Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Intercâmbio

Vice-prefeito de Fortaleza e equipe técnica do Iplanfor conhecem projetos de Curitiba

O vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento da capital cearense (Iplanfor), Élcio Batista e equipe técnica durante reunião no Ippuc. Foto: Divukgação

 

O vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento da capital cearense (Iplanfor), Élcio Batista, cumpre em Curitiba uma agenda de dois dias para a troca de informações de projetos de interesse comum entre as capitais.

Nesta segunda-feira (14/2), Batista e técnicos do Iplanfor passaram o dia no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), onde receberam informações da estrutura da instituição, dos projetos estruturantes em curso na cidade e das ações de planejamento nas áreas de habitação de interesse social, zoneamento e uso do solo e sistema viário.

"Estamos em Curitiba junto à nossa equipe do Iplanflor para um rico momento de aprimoramento, imergindo em metodologias eficazes para um desenvolvimento urbano sustentável", afirmou o vice-prefeito de Fortaleza. 

Ele esteve acompanhado de Janayde Gonçalves, diretora de Integração e Articulação de Políticas Públicas do Iplanfor; Elis Teixeira, diretora do Observatório de Fortaleza; Pedro Esdras, diretor de Planejamento do Iplanfor, e Larissa Menescal, analista da Diretoria de Planejamento do Iplanfor.

Pela manhã, o assessor da presidência do Ippuc, Ricardo Bindo, as diretoras de Informações, Liana Vallicelli, e administrativo-financeiro, Elvira Wos explicaram o funcionamento do Instituto e os processos que envolvem o planejamento e os projetos.

Entre os projetos que chamaram a atenção dos técnicos cearenses estão o Caminhar Melhor, de melhoria da estrutura de calçadas e acessibilidade e a atualização da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo em relação aos Setores Especiais de Habitação de Interesse Social (SEHIS).

"O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) é hoje uma referência local e internacional nas áreas de pesquisa, planejamento e gestão urbana. Estamos aqui para aprender e executar", destacou Batista.

O planejamento relacionado à habitação de interesse social foi um dos temas que chamou a atenção da equipe cearense que conta em Fortaleza com projetos em curso em duas importantes áreas de vulnerabilidade, em ocupações na Praia do Futuro e Moura Brasil.

O assessor de mobilidade do Ippuc, Clever Almeida, apresentou as projeções do futuro do transporte de Curitiba, que conta com os projetos do Inter 2 e do Ligeirão Leste-Oeste, com financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB), respectivamente.

Fechando as reuniões da manhã, a assessora de Investimentos do Ippuc, Ana Jayme, detalhou os processos necessários à obtenção dos financiamentos externos que compõe a carteira de crédito de Curitiba para os projetos estruturantes nas áreas de transporte e socioambiental.

À tarde, a equipe cearense conheceu detalhes do PlanClima, apresentados pela arquiteta Gisele Medeiros, e dos projetos do Bairro Novo do Caximba, pelos coordenadores Mauro Magnabosco e Daniela Tahira.

Visitas 

Nesta terça-feira (15/2), na agenda do vice-prefeito de Fortaleza e equipe técnica estão um encontro com o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, visita ao setor estrutural Norte, o terminal Cabral, ao Museu Oscar Niemeyer, ao Memorial Paranista e Parque São Lourenço, Ópera de Arame e a Santa Felicidade.

Na tarde de terça, seguirão com reuniões no Ippuc com o detalhamento da Lei de Zoneamento, pela coordenadora do setor Uso do Solo do Ippuc, Maria Cristina Santana, apresentação do trabalho de formatação de indicadores sociais, Monitoração, e estudos socioeconômicos, por Bruna Griguol e Erica Hayashida e a coordenação de pesquisa e sistemas de informações e Geoprocessamento, por Oscar Schmeiske.