Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Conjunto Solar

Via que liga os bairros Bacacheri e Bairro Alto, em Curitiba, ganha asfalto novo

Avenida Francisco M. Albizu no Bacacheri passa por obras de requalificação de pavimento e está ganhando asfalto novo. - Curitiba, 02/02/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

A comunidade do Conjunto Solar, no Bacaheri, está em festa. A Rua Francisco Manoel Albizu, que faz ligação com o Bairro Alto e serve de rota do transporte coletivo, está recebendo manutenção no pavimento. As obras de reciclagem vão garantir asfalto novo numa extensão de 970 metros no trecho entre a Prefeito Erasto Gaertner e Vereador Antônio Domakoski. Iniciados em 31 de janeiro, os serviços para a requalificação da via atingiram 60% da execução e foram vistoriados na tarde desta quinta-feira (3/1) pelo prefeito em exercício Eduardo Pimentel.

O prefeito interino foi recebido por um grupo de moradores que unidos solicitaram para a Prefeitura a obra, a partir do programa Fala Curitiba. A previsão é de que a obra seja concluída até o fim deste mês.

“Estamos fazendo quase um quilômetro de asfalto novo, melhorando a qualidade de vida dos moradores e gerando empregos. São muitos postos de trabalho que uma obra assim proporciona. É obra eficiente, asfalto de qualidade trazendo mais conforto e segurança para a comunidade”, disse Eduardo Pimentel.

Na intervenção que vai recuperar o pavimento da rua são aproximadamente 25 postos de trabalho abertos pela empresa que presta o serviço sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). 

Eduardo Pimentel esteve no local acompanhado da administradora regional do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr, do administrador regional do Cajuru, Narciso Doro, que é morador do bairro, e do vereador Hernani. Também acompanharam a vistoria o diretor da Unidade Técnica de Infraestrutura de Pavimento da Smop, Diego Prendin, e o engenheiro da Smop Jociel Parolin.

Região norte

Com alto fluxo de veículos, pela Rua Francisco Manoel Albizu passam os moradores dos bairros da região norte da cidade e a linha de ônibus 212 - Solar (sentido terminal Cabral). Para requalificar o pavimento as equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) estão utilizado o processo de reciclagem, técnica que revitaliza a camada asfáltica danificada e promove o reforço estrutural do pavimento garantindo segurança e conforto para quem mora ou circula na região.

Durante o serviço o antigo pavimento das vias é retirado, triturado para depois ser incorporado água, cimento e pedra, compondo uma nova base para o piso. Depois são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico. A última etapa é a pintura da sinalização.

Na opinião do autônomo Edson dos Santos, morador do bairro, a obra vai beneficiar não apenas quem mora na região, mas as pessoas que circulam entre os bairros do lado norte da cidade. “Estava feio, esburacado, mas a Prefeitura nos ouviu e trouxe a obra que vai melhorar muito o trânsito local”, disse Santos, que tem motivo duplo para comemorar.

No fim do ano passado, a Rua Alexandre Dalcuch onde ele vive com a família teve o antipó substituído por asfalto de qualidade. “A partir das obras da Prefeitura, meus caminhos estão mais seguros e confortáveis”, completa Santos.

Para Luiz Tadeu Seidel Bernardina, presidente da Associação de Moradores do Conjunto Solar, o asfalto novo na rua complementa uma série de outras melhorias asseguradas pela prefeitura na região. “É uma satisfação ver uma obra assim começar. Essa é uma via de grande fluxo e asfalto de qualidade vai evitar acidentes, organizar o trânsito e melhorar nossos caminhos”, disse Bernardina.

Também foram obras destacadas pela liderança comunitária as requalificações das Rua Luiza Gulin, plantio de árvores e reforço na iluminação de vias do bairro.

Requalificação de vias

Os serviços que estão transformado o antigo antipó da via em asfalto de qualidade integra o programa de requalificação de vias do município. As obras são muito requisitadas pela população tanto por meio da Central 156 quanto no programa Fala Curitiba, de audiências públicas. O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destacou que, desde 2017, intervenções desta natureza acontecem nos 12 bairros que integram a regional Boa Vista.

“Somente nestes bairros da região norte da cidade são mais de 110 km de asfalto novo em 275 ações realizadas”, disse Rodrigues.

Asfalto Novo

O programa de recuperação da malha viária de Curitiba, lançado em 2017, superou os 763,2 km de asfalto novo. São 1.336 ruas beneficiadas com intervenções concluídas ou em andamento, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. Somente em 2022 foram concluídas 208 ações, assegurando 88.915 metros de asfalto novo na cidade.

As ações priorizaram ruas com unidades de saúde e escolas; as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, aquelas escolhidas pela população pelo 156 e Fala Curitiba. O maior volume de obras (87%) acontece em bairros afastados do Centro.

Em alta