Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inter 2

Veja como vai ser o novo viaduto Curitiba-Pinhais; obra começa na próxima semana

Eduardo Pimentel assina ordem de serviço para construção do novo viaduto entre Curitiba e Pinhais.

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, assinou na manhã desta sexta-feira (28/3) a ordem de serviço para a construção do novo viaduto Curitiba-Pinhais, que fará a ligação da Avenida Victor Ferreira do Amaral com a Rodovia João Leopoldo Jacomel. A obra faz parte do Lote 4, Pacotes 3 e 4, do projeto do Novo Inter 2, um dos mais importantes investimentos em mobilidade urbana da capital paranaense.

Com um investimento total de R$ 68.797.559,49, a obra do viaduto Curitiba-Pinhais está programada para começar na próxima semana e tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito e a segurança viária com municípios da região metropolitana. A previsão é que os trabalhos avancem ao longo dos próximos 18 meses.

O novo viaduto terá 155 metros de comprimento e 25,03 metros de largura, com três faixas de rolamento em cada sentido e barreiras de proteção. Além do viaduto, o projeto prevê a construção de duas pontes sobre o Rio Atuba, localizadas nas vias marginais. Cada ponte terá 35 metros de extensão e 13,40 metros de largura, com duas faixas de rolamento, barreiras de proteção e um passeio de 2,88 metros para pedestres. O pacote de obras também inclui a construção de uma rotatória e melhorias no sistema viário complementar da divisa dos municípios naquele ponto.

Para minimizar os impactos no tráfego local, a obra será iniciada pela construção das pontes e vias marginais, uma de cada lado da avenida. Com essa estratégia, o tráfego no eixo principal será mantido sem grandes interferências durante os trabalhos.

O prefeito Eduardo Pimentel destacou a relevância da obra para a mobilidade urbana. “Na véspera do aniversário de Curitiba, assino a ordem de serviço e nos próximos dias começam as obras do viaduto e das duas pontes na divisa entre Curitiba e Pinhais, que vão fortalecer essa circulação tão importante sem travar nenhuma pista do trânsito. Essa estrutura forma um grande complexo viário que beneficia essa região e a região metropolitana”, afirmou.

A cerimônia de assinatura ocorreu durante a entrega das obras de modernização viária da Avenida Victor Ferreira do Amaral e contou com a presença da prefeita de Pinhais, Rosa Maria Colombo; do prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli; secretários municipais; técnicos da prefeitura e representantes da empresa Castilho Engenharia, executora da licitação.

Com a assinatura da ordem de serviço, as equipes técnicas podem iniciar os preparativos para a execução da obra, que deve trazer benefícios diretos para moradores de Curitiba e Pinhais, além de impulsionar o desenvolvimento urbano da área.

Inter 2

As obras fazem parte do projeto Novo Inter 2, um dos principais investimentos em mobilidade urbana de Curitiba. Além da construção do viaduto e das pontes, o projeto contempla a requalificação de vias, implantação de novos pavimentos e calçadas, nova iluminação pública e melhorias na drenagem ao longo do trajeto da linha Inter 2 e em seu entorno. A expectativa da prefeitura é que as intervenções resultem em maior eficiência e conforto para os passageiros do transporte coletivo, além de otimizar a circulação de veículos na região.

O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, também ressaltou a importância da iniciativa. “Estamos investindo no Inter 2, que é a segunda linha mais carregada de Curitiba. São mais de R$ 850 milhões em 28 bairros, beneficiando indiretamente 600 mil pessoas. Com isso, estamos requalificando urbanisticamente essas regiões, com macrodrenagem, pistas de concreto, entre outras características, que reduzem e muito o custeio com manutenção, em uma ação fiscal sustentável”, disse.

O Novo Inter 2, voltado à modernização do transporte coletivo, beneficiará 181 mil passageiros diariamente. As obras, que ocorrem em diversas regiões da cidade, são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e gerenciadas pela Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag). O financiamento é realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Prefeitura de Curitiba.

Reunião pública

A Prefeitura de Curitiba irá organizar uma reunião pública para apresentar o plano de ataque da nova obra. O encontro ocorrerá no dia 3 de abril, às 18h30, no Auditório da Rua da Cidadania do Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150 - Cajuru). O objetivo do evento é detalhar as intervenções previstas e esclarecer dúvidas da população sobre o impacto das obras na mobilidade e infraestrutura da região.

Desde 2019, a Prefeitura de Curitiba vem divulgando as propostas para a ampliação da velocidade e capacidade da Linha Direta Inter 2. Antes mesmo da assinatura do contrato, foram realizadas quatro audiências públicas presenciais em outubro de 2019. Em 2022, uma consulta online permaneceu ativa por 60 dias e ouviu a opinião de mais de 2 mil pessoas de toda a cidade sobre o projeto.