Curitiba já se destaca internacionalmente como cidade inteligente. E o trabalho para atrair empresas de alta tecnologia, e se firmar ainda mais nesse cenário, está a todo vapor. Por meio de sua Agência de Inovação, a Prefeitura avança com mais uma parceria. Agora, com a Atech, do grupo Embraer.
Na última quarta-feira (5/2), o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, liderou uma visita técnica da Prefeitura e do Vale do Pinhão à sede da empresa, na capital paulista.
“Tivemos a oportunidade de aprofundar o relacionamento da Prefeitura e da Agência de Inovação com a Atech, empresa do grupo Embraer, que é muito importante no desenvolvimento de tecnologia de ponta, referência para o país e o mundo. Curitiba é uma cidade que também quer sempre estar na ponta, então, é uma parceria que tem tudo a ver.”, destacou Paulo Martins.
Essa parceria permitirá que a Atech utilize Curitiba como um laboratório para a criação de “aerovias” para serviços de entrega feitos por drones. A pesquisa visa fazer o mapeamento e a regulamentação de voos para a entrega de diversos tipos de produtos. A ideia é criar uma base para que “drones-entregadores” de várias empresas possam utilizar as rotas, através de operações aéreas seguras, com agilidade e benefício para as empresas e os clientes.
O grupo foi recebido pelo CEO da empresa, Rodrigo Persico, que apresentou o portfólio de produtos, novos investimentos e projetos de inovação. A visita técnica também foi a oportunidade de discutirem os próximos passos do projeto, como os protocolos de segurança, autorizações de agências reguladoras e outras etapas.
Essa cooperação entre a Prefeitura, por meio de sua Agência de Inovação, e a Atech, foi possível graças à legislação do Sandbox Regulatório de Curitiba, criada por decreto municipal em 2021. Ela autoriza o teste de produtos e serviços inovadores na cidade, sem a necessidade de todas as licenças e alvarás normalmente exigidos.
A Atech é especialista em engenharia, desenvolvimento e integração de sistemas e tecnologias de consciência situacional, desenvolvendo tecnologias de ponta, utilizadas para provedores de serviços de navegação aérea, operadores de aeroportos, companhias aéreas, aviação militar e agências de defesa aérea.
Medalha
Na visita, Paulo Martins foi presenteado com uma medalham com símbolos que representam os projetos criados pela Atech. A troca de medalhas personalizadas das instituições faz parte da etiqueta no setor aeronáutico e militar.
Também integraram a comitiva curitibana: o superintendente da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, Bernardo Santoro; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão e o diretor técnico da Agência Curitiba, Paulo Krauss. Pela Atech, participaram da condução da visita técnica: o diretor de Negócios ATM, Marcos Resende; o assessor Estratégico, João Xavier e o gerente de Programas, Agenir Dias.