeio foi o auxiliar administrativo Ademar de Lima.
“Essa rua é muito utilizada e como só existia calçada em um dos lados havia essa demanda. Fiquei muito feliz com a obra, a gente percebe que a Prefeitura tem cuidado do nosso bairro”, conta Lima.
Mercado Municipal
No entorno do Mercado Municipal, a Prefeitura está fazendo uma grande intervenção para transformar os passeios da região em um grande boulevard, dando prioridade aos pedestres e aos deslocamentos não motorizados. O projeto assinado pelo Ippuc integra o programa Caminhar Melhor e prevê a revitalização de uma área de dez quadras em torno do Mercado Municipal.
A intenção é que as pessoas utilizem o espaço público não apenas como local de passagem, mas de encontro e permanência.
O projeto inclui novas calçadas, correção geométrica, drenagem, recuperação do asfalto, ciclovia, iluminação, sinalização semafórica e paisagismo.
Ciclovias e bicicletas compartilhadas
O Plano Cicloviário de Curitiba prevê, até o fim de 2025, mais de 400 km de ciclovias espalhada pelos bairros. Atualmente, Curitiba já conta com uma malha cicloviária de 281,4 km, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas.
Em 2023, Curitiba lançou um inédito sistema de bicicletas compartilhadas com estações fixas, que fortalece a ciclomobilidade como componente relevante da intermodalidade do transporte público curitibano.
Com a parceria do município com a empresa Tembici, curitibanos e turistas passaram a contar com 500 bicicletas compartilhadas, entre mecânicas e elétricas, disponíveis para locação por meio de aplicativo. Todas as bicicletas têm GPS para evitar furtos ou vandalismo.
Vias compartilhadas
Outros projetos de mobilidade urbana contemplam os bairros e a região central. As vias compartilhadas implantadas na Avenida República Argentina, são um exemplo. A intervenção na via permitiu a extensão do itinerário do Ligeirão Norte-Sul (BRT Sul), entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho, e seguiu um planejamento de vanguarda.
Novos passeios colocam o pedestre em primeiro plano no deslocamento com carros, bicicletas e motocicletas, priorizando o transporte coletivo em relação ao individual.
Pioneirismo do Calçadão da XV
Outros modelos já consolidados e que priorizam o modelo sustentável de mobilidade estão espalhados pela cidade, partindo do Calçadão da XV, no Centro, que foi o primeiro calçadão exclusivo para pedestres no país, implantado há 50 anos, até as novas e recentes calçadas, rampas de acessibilidade, ciclovia na Rua Eduardo Sprada, na CIC, implantada a partir da intervenção que garantiu novo traçado da via.
Mobilidade do pedestre
Obras de correção geométrica realizadas para promover a melhoria viária na região da Cruz do Pilarzinho, no bairro Pilarzinho, garantiram maior segurança dos pedestres, com a requalificação das calçadas além da integração temporal do transporte público.
As obras foram executadas nas ruas Hugo Simas, Raposo Tavares e Amauri Lange Silvério e seus arredores, tornando o bairro ponto de conexão com vários terminais, permitindo a passageiros de sete linhas de ônibus a troca de itinerário sem pagar uma nova passagem, usando o cartão-transporte.
Voluntários da Pátria
A Rua Voluntários da Pátria, revitalizada desde a Praça Osório até a Praça Rui Barbosa, foi transformada na primeira Rua Completa da capital paranaense, conceito aplicado a locais de convivência e de movimentação segura entre veículos, bicicletas e, principalmente pedestres, segundo a Organização Não Governamental WRI Brasil. A via, que tem intenso fluxo de pedestres, foi elevada ao nível da calçada, que foi alargada para implantação de uma faixa de acessibilidade.
Na outra parte da calçada, manteve preservado o piso original em petit-pavê (mosaico de pedras), com os tradicionais desenhos de rosáceas.
A requalificação da rua incluiu ainda nova tubulação de drenagem para evitar alagamentos, rede de esgoto, implantação de bancos, lixeiras, iluminação em LED com fiação subterrânea, pista de veículos em pedras para manter o trânsito mais amigável, faixas elevadas de travessias de pedestres e arborização.
Rua São Francisco
A reforma das calçadas realizada na Rua São Francisco, por meio do pacote de obras do programa Rosto da Cidade, que inclui uma série de reformas e revitalização no Centro Histórico, requalificou a passagem dos pedestres no trecho entre as ruas Barão do Serro Azul e Presidente Faria.
As obras melhoraram a mobilidade, com implantação de faixa de acessibilidade, implantação de paraciclos que melhoraram a estrutura de pedestres e ciclistas que circulam por uma das regiões mais antigas da cidade.
Faixa acessível no Lago da Ordem
No Largo da Ordem, onde aos domingos acontece a tradicional feirinha de Curitiba (Feira do Largo da Ordem), a Prefeitura implantou uma faixa de acessibilidade de concreto, com 1,5 metro de largura para garantir acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.
Alameda Prudente de Moraes
A Alameda Prudente de Moraes, repleta de restaurantes, bares e lojas no Centro, também foi requalificada pela Prefeitura de Curitiba para priorizar o pedestre, valorizar o comércio e incentivar a mobilidade limpa na cidade.
Novas calçadas, planas e acessíveis, pavimentação sustentável, iluminação especial para pedestres, obras de drenagem, paisagismo e novo mobiliário urbano foram implantados a partir das premissas dos programas Caminhar Melhor, de implantação de novas calçadas e ampliação da estrutura cicloviária, e Rosto da Cidade, de renovação do espaço urbano da região central.
Rua Memória
Também na área central, a Prefeitura criou um grande projeto de revitalização e redesenvolvimento do Setor Histórico para o usufruto de toda a população e de visitantes. Trata-se da Rua da Memória que vai fazer a conexão entre o Memorial de Curitiba - espaço que abriga múltiplas atividades culturais - e a Casa da Memória, centro que abriga a história da cidade.
Com a união de história e tecnologia, o projeto da Rua da Memória, futuro Memorial Digital na Travessa Nestor de Castro, no Centro, contará a história da cidade com recursos digitais nas paredes das edificações, permitindo que a informação chegue a todas as pessoas, valorizando a diversidade.