Para garantir toda a estrutura necessária ao trabalho dos servidores em tempo de pandemia, a equipe da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal providenciou a sanitização dos equipamentos públicos municipais, para manter os ambientes saudáveis para os que trabalham nestes locais e para a população que frequenta os espaços, a compra de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva, além de produtos de higienização.
Um serviço inédito foi criado assim que a cidade foi declarada em situação de emergência pelo novo coronavírus. O TelePaz é o serviço de acolhimento emocional gratuito, que começou a ser oferecido para os servidores e depois foi estendido à população em geral. O atendimento é oferecido todos os dias, das 8 horas às 18 horas, e quem liga pode compartilhar por telefone seus sentimentos com psicólogos experientes da Prefeitura de Curitiba.
“Outra iniciativa importante foi a contratação emergencial de profissionais de enfermagem para reforçar as equipes de saúde da rede municipal”, declara o secretário de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel de Oliveira.
Foram contratados 358 profissionais da Saúde, sendo 140 enfermeiros e 218 técnicos de enfermagem em saúde pública.
Uma parceria entre diversas áreas da Prefeitura colocou no ar o site exclusivo sobre o novo coronavírus - o Portal Covid-19 – com conteúdo claro e direto sobre as ações de combate à pandemia, detalhamento dos gastos, dados de fiscalização, o cenário da covid-19 em Curitiba, protocolos e orientações de saúde.
Principais iniciativas da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal
- Telepaz – serviço de escuta e acolhimento emocional gratuito, em tempos de isolamento social, oferecido aos servidores municipais (3350-8200) e à população em geral (3350-8500), realizado por uma equipe de 12 psicólogos clínicos, todos os dias da semana, das 8 às 18 horas.
- Contratação de 358 profissionais da Saúde, através de processo seletivo simplificado, sendo 140 enfermeiros e 218 técnicos de enfermagem em saúde pública.
- Portal Covid-19 – disponibilização de site exclusivo sobre o novo coronavírus, com acesso e conteúdo claro e direto, que fornece informações sobre as ações de combate à pandemia, como o detalhamento dos gastos e dados de fiscalização. Desenvolvido em parceria com o gabinete do prefeito, Secretaria da Comunicação Social e Controladoria da Secretaria de Finanças.
- Sanitização de 1.111 equipamentos municipais, que corresponde a mais de um milhão de metros quadrados, protegendo assim os servidores municipais e os usuários dos serviços públicos. Esta sanitização é mais que uma higienização ou uma limpeza, pois o produto aplicado forma uma película, que elimina vírus, bactérias e fungos. Também foi realizada a contratação da sanitização de 2.640 pontos de parada do transporte coletivo, de 278 estações-tubo, Terminal Rodoviário de Curitiba (alas estadual, interestadual e plataforma de desembarque). Foram ainda adquiridos produtos e equipamentos para sanitização dos coletivos, que atendem o transporte público de Curitiba.
- Aquisição de produtos de higienização e equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs), para distribuição aos servidores municipais da administração direta e indireta, em atividade, exceto os profissionais da Saúde, e para os equipamentos municipais.
- Contratação de artesãos da Associação Mãos Criativas e da Associação dos Núcleos Artesanais de Vizinhança para confecção de 15.000 máscaras reutilizáveis, disponibilizadas para a população em atendimentos como os da Fundação de Ação Social e em unidades municipais que recebem população carente.
- Recepção, administração, formalização e distribuição das doações de bens e serviços, realizadas por diversas entidades à Prefeitura de Curitiba.
- Desenvolvimento do sistema de atendimento on-line da perícia médica para os servidores municipais de Curitiba. Os que têm quadro gripal ou patologias graves estabelecidas pelo Ministério da Saúde em função da pandemia decorrente do novo coronavírus acessam o serviço pelo Portal do Servidor.