O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, conheceu nesta quinta-feira (6/6) em Turim, em Piedmont, no norte da Itália, detalhes de projetos ligados à habitação social e as denominadas cidades compatíveis.
“São cidades onde as pessoas moram perto de dormitórios e condomínios, com lazer e trabalho próximos, de maneira mais integrada”, explicou.
Em Turim, o vice-prefeito e a comitiva curitibana foram recebidos pela vice-prefeita da cidade italiana, Michela Favaro. O grupo participou de reunião no Urban Lab de Turim. O órgão é semelhante ao Ippuc, em Curitiba, responsável pelo planejamento da cidade.
“Soubemos do detalhamento do plano de atualização da Lei de Zoneamento (de Turim), o processo de regeneração urbana de espaços degradados, como a antiga estação de trem, locais de estacionamento transformados em áreas de lazer, áreas verdes e de integração com a comunidade”, detalhou o vice-prefeito de Curitiba.
Atualização
Segundo Pimentel, “eles (gestores públicos, legisladores e habitantes de Turim) estão num processo de atualização da nova Lei de Zoneamento, semelhante ao processo de sucesso (de atualização e zoneamento) compartilhado no início da nossa gestão (em Curitiba - em vigor desde agosto de 2020)”, destacou Eduardo Pimentel.
Em Curitiba, a próxima Lei de Zoneamento será atualizada daqui dois anos. A atual Lei de Zoneamento dispõe sobre uso e ocupação do solo da capital paranaense. Também regulamenta a concessão do potencial construtivo e garante incentivos para ocupação legal na cidade.
“Durante o encontro, nos comprometemos ainda a manter relações internacionais em reuniões online, entre as duas cidades, até porque Curitiba e Turim são cidades design credenciadas pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), portanto, ficamos de manter o contato nessa troca de experiências”, explicou o gestor curitibano.
Consulta popular
Na reunião, o grupo curitibano também conheceu um programa de consulta popular de Turim, semelhante ao Fala Curitiba. “A administração de Turim conta ainda com um programa para ouvir a população, as famílias da cidade, parecido com o Fala Curitiba Móvel. Então, nós trocamos informações sobre o Fala Curitiba e as audiências públicas de Turim, quando também (a Prefeitura de Turim) nos mostrou todo o processo de urbanização da cidade nas últimas décadas”, explicou ainda Eduardo Pimentel.
Na segunda parte do encontro, os gestores apresentaram ainda à comitiva curitibana o plano urbano da cidade italiana para 2030 e 2050. A exemplo de Curitiba, Turim integra o grupo C40 e as Cidades do Design do Mundo com a Unesco.
Incursão técnica
O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, coordena desde sábado (1/6) uma missão internacional à Europa para conhecer soluções urbanas em sustentabilidade, segurança alimentar e renovação urbana.
A incursão técnica é formada também pelo presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, e os vereadores Tito Zeglin e Mauro Ignácio. A comitiva analisa projetos inovadores e soluções inteligentes de sucesso para agregar, futuramente, ao plano urbano e social de Curitiba.
A agenda na Itália conta ainda com a presença da diretora de Informações do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), Liana Vallicelli.
Cidades Criativas
Especificamente sobre o reconhecimento de Curitiba pela Unesco, a diretora de Informações do Ippuc, Liana Vallicelli, passou detalhes durante a reunião na Itália.
“A Unesco tem um programa chamado Cidades Criativas em diversos temas como gastronomia, literatura, música, cinema, artes visuais, artesanato e design. Curitiba submeteu uma candidatura em 2014 e recebeu da Unesco o título de Cidade Criativa do Design. Nossa candidatura (de Curitiba) foi baseada no design urbano, oferecido pelo planejamento. Então, nossos eixos estruturais, nosso sistema de ônibus, o desenho da estação-tubo, os nossos parques, enfim, o conjunto de obras que formam a cidade de Curitiba planejada garantiram essa premiação", explicou.
Agenda e compromissos
A agenda técnica curitibana segue até dia 8 de junho ainda em Milão, na Itália, onde o grupo conhecerá outras experiências urbanas e sociais de sucesso.
Na chegada à Europa, no sábado (1/), Eduardo Pimentel se reuniu com o CEO da Fira Barcelona Internacional, em Barcelona, na Espanha, Ricard Zapatero, quando tratou da 6ª edição do Smart City Expo Curitiba, na Ligga Arena, entre os dias 25 e 27 de março.
No domingo (2/6), segundo dia da visita internacional, o vice-prefeito conheceu os superblocks de Barcelona – conjunto de quadras fechadas como o Calçadão da Rua XV, com outras amplitudes urbanísticas.
Na segunda-feira (3/6), Eduardo Pimentel participou, também em Barcelona, de reunião técnica na Secretaria de Urbanismo da Prefeitura da capital Catalunha, sobre modelos avançados de urbanismo e regeneração urbana implantados em regiões metropolitanas.
Na terça-feira (4/6), o vice-prefeito se reuniu com o cônsul-geral do Brasil em Barcelona, Pedro Henrique Borio, para debater temas convergentes à agenda global das cidades dedicadas ao urbanismo inteligente e sustentabilidade ambiental.
Ontem (quarta-feira, 5), já em Milão, na Itália, Eduardo Pimentel participou de reunião técnica no Departamento de Urbanismo e Regeneração Urbana, da Prefeitura de Milão, na Itália, com arquitetos, planejadores e especialistas em desenvolvimento metropolitano da cidade europeia.