O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, vistoriou nesta quinta-feira (23/5) as obras da caneleta exclusiva do Ligeirão Leste/Oeste, em andamento na Rua Engenheiro Costa Barros, no bairro Cajuru. As obras envolvem pavimentação, meio fio e calçadas para atender os passageiros, em ambos os sentidos de circulação.
“Nesta vistoria, ao lado do vereador Serginho do Posto, acompanhamos uma importante obra, que começa aqui no Terminal do Centenário (no bairro Cajuru) e daqui um tempo vai chegar no (Terminal) Campo Comprido, para que aconteça a mesma coisa do Norte Sul (Ligeirão) ao diminuir, em pelo menos 15 minutos, a viagem (aos usuários do transporte coletivo) nesse trecho”, disse Eduardo Pimentel.
Mudança temporária
A estação-tubo Cajuru, na Rua Engenheiro Costa Barros, no Cajuru, foi desativada temporariamente, nos dois sentidos, para o avanço das obras do Lote 4.1 do Ligeirão (BRT) Leste Oeste. Por orientação da Urbanização de Curitiba (Urbs), os passageiros da estação passaram a utilizar as paradas próximas, Teófilo Otoni ou Catulo da Paixão Cearense, para embarque e desembarque.
Obra programada
Para o vereador Serginho do Posto, a obra atende pedido antigo da comunidade e respeita, rigorosamente, o prazo programado de execução do projeto.
“A obra está atendendo o cronograma e esse investimento era esperado há muito tempo pela população (da região). Parabéns Eduardo (Pimentel) e ao prefeito (Rafael Greca) por essa importante iniciativa”, destacou ainda o vereador Serginho do Posto.
As obras dos lotes 4.1 e 4.2 integram o Programa de Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT Leste-Oeste, financiado pelo NDB. Serão investidos U$ 75 milhões nas obras. O município também prevê contrapartidas para readequação de 22,5 km de canaletas exclusivas para o transporte coletivo, entre Pinhais e o CIC Norte, em Curitiba.
Visita ao bairro
Antes da vistoria, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, visitou o comércio da região, conversou com moradores e lojistas sobre a importância das obras e dos projetos da Prefeitura em execução na Regional Cajuru.
Na Rua Filippo, importante área comercial do bairro Cajuru e próxima ao movimentado Terminal Centenário, Pimentel explicou sobre as ações do município, o desenvolvimento do projeto urbano da cidade e ouviu as demandas da comunidade em diferentes áreas.
Na passagem pelo bairro, o vice-prefeito conversou com Oscar Artigas, empresário e dono da Rede de Postos de Combustível Sinal Verde e diretor do Sindicato Paraná Petros, em Curitiba.
A rede Sinal Verde possui 13 postos de combustível em Curitiba e na Região Metropolitana, conta com 230 colaboradores e opera no mercado há 32 anos. “É sempre importante um representante público, como o Eduardo Pimentel, ouvir os empresários e comerciantes, acompanhar de perto as obras na região e dialogar com a comunidade de perto”, disse Artigas.
Na visita à região comercial do bairro Cajuru, conversou também com o dentista e dono da Clínica Bortolletto, Luciano Bortolletto.
A Clínica Bortolletto atende no Cajuru há 30 anos.
Diálogo representativo
No encontro, Eduardo falou sobre a vistoria na região, as obras do Ligeirão e as melhorias implantadas pela Prefeitura para melhorar a parte urbana e, consequentemente, o movimento do comércio. “Nós gostamos de conversar com os nossos representantes para acompanhar os projetos em andamento e as ações na região. Esse diálogo com as pessoas, empresários e comerciantes é sempre muito positivo para a comunidade”, afirmou Bortolletto.
Geraldo Cruzeiro, comerciante e dono da loja de utilitários Pirâmide, sediada no Cajuru há 15 anos, compactua o mesmo pensamento. Para o empresário, os gestores da cidade precisam manter o diálogo e a proximidade com a população para compreender as demandas práticas da comunidade. “Nós, a comunidade, estamos sempre abertos e receptivos para conversar sobre nossas prioridades e ouvir o lado dos governantes quanto ao plano para os bairros e nossa região”, destacou ainda.