Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Agenda internacional

Vice-prefeito de Curitiba apresenta a Reserva Hídrica do Futuro no Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros

O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, apresentou no Palácio Quai d'Orsay, em Paris, sede do Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França, o projeto Reserva Hídrica do Futuro. Curitiba, 24/04/2024. Foto: Divulgação

O vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, apresentou nesta quarta-feira (24/4), no Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros, no Quai d'Orsay de Paris, o projeto Reserva Hídrica do Futuro, em fase de estudo técnico e implantação no bairro Umbará, em Curitiba.

“Em mais essa reunião no Ministério falamos sobre a parceria de Curitiba e do Paraná com a Agência Francesa de Desenvolvimento, que já investe no Bairro Novo da Caximba. Também prospectamos novos investimentos para a Reserva Hídrica do Futuro, aos Ecodistritos do Umbará e do Rio Belém, consideradas ações importantes para nossa cidade, em uma troca influente de informações e de qualidade técnica”, afirmou Pimentel.

Reserva Hídrica

O projeto Reserva Hídrica do Futuro será implantado em uma área de aproximadamente 350 mil metros quadrados na capital paranaense. Com a ligação das antigas cavas do Rio Iguaçu à Região Metropolitana de Curitiba, a obra vai favorecer a formação de lagos para suprir o abastecimento de água para a população em momentos de estiagem.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná, através da Sanepar, Instituto Água e Terra (IAT) e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

“Este grande projeto está totalmente alinhado ao Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), criado em 2019 pelo prefeito Rafael Greca, ao colocar em prática o compromisso de Curitiba com ações sustentáveis para minimizar o impacto climático até 2050”, destacou Eduardo Pimentel.

Agenda estratégica

Desde segunda-feira (22/4), o vice-prefeito participa de uma ampla agenda de compromissos políticos e empresariais com lideranças internacionais na França, como o único brasileiro convidado a integrar o Programa Personalidades Promissoras 2024.

No Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros, Eduardo Pimentel destacou as experiências e os programas de sucesso da Prefeitura de Curitiba, implantados na gestão do prefeito Rafael Greca, principalmente nas áreas de sustentabilidade ambiental, governança e transparência pública, inovação, gestão de cidades inteligentes e segurança alimentar.

Experiência sustentáveis

Na reunião internacional, Eduardo Pimentel destacou, ao grupo de líderes, projetos como a Pirâmide Solar de Curitiba, as Hortas Urbanas, os Faróis do Saber e Inovação, o Vale do Pinhão, terminais solares do transporte coletivo, eletrificação da frota de ônibus e as obras do Bairro Novo do Caximba, considerado o primeiro bairro inteligente do Brasil.

“Pude conversar, no Ministério das Relações Exteriores da França, por meio do Programa Personalidades Promissoras, sobre o Paraná, o Brasil e as nossas experiências em Curitiba reconhecidas no mundo em sustentabilidade, meio ambiente, inovação e a nossa rede de proteção social”, reforçou durante o encontro internacional, Eduardo Pimentel.

Presenças

Participaram da reunião no Quai d'Orsay, Raphael Droszewski, responsável por assuntos multilaterais, direitos humanos e América Latina no Centro de Análise, Planejamento e Estratégia, e a oficial do Departamento para a América do Sul do ministério, Vera Ioos.

Tecnologia 3D

A agenda de Eduardo Pimentel seguiu para uma visita à Dassault Systèmes, em Vélizy-Villacoublay. A empresa líder mundial em soluções de modelagem 3D, simulação e colaboração. O vice-prefeito conheceu o modelo de operação 3DExperience (3DX), plataforma que fornece informações em tempo real para empresas e organizações, e analisou as possibilidades de transferência de tecnologia similar para desenvolvimento de projetos sociais, urbanos e de mobilidade em Curitiba.

“Estou visitando a Dassault e conhecendo a tecnologia da empresa. Esta tecnologia basicamente coleta informações – como o Hipervisor Urbano de Curitiba – e a partir daí pode-se planejar, minimizar impactos das chuvas, da poluição e prever quais as consequências. Precisamos trabalhar sempre com tecnologia e inovação, planejamento e inteligência, para melhorar a vida do cidadão”, afirmou.

Inovação social

Na visita, o vice-prefeito destacou ainda o aspecto de inovação da Dassault no mercado mundial e o interesse da empresa em desenvolver projetos sociais na capital paranaense. “A Dassoult, que é uma multinacional, tem interesse no Brasil e em Curitiba para desenvolver projetos sociais. Com a tecnologia da empresa, podemos saber antes como ficará uma grande obra ou projeto”, explicou.

Na empresa, Eduardo Pimentel foi recebido por Jacques Belytran, vice-presidente e chefe global Cidades e Serviços Públicos; por Mahel Abaab, diretor de Estratégia de Negócios; Ismael Hamoumi, consultor de Negócios da Indústria, Cidades Inteligentes e Territórios; e Maria Kulakhmetova, consultora de Negócios, Cidades Inteligentes e Territórios da companhia.

Soluções em mobilidade

Ainda nesta quarta-feira (24/4), o vice-prefeito Eduardo Pimentel participa de uma reunião e visita técnica em La Fabrique du Métro para saber mais sobre o modelo de operação e gestão do metrô parisiense.

“Vou visitar ainda aqui, em Paris, a empresa que administra o metrô para olhar as soluções da companhia e trocarmos experiências em mobilidade urbana com Curitiba”, reforçou Eduardo Pimentel.  

Agenda continua

Os compromissos de Eduado Pimentel com as lideranças internacionais, na agenda do programa Personalidades Promissoras, na França, continuam nesta quinta-feira (25/4).