Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Começa nesta quarta

Veja os livros que serão lançados no Festival da Palavra de Curitiba

Confira os livros que serão lançados no Festival da Palavra de Curitiba. - Na imagem, José Inácio de Melo Foto: Divulgação

Vários autores e, principalmente, autoras escolheram o I Festival da Palavra de Curitiba para lançar novos trabalhos. O Memorial de Curitiba e outros espaços culturais serão palco desses lançamentos e de sessões de autógrafos de escritores brasileiros e estrangeiros, com temáticas diversas.

A poeta, ficcionista e ensaísta Mary O’Donnell será, pela primeira vez, apresentada ao público brasileiro. Em Curitiba, a irlandesa lançará o livro de poemas Onde Estão os Pássaros, traduzidos para o português pela escritora curitibana Luci Collin. Seus poemas expressam a dor da perda e das feridas causadas pelo ser humano à natureza e a si próprio.

Migrações forçadas, relações parentais, paradoxos transgeracionais são temas que também perpassam suas poesias. Onde Estão os Pássaros é uma publicação da Arte & Letra, de Curitiba, e a edição bilíngue conta com o apoio da Cátedra W. B. Yeats, da USP.

A autora comentou sobre o prazer de participar do I Festival da Palavra de Curitiba. “Estou totalmente encantada com essa oportunidade de estar em Curitiba e de ter meus poemas apresentados em português brasileiro”, disse. Mary O’Donnell explicou que o livro que lançará em Curitiba é uma seleção de poemas da sua coletânea mais recente, Massacre of the Birds, publicada na Irlanda em 2020.

“Esse livro aborda variados temas, que vão das relações familiares, sobretudo entre mãe e filha, ao testemunho do desequilíbrio pelo qual passa a natureza com a morte e desaparecimento de vários pássaros e outros animais. Ainda que possa parecer que já não há tempo para salvar o planeta, é função do poeta trazer essas questões para os leitores”, afirma a escritora irlandesa.

O encontro com Mary no Festival da Palavra está marcado para sexta-feira (29/9), às 16h30. Além do lançamento do livro, ela participa do bate-papo (em inglês) Palavra Poética e Transformação, mediado por Liana Leão.

Cidadão do mundo

Kiran Bhat, cidadão estadunidense de origem indiana, morando atualmente em Mumbai, é um escritor internacional, já viveu em diversos países e aprendeu 12 idiomas diferentes, entre eles o português. No Festival da Palavra de Curitiba, Kiran vai divulgar o romance Afora, Adentro, que reúne seis personagens em histórias que se entrelaçam. A particularidade é que os seis vivem em países de língua portuguesa, cada um representando um lugar (Portugal, Angola, Guiné Bissau, Macau, Brasil e Timor Leste).

“É um livro para aprender como é a atualidade mundial pela perspectiva lusófona”, diz Kiran Bhat. O escritor está entusiasmado com a participação no Festival da Palavra. “Vou apresentar o meu livro e falar sobre minhas experiências, sendo uma pessoa mundial, vivendo em muitos países. Estou muito animado com o público de Curitiba”, revelou.

Kiran também participará de um bate-papo sobre Literatura da Índia Contemporânea no domingo (1º/10), às 14h, no Cine Passeio, onde estará autografando o seu livro. O encontro também tem a participação dos indianos Jyotikiran Shukla e Shelly Bhoil, com mediação de Anna Beatriz Paula (UFPR). Shelly Bhoil, poeta e escritora, que atualmente mora em São Paulo, também estará lançando seu livro.

Antologia poética

O Filho do Sol é a nova obra do poeta José Inácio Vieira de Melo, alagoano radicado na Bahia. O livro é uma antologia comemorativa dos seus 55 anos e reúne poemas dos seus nove livros anteriores, além de cinco poemas inéditos. O livro também será publicado no México.

“Aguardo o Festival da Palavra de Curitiba com muita alegria e expectativas de muitos encontros. Fico feliz que aconteça um evento dessa natureza. Quanto mais festivais, festas e folias literárias acontecerem por todo o Brasil, nós só temos a ganhar”, disse o poeta, que é curador da Festa Literária Internacional do Pelourinho, de Salvador.

José Inácio Vieira de Melo participa do primeiro bate-papo de quinta-feira (28/9), às 9h, no Memorial de Curitiba, ao lado de Jussara Salazar.

Ativismo

A escritora, professora e ativista Amara Moira lança a terceira edição de seu livro E se eu Fosse Puta, de crônicas e poemas, escritos a partir das suas experiências como mulher trans e militante dos direitos LGBTIQA+. O livro de estreia derivou de um blog no qual relatava sua vida trabalhando como prostituta.

Amara é doutora em Teoria Literária pela Unicamp e tem outras obras publicadas com relatos biográficos, textos ficcionais e que abordam o papel da literatura como fonte de transformação social.

Amara Moira participa do bate-papo Palavra e Sociedade na sexta (29/9), às 14h30, no Memorial de Curitiba, com mediação de Mariângela Guimarães.

Malaika, a Força do Congo

No campo da literatura infanto-juvenil, as autoras Cassiana Pizaia, Rima Awada e Rosi Vilas Boas apresentam o inédito Malaika, a Força do Congo, parte da coleção Mundo sem Fronteiras, da Editora do Brasil. As três autoras são premiadas com suas obras de ficção para crianças e jovens, recomendada por instituições como a Biblioteca Nacional e a ONU.

A história de Malaika leva o leitor a uma viagem pelo interior do Congo com todas as suas riquezas e perigos. Malaika percorre florestas, povoados, montanhas e minas. Navega pelo Rio Congo e atravessa o Atlântico num porão de navio até o Rio de Janeiro. Enquanto foge da violência em busca de segurança em um novo lar, ela nos conduz pela história, pela geografia, pelo modo de vida e pelos dramas humanos num dos países mais violentos do mundo.

Cassiana Pizaia estará ao lado de Michel Sleiman no bate-papo sobre Vida, Poesia e Distopia, no sábado (30/9), às 16h, no Memorial de Curitiba. O bate-papo será mediado por Rima Awada, quando será feita a sessão de autógrafos.

Outros lançamentos estão previstos, como Pedra, Papel e Tesoura, da argentina Inés Garland, que também atua na área da literatura infanto-juvenil. A escritora participa do bate-papo A Palavra para a Juventude (em espanhol), na quinta-feira (28/9), às 16h30, com mediação de Maria José Bucco Coelho.

Ainda entre os livros infantis está Jimi, o Gato que Lia Jornal, de Regina Casillo. O lançamento será no domingo (1/10), às 19h30, no Auditório Regina Casillo.  


Lançamentos de livros no Festival da Palavra de Curitiba

Livro: Onde estão os pássaros
Autor: Mary O'Donnell
Dia: 29 de setembro
Horário: 16h30
Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco)

Livro: Afora, Adentro
Autor: Kiran Bhat
Dia: 1º de outubro
Horário: 14h
Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro)

Livro: O Filho do Sol
Autor: José Inácio Vieira de Melo
Dia: 28 de setembro
Horário: 9h
Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco)

Livro: E se eu fosse puta
Autora: Amara Moira
Dia: 29 de setembro
Horário: 14h30
Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco)

Livro: Malaika, a Força do Congo
Autoras: Cassiana Pizaia, Rima Awada e Rosi Vilas Boas
Dia: 30 de setembro
Horário: 16h
Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco)

Livro: Pedra, Papel e Tesoura
Autora: Inés Garland (Argentina)
Dia: 28 de setembro
Horário: 16h30
Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco)

Livro: Jimi, o Gato que Lia Jornal
Autora: Regina Casillo
Dia: 1º de outubro
Horário: 19h30
Local: Auditório Regina Casillo (R. Lourenço Pinto, 500 – Centro)

Em alta