Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Solidariedade

Voluntários ajudam a Prefeitura de Curitiba no atendimento às famílias atingidas pela chuva

FAS presta atendimento às vítimas da chuva no bairro do Caximba. Curitiba, 13/10/2023. Foto: Divulgação

A solidariedade marcou o dia das 20 pessoas das 11 famílias desalojadas de suas casas devido à forte chuva desta quinta-feira (12/10), em uma área irregular do bairro Caximba, ao sul da cidade, na Regional Tatuquara. 

Em meio às acomodações organizadas pela FAS (Fundação de Ação Social da Prefeitura) na Escola Municipal Joana Raksa, onde devem permanecer até este sábado (14/10), elas almoçaram refeições preparadas e doadas pelo Restaurante Jeito Mineiro. O estabelecimento fica no Centro, a quase 20 quilômetros do local. Desde a manhã de ontem, equipes integradas da Prefeitura de Curitiba estão mobilizadas para oferecer suporte às ocorrências resultantes da forte tempestade. 

Lanche e jantar solidários

Depois de almoçar, as famílias foram divididas em grupos de homens e mulheres e levadas para tomar banho. Os homens foram encaminhados para o Centro Pop Boqueirão e as mulheres, com as crianças, para a Unidade de Acolhimento Institucional Parigot de Souza, também na Regional Boqueirão.

Na volta do banho, os dois grupos lancharam. Os pães para os sanduíches servidos nessa refeição foram doados pela ONG (Organização Não-Governamental) Amigos Tatu do Bem, da Regional Tatuquara. O jantar será por conta dos voluntários do Programa Mesa Solidária da Vila Dom Bosco, no bairro Campo de Santana. O programa é coordenado pela  Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), 

Entre as pessoas desabrigadas há crianças e adultos. Há pessoas sozinhas e famílias numerosas, como a de uma mulher e cinco filhos. O marido ficou na casa, cuidando dos pertences do grupo.

A escola foi aberta no fim da tarde de quinta-feira pela Secretaria Municipal da Educação para receber as famílias e também acolher seus animais de estimação. São quatro cães, alimentados com ração.

Resgate e acolhimento

O resgate e o acolhimento do grupo foi feito pelas equipes de diferentes órgãos municipais que passaram a última semana monitorando a região e montaram uma operação que envolveu agentes treinados, tecnologia e equipamentos de suporte.

Outros locais

Na Regional Portão, nesta quinta-feira (12/10), a FAS forneceu colchões e cobertores para uma família de seis pessoas residentes na Rua José Baggio. Nesta sexta-feira (13/10), uma família de quatro pessoas dispensou o acolhimento da FAS, mas recebeu colchões e roupas de cama. 

No Jardim Santos Andrade, na Regional CIC, foram atendidas três famílias em decorrência da chuva. Uma delas teve a casa interditada pela Cosedi. Recebeu ajuda de parentes e amigos para acomodação emergencial, mas recebeu colchões, cobertores e alimentos da FAS. Na Vila Nova, na Regional Boqueirão, foram entregues produtos de limpeza para três famílias.  

Equipes da Administração Regional Cajuru, Defesa Civil, Guarda Municipal e FAS atenderam famílias que vivem na Vila Icaraí, área de ocupação irregular no Cajuru. Sem desabrigados, o grupo foi atendido com lonas, alimentos e cobertores.

Da rua para os abrigos

Além de cuidar das famílias desalojadas, a Prefeitura, por meio da FAS, amplia o atendimento à população em situação de rua. A presidente da FAS, Maria Alice Erthal, informou que foram abertas 90 vagas emergenciais, para pernoite, nas Casas de Passagem Padre Pio,  Rebouças e Casa das Mulheres. Esses espaços já contavam com 320 vagas. 

Também estão sendo ofertadas mais  80 vagas diurnas e 200 pernoites na Casa de Passagem Belém, na Regional Cajuru. Na sede da FAS, no Campo Comprido, foram organizadas 75 vagas para homens e 35 para mulheres para pernoite. Além disso, estão sendo disponibilizadas 20 vagas em unidade de acolhimento para mulheres e outras 20 para mulheres trans em hotel social. 

Todas as casas de passagem da FAS para acolhimento de pessoas em situação de rua estão com 100% das 710 vagas ocupadas. Elas oferecem alimentação, banho, troca de roupas , atividades socioeducativas e encaminhamentos para a rede socioassistencial.

Além das famílias, as equipes da Defesa Civil do Município, da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), da Secretaria de Trânsito (Setran) e do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente atuaram nos bairros inspecionando e executando ações preventivas e de manutenção. 

Serviço:

Quer ajudar?

A FAS está recebendo doações de roupas, calçados, cobertores, materiais de higiene e limpeza na Rua Eduardo Sprada, 4520, neste sábado e domingo, das 8 às 17  horas. Haverá uma caixa para depósito das doações para o programa disque solidariedade.