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Pandemia

Veja ações do município no combate ao coronavírus

Ações do município no combate ao coronavírus. - Na imagem, Máscara do FabLab. Foto: Ricardo Marajó/FAS

Desde o surgimento do novo coronavírus, a Prefeitura de Curitiba tomou uma série de ações para diminuir o impacto da doença na população curitibana.

O trabalho começou antes mesmo do primeiro caso registrado no Brasil, já que a origem da doença em Wuhan, na China, no final do ano passado, fez soar o alerta para epidemiologistas de todo o mundo. A Secretaria Municipal da Saúde fez as primeiras normativas para unidades de saúde, clínicas e hospitais ainda em janeiro; o primeiro caso no país só seria identificado em fevereiro.

A partir daí o trabalho foi crescente, incluindo ações que foram desde a reorganização da rede de saúde do município até a contratação de 549 profissionais e colocação de 850 profissionais na linha de frente contra o corona; de articulação com a sociedade civil até a produção de própria de máscaras de proteção; de campanhas educativas para população à criação de central telefônica para atendimento da população e distribuição de alimentos para estudantes carentes.

Com o andamento da pandemia e na medida em que setores foram sendo reabertos e passaram a registrar mais movimento de pessoas, a Prefeitura implementou uma série de medidas complementares. O objetivo é orientar a população sobre as posturas sanitárias mais adequadas, de forma a não permitir descontrole na transmissão do novo coronavírus.

Uma delas foi a Resolução 01, por exemplo, que estabeleceu critérios para os serviços essenciais (que não chegaram a fechar) e os protocolos subsequentes (para os comércios que reabriram). Esse trabalho passou a embasar as fiscalizações feitas pelos órgãos municipais. 

Outro exemplo, foram as medidas de organização dos terminais de ônibus. Também houve reforço da fiscalização e das ações de orientação. 

 

Veja as principais ações até agora:

 

Gestão da saúde

  • Declaração do Estado de Emergência em Saúde, que deu mais agilidade para implementação de serviços necessários ao combate do novo coronavírus.
  • Disponibilização de mais 227 leitos de UTI na capital e mais 607 leitos de baixa complexidade.
  • Mudanças nas unidades básicas de saúde: 78 dedicadas ao novo coronavírus e outras doenças, 10 exclusivas para vacinação, 23 remanejadas (com profissionais deslocados para o atendimento ao novo coronavírus).
  • Alteração de fluxo nas Unidades de Saúde, UPAs e Unidades Básicas de Saúde: separação das pessoas que procuram atendimento ainda na porta de entrada, com divisão física entre os que apresentam sintomas da covid-19 e os que apresentam sintomas de outras doenças.
  • Rede Hospitalar foi reordenada e hospitais estão preparados para atender os casos encaminhados da doença. A orientação é para quem tem caso leve da covid-19 permanecer em casa. Quem tem caso grave, deve procurar o pronto atendimento particular, ou, em caso de usuário do SUS, ligar no (41) 3350-9000, para será orientado por videoconsulta ou sobre o local correto para atendimento presencial. O funcionamento é das 8h às 20h. Demais horários, pode-se buscar uma UPA.  
  • Disponibilização de "Assistente virtual" que faz triagem de pacientes com suspeita de covid-19.  A população pode passar pela triagem on-line de suspeita de covid-19 por meio da Central de Relacionamento da Prefeitura no WhatsApp (41-9876-2903) ou pelo chatbot nos sites da Prefeitura ou da Secretaria Municipal de Saúde.
  • Contratação de mais 549 profissionais de saúde para trabalhar no combate ao novo coronavírus, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
  • Remanejamento de profissionais: as mudanças permitem colocar mais 850 profissionais na linha de frente contra a covid-19.
  • Disponibilização do TeleTea, serviço de teleatendimento para orientação e apoio de famílias e cuidadores de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que estão em isolamento domiciliar nesse período de pandemia do novo coronavírus.
  • Proteção e auxílio à população e aos profissionais da saúde
  • Ativação do Fundo de Recuperação e Estabilização Fiscal de Curitiba, que assegura R$ 500 milhões para combate à pandemia e manutenção dos projetos da cidade.
  • Distribuição de cestas ou crédito alimentar para famílias de 17.000 estudantes da rede municipal.
  • A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba reforça medidas simples de combate ao avanço do novo coronavírus:  higiene pessoal, como a constante lavagem das mãos com água e sabão ou o uso de álcool em gel; o distanciamento social; evitar levar as mãos nos olhos, nariz e boca; ao espirrar e/ou tossir usar lenços descartáveis ou colocar o cotovelo diante da boca e nariz; manter os ambientes ventilados e evitar lugares fechados e com aglomeração de pessoas.
  • Obrigatoriedade de uso de máscaras pela população em espaços públicos, comerciais e de uso coletivo, incluindo o transporte coletivo, os táxis e os veículos de aplicativos. A orientação é que a população faça uso de máscaras caseiras. 
  • Criação do sistema de atendimento psicológico por telefone para servidores que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus (41 3350-8200) e para população em geral (41 3350-8500).
  • Receitas de medicamentos de uso contínuo foram renovadas automaticamente por mais 90 dias. Isso evita que as pessoas tenham que ir até as unidades de saúde.
  • Reforço no estoque de medicamentos e de equipamentos de segurança, ainda antes da chegada do novo coronavírus em Curitiba.
  • Aumento das compras de álcool gel, luvas, máscaras e demais equipamentos de segurança feito antes da notificação dos primeiros casos de covid-19 na cidade.
  • Cirurgias eletivas, que não são consideradas urgentes, foram suspensas.
  • Atendimentos odontológicos de rotina também foram suspensos. Só estão sendo atendidos os casos emergenciais.
  • Todas as atividades em grupos (ioga, canto, ginástica) com idosos suspensas na rede saúde.
  • Máscaras escudo: os equipamentos de proteção estão sendo impressos nas impressoras 3D no FabLab do Cajuru. As 21 impressoras dos Faróis do Saber e Inovação também foram levadas ao FabLab.
  • Antecipação do 13º salário para os servidores públicos.
  • Implantação de uma unidade específica para atendimento de profissionais da saúde da Prefeitura em casos de sintomas da covid-19. 
  • Prefeitura disponibiliza até 100 vagas em dois hotéis na região central do município para profissionais da saúde. Um dos hotéis, com 50 vagas, foi destinado a trabalhadores da rede municipal de saúde que estejam trabalhando na linha de frente de combate à covid-19, morem com familiares que estão no grupo de risco e não possuam estrutura domiciliar para o adequado isolamento. O outro hotel, também com 50 vagas, foi destinado a profissionais da saúde, da rede municipal ou de hospitais de Curitiba, que, porventura, venham a testar positivo para o novo coronavírus e precisem ficar isolados e da mesma forma não possuam estrutura domiciliar adequada para tal. 

 

Isolamento social

  • Ampliação dos serviços on-line para atender a população.
  • Suspensão das aulas nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Também foram fechados todos os Faróis do Saber, em praças e nas escolas. Foi cancelada a Prova Brasil. As crianças e estudantes que estão em casa cumprindo o isolamento têm videoaulas que podem ser acompanhadas pelo canal 9.2 UHF da TV Paraná Turismo, das 8h às 21h, de segunda-feira a sábado, ou pelo canal TV Escola Curitiba no YouTube.
  • Cancelamento de todos os espetáculos e apresentações culturais e cursos da Fundação Cultural de Curitiba. Os espaços culturais também foram fechados.
  • Cancelamento de todos os programas, atividades e espaços como Centros de Esporte e Lazer e Clubes da Gente. Paralisados o Pedala Curitiba, Lazer na Rua XV, Passos na História, etc. Os Jogos Escolares e as demais competições esportivas programadas também foram canceladas.
  • Suspensas as atividades de serviços presenciais nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), que estão atendendo apenas situações de emergência.
  • O atendimento nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sines) estão acontecendo mediante agendamento prévio no site.
  • Suspensos os cursos e programas: Liceus de Oficio, Mobiliza, Primeiro Emprego, Empregotech e FAS Aprendiz.
  • Fechados o Museu de História Natural Capão da Imbuia e o Zoológico Municipal, estufa e jardim das sensações no Jardim Botânico, Memorial Polonês do Bosque do Papa, Memorial Ucraniano do Parque Tingui e o Bosque Reinhard Maack e o Passeio Público.
  • Torre Panorâmica está fechada, assim como os postos de atendimento ao turista na rodoferroviária, Jardim Botânico, Torre Panorâmica, aeroporto e Palacete Wolf.
  • Feira do Largo da Ordem, no Centro Histórico, foi suspensa e canceladas as feirinhas de Páscoa. Lançado site  que ajuda 1.750 artesãos da Feirinha do Largo a vender seus produtos on-line.  
  • Ala interestadual da Rodoviária de Curitiba está desativada para desembarque de ônibus de outros estados.
  • Mercado Municipal, Mercado Central, Mercado Regional do Cajuru e Sacolões estão abertos para o público, com restrições. 
  • Suspensa a Aula Inaugural do Bom Negócio e também as aulas presenciais do programa.
  • As capacitações sobre empreendedorismo e cidades inteligentes da Prefeitura e Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação passaram a ser EAD (à distância).
  • Worktibas, Cine Passeio e Barigui permanecem fechados.
  • O Smart City Expo Curitiba 2020, edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, teve a data da sua terceira edição adiada para dezembro.
  • As reuniões presenciais do programa Fala Curitiba foram canceladas. A consulta está sendo realizada de forma on-line. 
  • Atendimentos presencias dos serviços da Prefeitura foram suspensos. Vários órgãos, como Finanças e Urbanismo, paralisaram o atendimento presencial tanto nas Ruas da Cidadania como nas sedes das secretarias e no prédio central.
  • Suspensão das atividades de casas noturnas, boates, casas de espetáculos, e demais estabelecimentos dedicados à realização de festas, eventos e recepções (artigo 3 do decreto 470).
  • Recomendação de suspender as atividades não essenciais da iniciativa privada, tais como: cinemas e teatros; academias de ginástica, natação e esportes em geral; salões de beleza; escolas de música, artes, línguas e congêneres; autoescolas; tabacarias. Transcorridos cerca de dois meses, houve um pedido de abertura de academias na Justiça, que nem chegou a deliberar sobre o tema, por entender que Estado e município não proibiram o funcionamento, mas, sim, recomendaram o fechamento. Caso academias decidam reabrir devem seguir os protocolos do município com orientações e restrições para prevenção ao novo coronavírus. 
  • Shopping Centers solicitaram a reabertura e o governo do estado emitiu uma nota orientativa para shoppings/galerias/centros comerciais. A Vigilância Sanitária de Curitiba fiscaliza para que as restrições sejam cumpridas. 
  • Devem se manter em funcionamento as seguintes atividades essenciais, mas evitando aglomerações e adotando comportamentos para conter o avanço do novo coronavírus: supermercados e hipermercados, feiras livres, padarias, farmácias, postos de combustível, lojas de conveniência.
  • Estabelecidos critérios para presença das pessoas nos estabelecimentos e serviços. A capacidade máxima tolerada passa a ser de uma pessoa a cada 9 metros quadrados. Áreas menores, cuja ocupação seja incompatível com o espaçamento de 9 m2, deverão providenciar o atendimento externo (da porta para fora). Os locais devem definir acesso de entrada e saída, assegurando o devido controle da circulação. O distanciamento mínimo deve ser de 1,5 metro entre as pessoas e deve ser obedecido também nas filas do lado de fora, que deve ser organizada pelos estabelecimentos. O local de entrada e também em pontos internos deve ter álcool em gel à disposição dos usuários.
  • Prédios comerciais que disponham de elevadores devem diminuir a capacidade máxima nesses equipamentos e fazer a identificação dessa limitação para os usuários.
  • O sistema de alimentação por self-service é proibido em Curitiba. Os estabelecimentos poderão servir pratos à la carte, por delivery ou com entregas nos balcões, seguindo demais regra sanitárias.
  • Eventos, comemorações e confraternização, a recomendação é que sejam suspensos.
  • Num primeiro momento, foi recomendado que as  celebrações religiosas fossem realizadas por sistema on-line. Depois, o governo estadual permitiu que elas voltassem a ocorrer, desde que seguindo restrições de limite de público, entre outras. A Prefeitura de Curitiba realiza fiscalizações. 
  • Estão proibidas a visitação a idosos nas instituições de longa permanência; a visitação a pacientes internados (acompanhantes para idosos e crianças estão permitidos); a venda e uso de narguilés, arguilés e hookah.
  • Crianças com até um ano de idade e pessoas com 60 anos ou mais devem se deslocar apenas para atividades necessárias, evitando transporte coletivo, excussões, evitando eventos com concentração de pessoas.
  • Secretarias da administração mudam escalas de trabalho e adotam home office para equipes.

 

Parcerias e campanhas

  • Instalação do serviço de telemedicina. Curitiba foi a primeira capital do Brasil a ter a videoconsulta, com a plataforma doada pela Doctoralia.
  • Criação do programa Anjos da Saúde, uma iniciativa para ampliar os cuidados com idosos durante a pandemia.  O programa vai funcionar por meio de uma tutoria, a ser exercida junto a idosos que não dispõem de rede de apoio familiar e que estejam em condições de saúde mais frágeis. Os tutores serão profissionais dos distritos sanitários e estudantes de medicina do último período, que acompanharão e orientarão os idosos durante visitas presenciais. As ações serão implementadas por meio de uma parceria que se iniciará com a PUC-PR. Outras instituições de ensino superior também poderão vir a participar do programa.
  • Máscaras escudo: além dos equipamentos de proteção produzidos no FabLab do Cajuru, pessoas físicas e empresas estão doando os materiais necessários para a fabricação das máscaras (chapa de Polietileno Tereftalato de Etileno Glicol, cristal transparente, filamento para impressão 3D, elástico aurata com furos para regulagem de tamanho, saco plástico tipo “ziploc” para separação dos kits.
  • Conselho de Arquitetura e Urbanismo vai antecipar a aquisição de três impressoras 3D emprestar para o FabLab neste período.
  • Lançado o Desafio Máscaras do Bem inspirado no movimento global #Masks4All, que incentiva a produção de máscaras caseiras na luta contra o avanço do novo coronavírus. O objetivo é doar 100 mil máscaras para entidades filantrópicas de Curitiba que atendem pessoas mais vulneráveis ao vírus, como idosos e pacientes com doenças respiratórias e diabetes. A iniciativa tem o apoio do Vale do Pinhão, da Prefeitura e Agência Curitiba de Desenvolvimento.
  • Vale do Pinhão, com o apoio do Clube da Alice, está promovendo diversas ações para manter o empreendedorismo ativo.
  • Programa Empreendedora Curitibana continua, só que agora online, pelo facebook do Vale do Pinhão. As oficinas, palestras, dicas importantes de empreendedorismo, notícias de interesse, não param.
  • Atendimento no Espaço Empreendedor, nas Ruas da Cidadania, está fechado, mas não está parado. Os microempreendores individuais poderão obter informações através do e-mail da unidade mais próxima (Boa Vista, Bairro Novo, Tatuquara, Santa Felicidade, Boqueirão, Cajuru, CIC, Fazendinha/Portão e Pinheirinho). Além disso, os MEIs poderão tirar dúvidas através do WhastApp do Sebrae-PR: (41) 9 9787-8003.
  • Três startups do Vale do Pinhão foram selecionadas pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e já começaram a oferecer gratuitamente soluções para ajudar empreendedores da cidade em dificuldade devido à pandemia do novo coronovírus. O aplicativo de delivery PedidosNaMão, que funciona como uma plataforma de pedidos e delivery para restaurantes, bares, cafés e lanchonetes, está disponibilizando seu app de pedidos on-line com todas as comissões zeradas até o dia 1º de setembro. Voltado também a pequenos empreendedores e autônomos, a startup PluzApp está oferecendo gratuitamente seu aplicativo para cobranças de vendas e serviços.Já a startup Proh oferece um aplicativo que facilita o contato entre médicos, advogados, professores e outros profissionais com a população. O app curitibano funciona como um chat, em que a pessoa pode conversar com o profissional.

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