A Estrada Guilherme Weigert, no Santa Cândida, e outras ruas dos bairros Vila Izabel, Uberaba, Atuba, Sítio Cercado e Santa Felicidade receberão, ao longo desta semana, obras de reciclagem do asfalto. São ações da Prefeitura de Curitiba para requalificar a malha viária da cidade e zelar pela segurança e conforto das pessoas durante seus deslocamentos.
Os moradores aprovam as obras do programa Asfalto Novo, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). A estudante de zoologia Débora Fernandes, que vive com a família na Estrada Guilherme Weigert, conta que ficou feliz ao acompanhar o início da obra.
"Estamos todos felizes na vizinhança porque a rua precisava muito de uma obra dessa qualidade. Estava com remendos, desníveis e buracos que acumulavam água ou poeira. Faz diferença na vida da gente morar em um lugar com um asfalto bom", diz Débora.
1 km de obra
Na rua da estudante, as melhorias acontecem em 1.069 metros, desde a Theodoro Makiolka até a Ilda C. Manaszczuk. A Estrada Guilherme Weigert é importante para a ligação do bairro e também serve como trajeto para o transporte coletivo, sendo rota das linhas 232-Aliança e 236-São Benedito.
Iniciada em 5 de setembro, a reciclagem da via tem previsão de ser concluída nos próximos 15 dias, mas o cronograma pode ser alterado em caso de chuva.
A primeira etapa, de retirada da camada de antipó desgastada pelo tempo, foi concluída, e agora a equipe vai trabalhar no reperfilamento e revestimento do novo asfalto. "Serão aplicadas duas camadas, com intervalo de dias entre cada uma para o tempo de cura do asfalto. Por último, será feita a nova sinalização", explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Ainda no Santa Cândida, a poucos quilômetros de distância, as ruas José Antônio Leprevost e Julia Amaral di Lena também recebem a atenção da Prefeitura para assegurar caminhos seguros aos moradores. A manutenção dos pavimentos acontece em 91 metros da José Antônio Leprevost, no trecho entre a Rua João Gbur e a Avenida Paraná, enquanto na Rua Julia Amaral di Lena, as melhorias alcançam 139 metros, desde o cruzamento com a José Antônio Leprevost até a Coronel Wallace Murray.
Pelos bairros
Outras vias estão sendo contempladas com obras de reciclagem do asfalto nesta semana, entre elas as ruas Anna Kloster Guimarães (Uberaba), Maria Noemia dos Santos (Santa Cândida), João Batista Scucato (Atuba), Alcindo Fanaya (Atuba), Campina Grande do Sul (Sítio Cercado), Piraquara (Sítio Cercado), Lauriana Marcondes Ribeiro (Santa Felicidade) e Doutor Fábio Rogério Bertoli Arns (Uberaba).
Também estão em andamento nesse período obras de fresa e recapeamento para restaurar a qualidade do asfalto em vias de asfalto definitivo e de implantação de asfalto em ruas que ainda são de saibro. Nestes casos, além do pavimento, as vias recebem completa estrutura de drenagem, com galerias pluviais, bocas de lobo e meio-fio.
São exemplos dessas intervenções as ruas Newton Laporte (Lamenha Pequena), Domingos Baldan (Umbará), Santa Terezinha (Umbará), José Ângelo Miquelleto (Umbará), Manoel Miguel Alves Filho (Umbará), Benedito Carollo (Riviera), Edmundo Ekstein (Cidade Industrial), Lionidetti Sovinski Pacheco (Santa Felicidade) e Lauriana Marcondes Ribeiro (Santa Felicidade)."