Para garantir bem-estar e qualidade de vida e contribuir com a segurança da população, a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, investe constantemente em manutenção, ampliação e modernização do sistema de iluminação pública. A substituição das luminárias de vapor de sódio metálico e de alta pressão por luminárias com tecnologia de LED e os serviços contínuos de recuperação de equipamentos deixam os bairros melhor iluminados e mais bonitos.
Curitiba possui aproximadamente 160 mil pontos de iluminação pública distribuídos entre ruas, praças, avenidas, jardins, estradas, passarelas, abrigos de usuários de transportes coletivos e outros logradouros de domínio público, de uso comum.
Mantê-las em bom funcionamento é uma das atribuições do Departamento de Iluminação Pública, que trabalha com agilidade para conservar a cidade às claras, mas o cidadão pode colaborar. Para isso, basta entrar em contato com a Central 156 e solicitar reparos sempre que perceber quando uma lâmpada se apaga, se permanece acessa mesmo durante o dia, piscando ou se apresenta algum tipo de problema que necessite reparo.
A solicitação pode ser feita pelo telefone 156; via Central de Atendimento 156 (chat online), com link em Serviço online; e pelo aplicativo Curitiba 156. Esta plataforma mobile é disponibilizada nas versões Android na loja Google Play e iOS na Apple Store. Detalhes sobre o aplicativo estão no endereço https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/aplicativo-curitiba-156/667.
“Manutenção é uma ação continua e ágil. A Prefeitura leva em média 48 horas para fazer o conserto”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
O sistema de iluminação pública está informatizado, o que garante maior controle e rapidez na manutenção, reforça Rodrigues.
Entre 2017 e outubro de 2021 foram realizados 380.423 atendimentos para serviços de manutenção em luminárias do sistema de iluminação. Os consertos são realizados em espaços públicos. A manutenção de luminárias em condomínios fechados é de responsabilidade dos proprietários.
Detalhes
O diretor do Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura de Curitiba, Tony Malheiros, orienta que ao fazer a solicitação pelo 156, o cidadão indique o endereço detalhado, com o nome da rua e número da casa em frente ou próxima ao poste que apresenta problema na iluminação.
“O sistema vai traçar a melhor rota para atender as solicitações que ficam na mesma região, economizando tempo e facilitando o atendimento das equipes que estão nas ruas”, diz Malheiros.
Para saber mais sobre o serviço de manutenção de lâmpadas clique aqui.
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