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Veja quem são os homenageados com a Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais

Evento de entrega da Comenda da Ordem da Luz dos PInhais no Memorial de Curitiba. Homenageado Eduardo Pimentel - Curitiba, 19/12/2024. - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Conheça os homenageados pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, com a Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais.

1) Eduardo Pimentel – vice-prefeito de Curitiba e prefeito eleito de Curitiba

Nascido em 21 de setembro de 1984, em Curitiba, Eduardo Pimentel é formado em Administração, pós-graduado em Agronegócios pela Universidade Positivo e especialista em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com módulo em Nantes (França). Sua formação acadêmica teve influência do pai, empresário. Do avô, Paulo Pimentel, ex-governador do Paraná, ele herdou o gosto pela política. Eduardo Pimentel foi diretor de Marketing da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), diretor agrocomercial das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa/PR) e subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná. Em 2017, foi eleito vice-prefeito de Curitiba, foi secretário municipal de Obras Públicas e secretário de Estado das Cidades do Governo do Paraná. Foi eleito prefeito de Curitiba para a gestão 2025-2028. Eduardo Pimentel é casado com a publicitária e empresária Paula Mocellin Slaviero e pai de três filhos: Luca, Eduarda e Leonardo.

2) Irmão Rogério Mateucci – reitor da PUCPR

Com formação em Pedagogia, é Mestre e Doutor em Education Leadership Administration and Policies pela Fordham University, de Nova York, nos Estados Unidos. Foi diretor do Colégio Marista de Londrina e esteve à frente da área de Identidade Institucional da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que tem como objetivo consolidar processos identitários de altíssima qualidade junto à comunidade universitária, à Igreja, ao Instituto Marista e à sociedade. Em 2016, assumiu a posição de pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão da Universidade, desenvolvendo atividades de formação e interação da comunidade acadêmica com os valores identitários e a missão da instituição. No fim de 2021 tomou posse como reitor da PUCPR.

3) Alexandre Curi – deputado estadual e presidente eleito da Assembleia Legislativa do Paraná (receberá posteriormente)

Presidente eleito da Assembleia Legislativa para o biênio 2025/26, Alexandre Curi está em seu sexto mandato como deputado estadual, tendo sido, por quatro vezes, o deputado mais votado do Paraná.  envolvimento da família Khury com o Paraná é uma grande e antiga história. Aos 16 anos, já acompanhava as ações de seu avô, deputado Aníbal Khury, tanto na Assembleia Legislativa quanto fora dela, colaborando como assessor parlamentar. Em 2000, elegeu-se vereador de Curitiba e, em 2002, assumiu uma cadeira no legislativo estadual. Reeleito em 2006, Alexandre Curi foi, pela primeira vez na sua trajetória política, o deputado estadual mais votado do Paraná, ultrapassando os 130 mil votos. Com o trabalho parlamentar voltado para as menores cidades do Estado, em 2010, foi reeleito e novamente em 2014, 2018 e 2022. Atualmente, Alexandre Curi está filiado ao PSD e exerce o cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora na Assembleia Legislativa do Paraná.

4) Jorge Gerez – profissional de marketing com atuação na América Latina e também responsável pelas campanhas do governador Carlos Massa Ratinho Junior

Nasceu em 9 de março de 1976 em Buenos Aires, na Argentina. É formado em Publicidade e Comunicação Social pela Universidad del Salvador com honra ao Mérito. Jorge Gerez também estudou Marketing Político pelo Instituto de Ciencias Politicas y Sociales de la Diputación de Barcelona (ICPS) e pela Universidad Autonoma de Barcelona (UAB), com honra ao mérito. Também é pós-graduado em Branding pela UAB, com honra ao mérito. Sócio fundador da Asociación Argentina de Marketing Político (1999), é estrategista em branding e comunicação institucional e diretor Executivo da Gerez Branding & Asociados Ltda., empresa de comunicação brasileira mais premiada em Washington (EUA). Trabalhou como estrategista de marca e comunicação para instituições públicas e privadas nos últimos 20 anos e é autor do livro “Estrategias de Comunicación Política Comparadas” (2011).

5) Alexandre Matschinske – presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap)

Natural de Curitiba, Alexandre Matschinske preside o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) desde 2019, cargo para o qual foi reconduzido pelo prefeito Rafael Greca para a gestão 2021/2024. Especialista em Gerenciamento de Projetos, em Gestão de RH e em Chefia e Liderança. É graduado em Administração de Empresas com ênfase em Gestão Empresarial. Iniciou suas atividades na administração pública como assessor da presidência do Imap em 2017. No ano de 2018, assumiu a Diretoria de Pesquisa, Planejamento e Inovação do Imap, na qual contribuiu para o desenvolvimento do Programa Fala Curitiba - um dos maiores programas de consultas públicas do Brasil, reconhecido nacional e internacionalmente por sua metodologia e abrangência. Alexandre Matschinske é casado com Marian, com quem tem dois filhos: Guilherme e Tom.

6) Ana Cristina de Castro - presidente da Fundação Cultural de Curitiba

Ana Cristina de Castro é formada em Letras, com pós-graduação em Literatura Contemporânea e mestrado em Gestão Urbana. É servidora pública da Prefeitura de Curitiba há mais de 30 anos. Na Fundação Cultural, foi coordenadora do Centro de Criatividade de Curitiba, diretora de Ação Cultural, de Música e Artes Cênicas, de Artes Visuais e superintendente. Também atuou na assessoria da Fundação de Ação Social (FAS), no Instituto Municipal de Administração Pública e na Secretaria de Planejamento, onde foi diretora. Coordenou voluntariamente a organização da tradicional Festa de São Francisco, ação sociocultural e filantrópica, por mais de 25 anos. Foi presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados (gestão 2021-2023), do qual atualmente é diretora da Região Sul. Presidente da Fundação Cultural de Curitiba de 2018 a 2024.

7) Ary Gil Merchel Piovesan – presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC)

Servidor da Prefeitura de Curitiba desde 1990, o curitibano Ary Gil Merchel Piovesan é presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), regime próprio de previdência social. A missão do Instituto, que existe há mais de 60 anos, é garantir, de forma sustentável, benefícios previdenciários aos servidores de Curitiba e seus dependentes. São 45 mil pessoas ligadas ao IPMC, dentre servidores ativos, aposentados e pensionistas. Gil foi presidente do Instituto entre 2018 e 2020, retornando novamente em 2021. Nascido em 1970, ele se graduou em Economia pela UFPR e fez diferentes especializações na área, focado no setor público. Durante a trajetória na Prefeitura de Curitiba, ele também atuou como Diretor do Controle Financeiro na Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento. 

8) Beatriz Battistella Nadas – secretária municipal de Saúde (receberá posteriormente)

Nascida em Curitiba, em 3 de novembro de 1961, Beatriz Battistella Nadas tem dedicado toda a sua vida profissional à construção do SUS Curitibano. Cirurgiã-dentista, formada pela UFPR, em 1982, é, desde 1986, servidora pública da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, tendo atuado com protagonismo na implementação do prontuário eletrônico em Curitiba (1999), do aplicativo Saúde Já Curitiba (2017) e na resolução de problemas durante a pandemia do covid-19. Já exerceu as funções de superintendente no Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e de supervisora de Distrito Sanitário, diretora e superintendente executiva na SMS. Atualmente é a secretária municipal da Saúde de Curitiba. Casada com Christian Nadas e mãe de João Pedro Battistella Nadas e Rafael Battistella Nadas, Bia, como gosta de ser chamada, tem, além da gestão e do cuidado com a Saúde Pública, algumas outras paixões: a sua família, a fotografia, o ciclismo e as viagens.

9) Cibele Fernandes Dias - assessora especial do gabinete do prefeito de Curitiba e presidente do Conselho de Administração da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação

Cibele Fernandes Dias é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutora em Direito Constitucional pela PUC/SP. Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, tem atuado no ensino jurídico, como professora de Direito Constitucional há mais de 20 anos. Atuou como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (2003-2007), superintendente jurídica da Cohapar (2008-2011), superintendente executiva da Presidência da República (2011), assessora técnica no Gabinete do Prefeito de Curitiba e Chefe de Gabinete do Prefeito de Curitiba. Atualmente, dentre outras, exerce as funções de Assessora Especial do Gabinete do Prefeito e presidente do Conselho de Administração da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação S/A.

10) Cinthia Genguini – secretária Municipal da Comunicação Social

Cinthia Genguini é jornalista por formação e especialista em Comunicação Digital. Nascida em Umuarama, no interior do Estado do Paraná, estudou e fez carreira na profissão em Curitiba. Formada pela UTP/PR, com MBA em Comunicação On-line, Marketing Digital e Publicidade na Internet, atua desde 2011 com comunicação e projetos digitais. Na comunicação pública, já dirigiu a área de redes sociais do Governo do Estado e esteve à frente da Diretoria de Comunicação Digital da Prefeitura de Curitiba. Como secretária da Comunicação Social, atuou estrategicamente durante a pandemia para levar informação e serviço para toda a população, ressignificou a agência de notícias da Prefeitura, elevando todos os números de acessos, garantiu que as redes sociais do município estivessem sempre entre as prefeituras com maior audiência do país e lançou grandes campanhas, como a marcante volta da Família Folhas.

11) Cristiano Hotz – secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), Cristiano Hotz é pós-graduado em Direito Constitucional pela ABDConst e Mestre em Direito Administrativo pela Universidade Católica de Lisboa. Desde novembro de 2021 é secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba. No cargo, Hotz vem conduzindo um plano recorde de investimentos na cidade – são mais de R$ 2,4 bilhões em grandes obras até 2025 – ao mesmo tempo que vem mantendo uma gestão voltada para ganhos de eficiência, desburocratização, incentivo ao empreendedorismo e equilíbrio fiscal. Hotz também foi diretor jurídico e de relações institucionais da Companhia Paranaense de Energia (Copel), onde também atuou como diretor adjunto da área de energia. Antes de assumir a secretaria de Finanças, atuou na assessoria do prefeito Rafael Greca entre 2019 e 2020. Em 2021 foi Chefe de Gabinete do prefeito Rafael Greca.

12) Daniel Conde Falcão Ribeiro – Controlador-geral do Município

Graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá, o carioca Daniel Conde Falcão Ribeiro se especializou em Direito do Estado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Também é especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar, de Curitiba. Participou e concluiu o Programa Estratégico para Dirigentes de Operações em Saúde pela Fundação Dom Cabral - Escola de Negócios de Minas Gerais, além do Curso de Compliance Anticorrupção. Obteve, por isso, a certificação CPC-A, pela LEC - Legal Ethics Compliance, como profissional de compliance. No setor público, atuou na Secretaria da Segurança Pública do Paraná; integrou a equipe do Secretário de Controle Interno e, posteriormente, atuou na Controladoria Geral do Estado. Na administração municipal de Curitiba, também foi assessor jurídico do Instituto Curitiba de Saúde. É casado com a pedagoga Virginia Neutzling Oliveira e pai de Augusto Oliveira Conde Falcão Ribeiro.

13) Dario Paixão - presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e secretário municipal extraordinário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial 

Dario Luiz Dias Paixão é doutor em Gestão do Turismo Sustentável, mestre em Turismo Internacional, é especialista em Neuroliderança e Gestão de Recursos Humanos e em Gestão Estratégica; bacharel em Administração e em Turismo. Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação desde junho de 2023 e primeiro secretário municipal extraordinário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Inteligência Artificial de Curitiba, ingressou na Prefeitura como diretor da Escola de Administração Pública e coordenador-geral das pós-graduações do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). Também foi professor de Planejamento e Organização de Eventos da Universidade Federal do Paraná, coordenador-geral de Pós-Graduação e Educação Continuada e coordenador de Cursos de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Gestão e Inovação da Universidade Positivo.

14) Denise Moraes – coordenadora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência

À frente do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência desde 2017, Denise Maria Amaral de Oliveira Moraes é professora com especialização em Educação Especial e psicóloga formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem uma longa experiência no setor, abrangendo prática profissional, desenvolvimento de projetos de acessibilidade, gerenciamento de serviços e treinamento de equipes. São mais de 30 anos dedicados ao segmento que, graças ao trabalho dela e de sua equipe, soma uma série de conquistas para os serviços públicos de Curitiba nos últimos oito anos. Nascida na capital gaúcha, Denise é casada com Waldomiro, mãe de Rafael e Manuela e avó de três crianças: Bernardo, Beatriz e Sofia.

15) Edson Bueno – diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba

Edson França Bueno é ator, diretor, dramaturgo e roteirista curitibano, com 42 anos de carreira. Um dos principais nomes da cena artística, atuou no teatro e no cinema, produziu e dirigiu inúmeras peças, e tem a sua trajetória consagrada com importantes prêmios. Recebeu 23 troféus Gralha Azul, a mais importante premiação do teatro paranaense, e 2 Kikitos no Festival de Cinema de Gramado. Nos últimos anos, Edson Bueno tem se dedicado à produção de espetáculos e encenações para a Prefeitura de Curitiba, abrilhantando os grandes eventos do calendário cultural. É diretor artístico do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais desde 2017. Em 2021, assumiu a Diretoria de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, cargo que ocupa atualmente.

16) Elenice Malzoni – coordenadora da Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres

Uma das mais experientes integrantes da equipe do prefeito Rafael Greca, Elenice é servidora da Prefeitura de Curitiba há 48 anos, desde maio de 1976. Nasceu em São Paulo, mas foi em Curitiba que se formou em Serviço Social e se especializou em Políticas e Gestão Pública. Tem sua trajetória profissional inteiramente dedicada à busca de qualidade, humanidade e inovação dos serviços oferecidos à sociedade - aí incluídas ações de defesa e promoção dos direitos de crianças, adolescentes, pessoas idosas, mulheres em situação de violência e outros grupos socialmente vulneráveis. Essas metas fizeram parte dos desafios da homenageada quando ela esteve à frente da Fundação de Ação Social (FAS) e, mais recentemente, respondendo pela Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres. Elenice tem dois filhos, Andressa e Ricardo, e os netos Gabriela e Pedro.

17) Fernando Roberto Ruthes – coordenador da Assessoria de Políticas da Diversidade Sexual

Servidor da Prefeitura há 14 anos, onde ingressou pela FAS (Fundação de Ação Social), Fernando é psicólogo formado pela Universidade do Contestado, em Santa Catarina. Ele nasceu na cidade de Rio Negro (PR). É pós-graduado em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Psicanalista, é membro da Associação Psicanalítica de Curitiba. Desde 2020, ocupa o cargo de Assessor de Direitos Humanos – Políticas da Diversidade Sexual de Curitiba. É também secretário-executivo do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores de Políticas LGBT.

18) Francisco José Zerbeto Assis – chefe de gabinete do prefeito de Curitiba

Curitibano, graduado em Jornalismo e Direito, pós-graduado em Comunicação, Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade de Salamanca (Espanha) e bolsista do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América no programa sobre Liderança e os Efeitos Econômicos da Globalização, iniciou a carreira profissional nos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, alcançando o cargo de diretor de redação dos periódicos. Também foi chefe de redação da Agência Estadual de Notícias, editor-chefe da Revista Brasileira de Administração e assessor de comunicação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e da Companhia de Saneamento do Paraná. Em 2018 ingressou na Prefeitura de Curitiba como assessor de comunicação da Secretaria Municipal de Obras Públicas e da Urbanização de Curitiba S.A., empresa gestora do sistema de transporte da capital paranaense. Desde 2021 ocupa o cargo de chefe de gabinete do prefeito Rafael Greca.     

19) José Luiz Costa Taborda Rauen – diretor-presidente da CuritibaPrev

O curitibano José Luiz Costa Taborda Rauen trabalha há mais de 40 anos na área de previdência complementar. É diretor-presidente e um dos responsáveis pela criação da CuritibaPrev - Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba). Com cerca de 7,7 mil participantes, a fundação, criada em 2019, auxilia na gestão dos recursos previdenciários da cidade. Dentro da área de previdência complementar, Rauen também participa da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) e ministra aulas sobre o tema na Escola da Magistratura Federal. Ao longo da trajetória profissional, foi presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) e diretor-presidente da Fundação Sanepar de Previdência e Assistência Social. Nascido em 1956, é advogado e tem especialização em Direito Privado pela Universidade Federal do Paraná. 

20) José Lupion Neto – presidente da Cohab

José Lupion Neto tem longa carreira no setor público. De 1980 a 1987 foi técnico no Centro de Desenvolvimento Industrial (Cendi). De 1987 a 1998 trabalhou na iniciativa privada nas áreas madeireira e agropecuária. De 1999 a 2003 presidiu as Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), foi vice-presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) e da Associação Brasileira de Floristas (Abraflor). De 2003 a 2012 trabalhou na Prefeitura Municipal de Curitiba em diferentes funções: superintendente da Secretaria de Governo Municipal, chefe de gabinete do prefeito e presidente do Instituto Curitiba de Saúde. Em 2014 foi presidente do Conselho de Administração da Compagas e presidente do Conselho de Administração do Instituto de Previdência do Município de Curitiba (IPMC). Em 2016 atuou como secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município de Castro (PR). Desde 2017 é presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

21) Juliana Cruz Lima – assessora do gabinete do prefeito de Curitiba

Bacharel em Marketing e Propaganda e graduada em Gestão Financeira, sua trajetória no serviço público começou em janeiro de 2017, quando assumiu o cargo de Assessora no Gabinete do Prefeito, ficando responsável, desde então, pelas demandas da Central de Atendimento 156. Desde 2021 exerce a função de membro suplente do Comitê Gestor da Política de Videomonitoramento de Curitiba. Em 2023, integrou, ao lado da saudosa primeira dama Margarita Sansone, a comissão de criação e seleção dos produtos das lojas #CuritibaSuaLinda. Promovida a Assessora Técnica, em 2019, passou a coordenar projetos como as Audiências Públicas "Prefeitura nos Bairros" e "Bairros na Prefeitura". Além de seu trabalho no serviço público, Juliana Cruz Lima atua na política, ocupando atualmente o cargo de secretária municipal do PSD. Também se dedica a ações sociais e filantrópicas, demonstrando seu compromisso com a comunidade.

22) Julio Mazza de Souza – secretário municipal de Urbanismo

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Paraná, é especializado em Patologia de Obras Civis (IDD) e Gestão estratégica de Organizações (FGV). Trabalhou na área de gerenciamento de obras em Curitiba, Salvador (BA) e Recife (PE). É servidor público concursado da Prefeitura Municipal de Curitiba desde 1996, onde ocupou as funções de Gerente de Vistoria de Obras, Assessor técnico e Superintendente Técnico, tendo coordenado a revisão do Código de Posturas e Obras e do Regulamento de Edificações em conjunto com a Sociedade Civil Organizada.

23) Leverci Silveira Filho – secretário municipal extraordinário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba

Secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana desde 2021, quando a pasta foi criada com o principal objetivo de articular o desenvolvimento integrado metropolitano, Leverci Silveira Filho é biólogo, especialista em conservação da biodiversidade e mestre em Políticas Públicas e Direitos Humanos. Professor da rede pública de ensino Fundamental e Médio, Leverci também foi secretário nos municípios de Quatro Barras e de Piraquara. Atuou como agente de Desenvolvimento pelo Sebrae-PR no desenvolvimento de projetos pelo terceiro setor. Trabalhou ainda na Unilivre com cursos de qualificação. No Governo do Estado do Paraná, integrou o Conselho de Desenvolvimento do Litoral paranaense e trabalhou na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

24) Lucas Navarro de Souza – advogado e assessor de Articulação Política do gabinete do prefeito de Curitiba

É Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba) e advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná, desde 2016. De 2017 a 2020, atuou como assessor Técnico no Gabinete do Prefeito, onde desempenhou papel essencial na articulação entre diferentes setores da administração pública, promovendo a viabilização de projetos de grande impacto para a cidade. Nesse período, consolidou sua experiência na gestão pública e aprofundou seu entendimento sobre as complexas demandas da administração municipal. Desde 2021, ocupa o cargo de assessor Especial e, nessa função, tem sido responsável pelas relações políticas e institucionais com diferentes esferas de governo, parlamentares, líderes comunitários, empresários e organizações da sociedade civil, favorecendo a construção de parcerias em prol do fortalecimento das políticas públicas e implementação dos projetos que ajudaram a moldar a Curitiba Inovadora que temos hoje.

25) Marcelo Linhares Frehse – presidente da Curitiba S/A

Nascido em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, há 49 anos, o advogado Marcelo Linhares Frehse tem uma vida dedicada ao serviço público. Desde 2022, como diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba – Curitiba S/A, Frehse ajudou a Prefeitura de Curitiba a regularizar 3.216.784,14 metros quadrados de terrenos na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Marcelo Frehse tem 34 anos de experiência em advocacia nas áreas cível, comercial, eleitoral e pública-administrativa, com sólida prática processual, mensuração de riscos, dentre outros. Visão sistêmica, habilidade em planejamento e adaptabilidade em novos cenários. Entre cargos que exerceu no poder público estão o de Procurador-Geral de Fazenda Rio Grande (1997-2000), Procurador-Geral de Agudos do Sul (2002-2004), Secretário Municipal de Trânsito de Curitiba (2012) e Procurador-Geral de Araucária (2013).

26) Marcio Mück – assessor do gabinete do prefeito de Curitiba

Nascido em Curitiba em 6 de novembro de 1979, graduado em Marketing pela Uniopet, com especialização em marketing digital e ciências políticas, profissional na área de treinamentos e gestão de pessoas desde 2004. Integrou o grupo de criação da atual Pirâmide Solar da Caximba em 2012, estruturou e administrou as redes sociais de Rafael Greca entre 2011 e 2016, trabalhou em suas campanhas de 2012, 2014, 2016 e 2020, foi o criador do Movimento Volta Greca e o tema Volta Curitiba, usado na eleição vencedora de 2016. Em 2015 assumiu a agenda de pré-candidato e, em 2016, a agenda da campanha. Em 2017 tornou-se assessor do prefeito Rafael Greca, responsável pela agenda e pelo alinhamento entre o gabinete, cerimonial, comunicação, secretários e regionais, além do trabalho na montagem dos cronogramas de grandes eventos, como Smart City e o Natal de Curitiba.

27) Maria Cristina Etcheverry - secretária do gabinete do prefeito de Curitiba

Nascida em Caçador (SC) em 17 de novembro de 1965, Maria Cristina Etcheverry é curitibana de coração desde os 5 anos de idade. Nona filha e gêmea de um irmão, é formada em Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com especialização em História da Arte pela Faculdade de Artes do Paraná. Atualmente faz curso de pintura botânica no Centro de Ilustração Botânica do Paraná. Depois de trabalhar por quatro anos na iniciativa privada, Maria Cristina se dedicou ao trabalho nos governos estaduais e municipais por 37 anos. No governo estadual, atuou nas gestões de Álvaro Dias, Roberto Requião, Jaime Lerner e Beto Richa. Na Prefeitura de Curitiba, esteve nas gestões de Beto Richa, Luciano Ducci e Rafael Greca.

28) Maria Sílvia Bacila – secretária municipal da Educação

Doutora em Educação pela PUCPR, Maria Sílvia Bacila é secretária municipal da Educação de Curitiba desde o ano de 2017. Também é pesquisadora, presidente da Rebrace, a Rede Brasileira de Cidades Educadoras, secretária de Articulação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR), professora associada do Departamento de Educação da UTFPR e editora-chefe da Revista Veredas, publicação online da Secretaria Municipal da Educação. Na vida acadêmica, a trajetória de Maria Sílvia foi focada na formação de professores. Professora do Ensino Superior entre 1997 e 2016, dirigiu o curso de Pedagogia da PUC no triênio 2008/2010, foi coordenadora dos cursos de pós-graduação da PUC nas seguintes áreas: Educação Especial e Inclusão (de 2001 a 2012), Psicopedagogia (2000 a 2003), Modalidades de Intervenção na Aprendizagem (período 2003 a 2010) e Alfabetização e Letramento (2010 a 2012).

29) Marina Bueno - presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS)

Graduada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Marina Bueno tem residências em Clínica Médica no Hospital Angelina Caron e em Geriatria pelo Hospital de Clínicas da USP de Ribeirão Preto (SP). Também tem especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como diretora Técnica do Hospital Municipal do Idoso entre 2019 e 2020. Iniciou sua trajetória no Instituto Curitiba de Saúde – ICS como diretora de Atenção Primária à Saúde, de 2021 a 2024, onde também recebeu o cargo de diretora de Assistência à Saúde, de 2022 a 2024. Em agosto deste ano, assumiu a presidência do ICS.

30) Marino Galvão Júnior – diretor do Instituto Curitiba de Arte e Cultura

Formado pela UFPR em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas. Especializado em Commedia dell’arte pela Scuola Internazionale del’attore Comico de Reggio Emília – Itália. Mestre em Gestão do Espetáculo pela SDA Bocconi de Milão, em parceria com o Piccolo Teatro de Milão e Accademia Teatro Scala de Milão. É ator, diretor de produção e diretor teatral. Desde 2015 é diretor do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), organização social que mantém contrato com a Prefeitura de Curitiba e responde pelas dezenas de grupos e projetos nas áreas da música, literatura, audiovisual, dança e economia criativa. Em 2016, participou a convite de dois eventos internacionais de grande relevância para as artes e para a cultura: o 1º IFA – International Festival Academy em Edimburgo, na Escócia; e o International Visitor Leadership Program (IVLP), nos Estados Unidos.

31) Mário Augusto Fontoura Júnior – secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude

Nascido em Curitiba, em 22/11/1979, Mário Augusto Fontoura Júnior formou-se em Educação Física, com aprofundamento em Treinamento Desportivo (Universidade Tuiuti do Paraná) e em Fisioterapia (Faculdades Evangélicas do Paraná). Especialista em Gestão e Organização Pública (Faculdade Educacional Araucária), é servidor público da Prefeitura de Curitiba desde 2007, na Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), onde exerceu cargos como Chefe de Núcleo e Assessor Técnico e de Juventude. Membro do Conselho Municipal do Esporte, foi atleta e técnico de Futebol 7, conquistando títulos mundiais e continentais como Bicampeão Mundial e Intercontinental pela Seleção Brasileira e campeão do Mundialito pela Seleção Brasileira.

32) Marisa Lipinski da Fonseca, professora

Marisa Lipinski da Fonseca é professora de formação. Atuou como servidora pública do município de Curitiba por 40 anos, sempre na área social, tendo participado da implantação das quatro primeiras creches de Curitiba. Participou da criação da Fundação de Ação Social e atuou em todos os programas idealizados e implantados pela primeira-dama de Curitiba Margarita Sansone, que faleceu em 20 de agosto de 2024.

33) Marli Teixeira Leite – coordenadora da Assessoria de Promoção e Igualdade Racial

Marli Teixeira é formada em Educação Física pela PUCPR, com pós-graduação em Marketing Esportivo (pela Faculdade Gama Filho) e em Administração e Políticas Públicas (pela PUCPR). Atualmente, é assessora de Promoção e Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba. Ela é servidora municipal desde 1988, tendo desenvolvido várias funções (professora, coordenadora, gerente, chefe de núcleo). Sempre foi ligada a movimentos negros de Curitiba. Nos anos 1980 presidiu o Grupo de União e Consciência Negra da capital. Em 2002, foi agraciada com o título Doutora Honoris Causa, concedido pela Faculdade Febraica e Ordem dos Capelães do Brasil, ambos com sede no Rio de Janeiro. Febraica é a sigla para Formação e Especialização Brasileira e Internacional de Capelania. O título se deve ao trabalho desenvolvido por Marli no desenvolvimento de ações comunitárias e luta pelo esporte social e direitos humanos.

34) Ogeny Pedro Maia Neto – presidente da Urbs

Engenheiro mecânico com MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, Conselheiro Certificado IBGC CCA+, especialista em governança corporativa, planejamento, finanças e gestão de negócios, Ogeny Pedro Maia Neto é, desde 2017, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), empresa que gerencia o transporte coletivo, transporte comercial e equipamentos da cidade, como a Rodoviária, o Mercado Municipal Capão Raso e a Rua 24 Horas. Sob seu comando, a Urbs fez grandes avanços nos últimos oito anos, com a retomada da integração do transporte com a região metropolitana, implantação de novos meios de pagamento de passagens, como cartões de crédito e débito, ampliação de linhas e, mais recentemente, o início de operação de ônibus elétricos. Maia Neto também tem ampla trajetória profissional na iniciativa privada.

35) Rodolpho Zannin Feijó - assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba

Nascido em Curitiba, no dia 13 de agosto de 1986, Rodolpho Zannin Feijó, nos últimos oito anos, esteve à frente dos grandes acordos e financiamentos internacionais que Curitiba fez para ser uma cidade cada vez mais sustentável. Desde 2017, Rodolpho é o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba. Com vasta e sólida formação acadêmica, Rodolpho é fluente em quatro idiomas: inglês, francês, italiano e espanhol. Rodolpho tem Mestrado Duplo em Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano pela Universidade das Nações Unidas (ONU) e pela Universidade de Maastricht, Países Baixos. Tem especialização de mestrado em Governança Multinível e Integração Regional no Instituto de Pesquisa Econômica e Social de Tecnologia e Inovação de Maastricht, Holanda. Rodolpho também é professor de Pós-Graduação no Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba nos cursos de Administração Pública, Gestão de Cidades Inteligentes e Governança e Políticas Públicas.

36) Sandra Praddo – coordenadora da Casa da Mulher Brasileira

Paulistana, nascida em 1961, Sandra Praddo vive em Curitiba desde 1986, onde construiu uma carreira dedicada ao serviço público e aos direitos humanos. É coordenadora geral da Casa da Mulher Brasileira desde 2017 e foi conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (2017–2024). Recebeu a Indicação para Embaixadora da Paz e o Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos em 2020. Com extensa atuação em políticas públicas, foi assessora do Departamento Estadual de Direitos Humanos (2011), diretora de Relações Institucionais da Prefeitura de Curitiba (2006-2010) e chefe de Divisão da Casa Civil do Paraná (1986-1999). Também é fundadora do Instituto HUMSOL, promovendo a prevenção ao câncer de mama.

37) Sezifredo Paz – diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde

Sezifredo Paz é médico veterinário sanitarista. Nasceu em 22/01/1960, em Londrina (PR), onde se formou pela Universidade Estadual (UEL). Mudou-se para Curitiba em 1981. Na capital, casou-se com Marli Encinas Paz e teve seu único filho, Vinícius. Funcionário de carreira da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), passou por inúmeros cargos. Também foi consultor da Organização Panamericana da Saúde (Opas), delegado do Ministério da Saúde durante a implantação do Mercosul e coordenador executivo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Na Secretaria Municipal da Saúde, foi diretor do Centro de Saúde Ambiental e, mais recentemente, diretor-geral da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas). É torcedor fanático do Athletico e faz sucesso na várzea ao jogar como atacante em times de futebol sub-60.

38) Tatiana Turra – presidente do Instituto Municipal de Turismo

Nascida em Curitiba (1982), Tatiana Turra é formada em Turismo pela Universidade Positivo, com especializações em Marketing (FAE) e Turismo Internacional (Espanha). Bolsista da Agência de Cooperação do Japão em 2022, trabalhou como consultora para o Ministério do Turismo e Sebrae-PR. Foi diretora do Curitiba Convention Bureau (2009-2016). Desde 2017, preside o Instituto Municipal de Turismo, liderando projetos como a Escola de Turismo, o Portal Curitiba Criativa e o Natal de Curitiba, que atraiu 2 milhões de pessoas em 2023. Sob sua gestão, Curitiba se consolidou como referência em Destino Turístico Inteligente. Em 2024, recebeu da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR) o Prêmio Nacional ABBTUR Mérito & Talento, na categoria Gestão Pública Municipal de Turismo, e celebrou Curitiba como um dos 10 destinos tendência de 2025 pela Lonely Planet.