Em viagem à Europa, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou nesta segunda-feira (3/6) em Barcelona, na Espanha, de reunião técnica na Secretaria de Urbanismo da Prefeitura da capital Catalunha, sobre modelos avançados de urbanismo e regeneração urbana implantados em regiões metropolitanas.
“Falamos (durante a reunião) de vários assuntos ligados ao urbanismo e à regeneração urbana, como as superquadras, a formação (das cidades) por várias quadras, sustentabilidade e por habitação popular”, disse Pimentel.
Desde sábado (1/6), o vice-prefeito lidera uma missão internacional às cidades da Europa para conhecer soluções em sustentabilidade, segurança alimentar e renovação urbana com foco em cidades inteligentes. A comitiva também visa trazer experiências inovadoras para adaptar, futuramente, aos programas urbanos e sociais da capital paranaense em benefício da população, no desenvolvimento de Curitiba.
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, e os vice-presidentes do parlamento, Tito Zeglin e Mauro Ignácio, também integram a comitiva curitibana.
Modelo habitacional
Nesta segunda-feira (3/6), Eduardo Pimentel conheceu o sistema de aluguel social adotado pela Prefeitura de Barcelona, em parcerias para a construção de casas em Barcelona e na região metropolitana da cidade espanhola.
Curitiba tem programa semelhante ao de Barcelona com os Hotéis Sociais do Município. São, atualmente, quatro Hotéis Sociais na cidade para atender homens e mulheres em situação de rua. Localizados no centro da cidade, dois deles são geridos pela Fundação de Ação Social - FAS e os outros dois fazem parte do projeto Nova Morada, Vida Nova, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito - SMDT.
Moradias para idosos
No decorrer da programação em Barcelona, o vice-prefeito e o restante da comitiva internacional visitaram ainda moradias exclusivas para idosos organizadas com áreas de convivência social. “O modelo de habitação para idosos (em Barcelona) conta com áreas de convivência, miniacademia, com salas para a interação dos grupos”, disse.
A capital paranaense também mantém programas de atendimento e acolhimento aos idosos. São sete Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas com o município, com as contratações de vagas nas instituições feitas pela Fundação de Ação Social de Curitiba. Entre as instituições, atendem os idosos o Lar São Vicente de Paulo e a Casa do Vovô.
Plano Urbano
Antes da visita aos apartamentos para idosos, Pimentel conheceu o plano urbano de Barcelona, as estratégias da cidade diante dos desafios das mudanças climáticas no mundo, os programas de plantio de árvores e o modelo estratégico de urbanização dos bairros antigos e novos também.
O roteiro incluiu ainda visita aos chamados Edifícios Vermelhos planejados em contêineres. Essas construções, de acordo com o vice-prefeito de Curitiba, são montadas em apenas um mês e meio.
Sobre a agenda e o intercâmbio técnico com Barcelona, Pimentel destacou as similaridades entre as duas cidades e os desafios da integração urbana e metropolitana das duas administrações (Curitiba e Barcelona).
“Barcelona é uma cidade bem parecida com Curitiba. São 73 bairros, por sinal em 10 distritos (Curitiba tem 10 Administrações Regionais), 1 milhão e meio de habitantes, 36 municípios com a região metropolitana. A reunião, então, foi sobre como a cidade (de Barcelona) precisou se adaptar, o processo de transformação da cidade pelos espaços públicos, pelas ruas. Também nos foi apresentada a participação cidadã deles, a exemplo das nossas audiências públicas (do Fala Curitiba)", detalhou o vice-prefeito.
Agenda internacional
Eduardo Pimentel iniciou a agenda internacional no último sábado (1/6), em Barcelona. Na ocasião, ele se reuniu com o CEO da Fira Barcelona Internacional, Ricard Zapatero. No encontro, foi discutida a realização, em Curitiba, em 2025, da 6ª edição do Smart City Expo Curitiba, na Ligga Arena, entre os dias 25 e 27 de março.
As lideranças também trataram da inscrição dos projetos da capital paranaense para defender, mais uma vez, o título de Cidade mais Inteligente do Mundo, conquistado pela primeira vez em 2023.
No domingo (2/6), segundo dia da visita internacional, o vice-prefeito conheceu os superblocks de Barcelona – conjunto de quadras fechadas como o Calçadão da Rua XV, com outras amplitudes urbanísticas. O gestor curitibano recebeu detalhes sobre as vantagens da proposta dos superblocks como a transformação de grandes quadras em centros com vegetação adensada para absorver água da chuva e garantir sensação térmica confortável, mesmo em dias quentes.
Curitiba possui os chamados parques alagáveis, como os parques Barigui, São Lourenço, Bacacheri, Tingui e Atuba, adaptadados também para mitigar os efeitos das chuvas, preservar faixas de drenagem de rios e evitar possíveis enchentes.
Cronograma
O vice-prefeito permanece em Barcelona até o dia 4/6, quando encerra a programação com uma reunião com a Comissão de Habitação local. No mesmo dia embarca para Milão, na Itália, onde manterá agendas nas áreas de urbanismo e segurança alimentar. O retorno a Curitiba acontece no sábado (8/6).