Desde o início do ano letivo, em 12 de fevereiro, a rede municipal de ensino de Curitiba tem tomado medidas preventivas e de reforço na higiene para dar suporte à prevenção da transmissão do vírus.
Todas as escolas e creches municipais receberam orientações da Secretaria Municipal da Saúde, além de material pedagógico próprio, desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal da Educação, para dar suporte aos debates sobre o tema dentro das unidades.
Também estão sendo entregues kits com água sanitária, desinfetante, álcool gel, álcool 70%, sabonete, papel toalha, máscara e pulverizador (bombinha).
“Tanto o kit especial, além do material que já é adquirido pelas escolas com recursos do Fundo Rotativo, quanto o material pedagógico buscam contribuir com as medidas e orientações já adotadas pelo poder público. Prevenção é fundamental”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
A Secrataria Municipal da Saúde reforça que não há motivo para pânico e a rede municipal está preparada tanto para conter a expansão do vírus quanto para tratar os casos que venham a ser confirmados.
As orientações são importantes para evitar a propagação do vírus. A maioria dos casos registrados até agora no mundo até agora (entre 85 e 90%) são leves, similares a uma gripe, com taxa de letalidade baixa (e concentrada em pessoas idosas e com histórico de outras doenças).
Os cuidados para prevenir a infecção são simples.
Confira os cuidados específicos para as escolas:
- Manter os ambientes ventilados
- Orientar a todos para Lavar as mãos com freqüência, usando água e sabonete líquido, principalmente depois de tossir ou espirrar, ir ao banheiro e antes das refeições. Também é efetiva a fricção das mãos com álcool 70% gel
- Orientar e incentivar todos da comunidade escolar a utilizar etiqueta da tosse
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal
- Cobrir o nariz e a boca com lenços/papéis descartáveis quando tossir ou espirrar
- O lenço utilizado deve ser descartado
- Caso não haja lenço ou toalha de papel disponível, ao espirrar ou tossir é preferível cobrir o nariz e a boca com a manga da camisa
- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas
- Não compartilhar copos, canudos, toalhas, talheres, alimentos, maquiagem e protetores labiais, canetas, lapiseiras, borrachas, brinquedos, celulares
- Orientar estudantes e suas famílias a higienizarem com frequência os pertences pessoais dos alunos (copo, garrafas plásticas, mochilas)
Quanto aos bebedouros:
- Não colocar os lábios no bico ejetor de água
- Realizar desinfecção do equipamento com álcool 70%, frequentemente
LEIA MAIS
Veja todas as orientações da saúde para as escolas, disponíveis no site da Saúde
Escolas começam a receber kits de higiene e material pedagógico com orientações