O vídeo semanal desta quarta-feira (13/9) explora um importante tema para a vida de todos os servidores da Prefeitura de Curitiba: o cuidado com a saúde mental. A assistente social do Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) Adriana Thiele lista alguns hábitos que podem fazer diferença na qualidade de vida e no trabalho do servidor.
“Nós queremos que os servidores internalizem a importância desse cuidado. A saúde mental reflete diretamente no rendimento profissional e, por isso, cuidar da mente do servidor é cuidar de Curitiba”, explica ela.
Cuidar da qualidade de vida na capital é um dos desafios do programa Curitiba Viva Bem e contempla também os servidores municipais.
Assista ao vídeo e mude de hábitos
- Atividades Físicas
Exercícios físicos estão no topo de atividades que propiciam qualidade de vida. Em Curitiba, programas gratuitos podem te ajudar a tornar a sua rotina mais saudável.
O Curitiba em Movimento oferece atividades físicas e esportivas gratuitas em todos os bairros. São aulas semanais, que podem ser escolhidas conforme a rotina do servidor. Hidroginástica, natação, ginástica, zumba, alongamento, musculação, pilates estão entre as atividades que podem ser conferidas aqui.
Desde junho, a Prefeitura lançou também o programa Viva o Sábado, que oferece 1.000 vagas para as pessoas nadarem uma vez por semana nas piscinas dos Clubes da Gente e de Centros Esportivos. As inscrições abrem às terças-feiras.
2. Alimentos mais nutritivos
No Portal da Prefeitura, continuamente há atualizações com conteúdos que te levam a uma alimentação saudável. Entre os Armazéns da Família, a Fazenda Urbana e os Restaurantes Populares, dicas de cursos, receitas e dietas saudáveis, por um preço justo, são apresentadas.
3. Gerencie seus pensamentos
Adriana Thiele sugere ao servidor refletir sobre os pensamentos que surgem em sua mente. “A maior dica que eu posso dar: gerencie os seus pensamentos. Assim como tomamos banho todos os dias, é necessário higienizar a nossa mente diariamente”, aconselha. “Duvide das crenças que perturbam sua mente, questione as mentiras que envolvem os pensamentos negativos, critique cada ideia pessimista e reorganize seus pensamentos, isso pode ser um aliado na hora de lidar diretamente com a ansiedade.”
4. Tenha distrações que te façam bem
Adriana defende que distrair-se com novos passatempos é um importante aliado. “Atividades que te tiram do dia a dia são essenciais para a manutenção do bem-estar. Além disso, o que você consome vai moldar diretamente os seus pensamentos e sentimentos. Por isso, opte por distrações leves, que não reforcem sentimentos negativos, como raiva, violência ou vingança”, sugere.
A Prefeitura oferece algumas atividades de lazer que podem alimentar momentos em família e com amigos. Com o Guia Curitiba, você pode acompanhar as novidades da programação da cidade, como concertos, shows e oficinas.
Além disso, programações semanais como as do Cine Passeio e do Museu Municipal de Arte (MuMA) podem te ajudar a alimentar a mente com bons filmes e mostras, por preços acessíveis.
5. Se necessário, peça ajuda
Seguir as dicas é essencial para uma rotina mais saudável. Mas, se necessário, procure ajuda. “A recomendação é que o servidor procure a rede credenciada do plano de saúde do ICS - Instituto Curitiba de Saúde, que tem uma equipe de psicólogos preparada para atender”, aconselha a assistente social.
Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.