Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Procedimento em dia

Validade da prova de vida de aposentados e pensionistas do IPMC pode ser conferida pelo site

Validade da prova de vida de aposentados e pensionistas do IPMC pode ser conferida pelo site. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) contam com algumas maneiras de regularizar a prova de vida, procedimento obrigatório que deve ser feito anualmente. Para saber até quando a prova de vida está válida, os beneficiários devem acessar o site do IPMC e informar CPF e senha. A validade aparece logo abaixo da barra de pesquisa. 

A funcionalidade disponível no portal facilita a verificação, pois nem sempre será necessário comparecer pessoalmente na sede do Instituto, no bairro Alto da Glória. São convocados para atendimento presencial apenas aqueles que não fazem a prova de vida por algum dos demais meios de comprovação, no intervalo de um ano. 

As opções para a validação da prova de vida incluem o aplicativo do GOV.BR, atendimentos de saúde no SUS de Curitiba, além do Centro de Saúde ou da rede credenciada do plano de saúde dos servidores da Prefeitura, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS). 

O IPMC alerta que não é preciso agendar atendimento médico para fazer a prova de vida. Os atendimentos de rotinas nas unidades de Curitiba já renovam a validação por mais um ano. Após o atendimento, é preciso aguardar alguns dias, para que o registro apareça no sistema do IPMC. No caso da rede credenciada do ICS a única exceção são os atendimentos odontológicos realizados pelos prestadores da cooperativa Dental Uni, ou seja, nestes locais a prova de vida não é regularizada. 

Quem preferir o aplicativo do GOV.BR, deve utilizá-lo pelo celular no mês do seu aniversário.

Apenas quando a prova de vida dos beneficiários não é regularizada dentro do prazo limite, eles são convocados para validação presencial na sede do Instituto. Se não comparecerem, podem ter o benefício suspenso. Essa é uma medida necessária para evitar pagamentos indevidos e fraudes. Os nomes dos aposentados e pensionistas convocados são divulgados sempre que há nova convocação e podem ser conferidos neste link