Os voluntários do Hospital Municipal do Idoso foram homenageados nesta terça-feira (22/8), no bosque da unidade, no Pinheirinho, em cerimônia de agradecimento pelos serviços prestados.
A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, reconheceu o empenho do grupo que se dedica a uma causa nobre. “Vocês transformam o mundo”, disse ela.
Representantes de diferentes organizações que realizam trabalho voluntário no hospital receberam certificados pelo apoio à equipe e aos pacientes ao longo dos anos.
O aposentado Aroldo Deflon, de 90 anos, foi um deles. Ele vai toda segunda-feira ao hospital para visitar os pacientes. “Faço por amor ao próximo”, justificou o voluntário mais idoso.
O diretor da Associação Nariz Solidário, Eduardo Roosevelt, representou os palhaços voluntários que quebram a rotina dos pacientes com muita alegria.
“Espero que o nosso trabalho possa crescer ainda mais”, afirmou Roosevelt, cuja ONG se integrou às equipes de vários setores do hospital para ajudar na humanização do atendimento.
O projeto Amigo Bicho, que leva cães para animar os pacientes, também foi homenageado. Uma das tutoras, a auxiliar de veterinária e artesã Mariza Mastaler Ayres, representou os voluntários.
“A gente não só fala de amor, mas também age”, definiu o pastor Reginaldo Gomes da Silva, da comunidade evangélica Alcance, também homenageada na solenidade.
Os fieis levaram dezenas de peças de roupas, como cachecol, toucas e meias, todas feitas com lã, que foram doadas aos pacientes.
“Nós sentimos falta de vocês na pandemia, mas já podemos retomar as ações com vigor e agradecemos por tudo”, comentou o diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Sezifredo Paz.
Vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a fundação administra o hospital.
No final da cerimônia, houve uma confraternização jeito de piquenique no bosque, um dos ambientes mais procurados pelos pacientes do hospital.
Voluntariado
O voluntariado iniciou em 2017 no hospital. Hoje, são cerca de 50 voluntários divididos em funções de apoio e acolhimento, como os acompanhantes solidários.
Além deles, há o trabalho voluntário de organizações não governamentais e de igrejas.
Também há voluntários na capelania, com representantes de diversas denominações religiosas.
A cerimônia de hoje ainda contou com a presença do diretor técnico do hospital, Maurício Almeida, além de coordenadores de equipes e funcionários.