O Hospital Municipal do Idoso comemorou, nesta quinta-feira (29/8), o segundo aniversário da criação do programa de voluntariado. Nos últimos dois anos, os voluntários realizaram cerca de dez mil atendimentos, média superior a 400 por mês.
A homenagem aos voluntários, em um restaurante de Santa Felicidade, teve a presença do prefeito Rafael Greca e da secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.
"O agradecimento é a memória do coração", disse o prefeito. Ele recorreu à filosofia de antigos sábios indianos para homenagear os voluntários. "O que não se dá se perde. O que não se compartilha se perde", lembrou Greca.
A secretária ressaltou a importância dos voluntários na rotina dos pacientes. "Vocês levam carinho e atenção para quem, às vezes, não recebe nem uma visita", observou Márcia.
O hospital tem 127 voluntários ativos, sendo 62 individuais e 65 divididos em cinco grupos - Tutores do Riso, Acorde de Amor, Nariz Solidário, Realeza da Alegria e Amigo Bicho.
São realizadas aproximadamente 2.032 horas de trabalho voluntário todo mês, com dedicação aos pacientes e seus familiares. Em média, os voluntários atuam por quatro horas semanais, de segunda a sexta-feira.
Eles têm funções como a de acolhedor, fazem visita solidária, capelania e acompanhamento de pacientes. São orientados pela equipe composta pela coordenadora Valeria Azevedo, a assistente social Juliana Todescatto e a assistente administrativa Márcia do Rocio.
Hospital Municipal do Idoso
Com 124 leitos, o Hospital Municipal do Idoso, no Pinheirinho, é pioneiro no país no atendimento a pacientes com mais de 60 anos e referência no Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, conta com 98% de satisfação dos usuários.
Presenças
Participaram do jantar os diretores da Feaes Sezifredo Paz (geral), Deise Caputo (administrativo-financeira) e Tatiane Filipak (atenção à Saúde); os diretores do hospital Altair Rossato (executivo) e Cecilia Vasconcelos (técnica); Mariana Lous, gerente do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD); Valéria Azevedo, coordenadora do Voluntariado do Hospital Municipal do Idoso; gestores e colaboradores do hospital e da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (Feaes), órgao da admnistração indireta da Prefeitura de Curitiba, ao qual o hospital é vinculado; Michele Caputo Neto, deputado estadual; Paulo Jenzura, integrante do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Curador da Feaes; e os vereadores Mauro Ignácio e Mauro Bobato.