Aposta da Vila Verde para acabar com o problema da destinação incorreta do lixo na comunidade, na Regional CIC, 35 crianças da Escola Municipal e Centro de Educação Integral América Costa Sabóia deram um show de consciência ambiental nesta sexta-feira (10/12).
Foi durante o encerramento do mutirão de limpeza que, ao longo da semana, retirou cerca de 136 toneladas de materiais recicláveis da área, sob coordenação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Em quatro dias de mutirão, 12 caminhões carregados deixaram o local.
Depois do plantio, as crianças percorreram a praça para recolher o lixo espalhado que ainda restava, apesar do esforço da comunidade local para deixar limpa a maior área possível do local. Todas usavam máscaras e luvas descartáveis, que também foram corretamente descartadas no final da atividade.
Crianças no comando
A poucos metros das salas de aula, na Praça Jornalista Rubens Ávila, as crianças plantaram e regaram mudas de araçás, araticuns e ipês roxos e amarelos. Antes, na escola, passaram por uma abordagem sobre o significado do ato e sua importância.
O conteúdo faz parte da prática pedagógica de Educação Ambiental, a que todos os estudantes têm acesso no contraturno escolar.
“Elas são o símbolo de como devem agir os adultos do futuro para prevenir a poluição do solo e dos rios, além de doenças como a dengue”, disse a coordenadora administrativa da unidade, Danielle Woitas.
Desenvolvida com os estudantes dos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação contou com a ajuda das professoras da escola, da equipe da Administração Regional da CIC e da Guarda Municipal. Juntos, eles prepararam o solo para receber as mudas e, depois, fizeram a primeira rega.
Arthur Miguel Wendit Cruz, do 2º ano do período da tarde, quer voltar muitas vezes à praça para cuidar da muda de araticum que começou a cultivar. “Vou cuidar bem dela como se fosse o Leonardo e os outros”, disse, referindo-se aos amigos da escola.
Por uma comunidade saudável
Quem não foi até a praça e ficou na escola, também ajudou no mutirão. Na véspera do plantio, crianças do 1º e 2º anos receberam a visita da equipe da Vigilância Sanitária do Distrito da Secretaria Municipal da Saúde na CIC para aprender a evitar a proliferação do mosquito vetor da dengue por meio de recursos lúdicos.
Sob a coordenação da bióloga Priscilla Emmanuelle Machado, 180 estudantes percorreram a trilha da dengue, fizeram a caça ao mosquito e jogaram dominó temático. No final da atividade, receberam folhetos com informações sobre o assunto para compartilhar com os pais. “Crianças são muito boas disseminadoras de informações”, disse a bióloga.