Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inverno saudável

Viva o Sábado leva atividade física para o fim de semana de adultos e crianças

Programa Viva o Sábado proporcina a população, aproveitar os espaços de lazer da Prefeitura para práticas de atividades físicas. Na imagem, Cezar Soares Novaes e seu filho, Gustavo Rodrigues Novaes. Curitiba, 08/07/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Aproveitar o tempo de lazer fazendo o que gosta e sem pôr a mão no bolso foi o que motivou o público a ignorar a chuva e comparecer às atividades do programa Viva o Sábado, promovido pela Prefeitura de Curitiba por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Este foi o segundo sábado da ação, aberta a quem se inscrever com antecedência e estiver em dia com o exame dermatológico.

No Centro de Esporte e Lazer (CEL) Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, no Centro, cerca de 30 pessoas haviam comparecido logo que o parque aquático abriu suas portas, às 13h. As quadras esportivas externas também estavam abertas ao público. O motorista Cezar Soares Novas e o filho Gustavo Rodrigues Novaes vieram do Campo Comprido. “É excelente isso”, disse Cézar. “Vamos aproveitar juntos. Eu não sei nadar mas o filho sabe e ajuda o pai”.

Conhecendo as piscinas

Se essa foi a primeira vez para pai e filho se divertirem na tarde nublada, para o montador automotivo Cassiano de Moura foi a segunda. Residente no Santo Inácio, ele usou a piscina do Clube da Gente Santa Felicidade no sábado anterior (1º/7), o primeiro do Viva o Sábado, e agora resolveu experimentar a da Praça Oswaldo Cruz.

“Mesmo aqui sendo mais prático para vir de ônibus, gostei mais de lá. Se conseguir vaga, no próximo sábado estarei lá”, conta ele, que viu a chamada do Viva o Sábado na TV dos Terminais e acha a iniciativa mais que bem-vinda.

“Natação é muito caro em escola particular”, justifica.

A atendente Gabriely Serafim trabalha em Curitiba mas foi de Piraquara, na Região Metropolitana, onde mora, que ela veio para brincar na piscina do CEL Dirceu Graeser. “Vi na página da Prefeitura, que eu sigo”, contou ela, que ainda não sabe nadar e no sábado anterior usou a piscina do Clube da Gente Tatuquara. “Lá é bom mas pra mim aqui é mais prático pra chegar de ônibus”.

Atividade com supervisão

As crianças, por serem pequenas, e pessoas como Gabriely e Cézar, por não saberem nadar, são os principais alvos do guarda-vidas Rodrigo Leite de Souza, que também é bombeiro e socorrista. “Geralmente é tranquilo. Aas crianças vêm acompanhadas e os adultos conhecem os seus limites”, disse.

O Viva o Sábado também teve atividades nos Clubes da Gente Boa Vista, Santa Felicidade, Bairro Novo, Tatuquara e CIC, nos CELs Audi-União, Eucaliptos, João Derosso, Avelino Vieira e Zumbi dos Palmares e no Parque Olímpico do Cajuru.

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.