Para garantir o acesso das crianças e estudantes à educação durante a suspensão das aulas presenciais, a Secretaria Municipal da Educação lançou, em 13 de abril, a TV Escola Curitiba, que oferece conteúdos do currículo da rede municipal de ensino na TV aberta e em canal próprio no YouTube.
Na TV aberta, em Curitiba, as videoaulas estão disponíveis nos canais 9.2 e 4.2. Além disso, por meio de parceria com o governo do Estado e Rede Massa, outros 217 municípios do Paraná também têm acesso ao mesmo conteúdo.
No YouTube, são mais de 93 mil inscritos e 14 milhões de visualizações desde a estreia.
A Secretaria produz as videoaulas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (fase 1), além das propostas de educação infantil.
As equipes pedagógicas dos Núcleos Regionais da Educação, juntamente com professores de cada unidade educacional, elaboram materiais complementares específicos para cada turma. Esses materiais são retirados a cada 15 dias, diretamente nas unidades.
Kits alimentação
Além da questão pedagógica, a Educação também tem fornecido a todas as famílias de estudantes kits de alimentação escolar (são 140 mil matrículas na rede). O objetivo é compensar a ausência de alimentação escolar devido à suspensão do atendimento presencial em escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados.
A ação começou a ser feita em abril. Desde então foram distribuídos 256.734 kits (até junho). Em julho, mais cerca de 120.000 estão sendo distribuídos.
Veja as principais ações na área da Educação:
Videoaulas
A TV Escola Curitiba oferece os conteúdos do currículo da rede municipal de ensino na TV aberta e em canal próprio no YouTube.
Alimentação escolar
Todas as famílias de estudantes são beneficiadas com itens da alimentação convencionados pelos nutricionistas e pelo conselho de alimentação escolar, priorizando a aquisição de gêneros da agricultura familiar.
Formação de professores
A formação profissional também teve continuidade durante a pandemia, mas, com cursos na modalidade on-line. A Expo Educação – feira que substituiu, desde 2018, o modelo antigo de Semana de Estudos Pedagógicos – teve sua versão digital, com lives ao longo de dois dias. Foram mais de 80.000 inscritos, quatro vezes o público registrado nas versões presenciais, em 2018 e 2019, quando o evento foi realizado no pavilhão de exposições do Parque Barigui.
Aquisição de EPIs
Aquisição de EPIs
A Educação adquiriu tapetes sanitizantes, termômetros infravermelhos, totens para álcool em gel, luvas de látex e máscaras para todas as unidades (4.150 no total). Foram encaminhadas às unidades cinco mil unidades da máscara tipo “face shield”.
Também começaram a ser entregues 800 novos computadores para as unidades.
Obras
Neste período foram finalizadas as obras de duas quadras cobertas (nas escolas municipais Cerro Azul e Theodoro de Bona, na regional Boa Vista).
Estão em fase final as quadras das escolas Walter Hoerner (Santa Felicidade) e José de Anchieta (Portão).
Além disso, em relação à infraestrutura, são cinco CMEIs novos – CEIs que foram municipalizados, reformados e adequados aos padrões da rede municipal.