A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) de Curitiba iniciou, nesta terça-feira (15/4), o ciclo de três reuniões entre representantes da Prefeitura, empresas empregadoras e instituições de qualificação profissional para formatar os parâmetros do Programa Vale-Qualificação.
Lançado no dia 3 de abril pelo prefeito Eduardo Pimentel e o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, o programa vai oportunizar aos trabalhadores desempregados a possibilidade de realizar um curso de qualificação à sua escolha, pago pelo município por meio de vouchers.
A primeira reunião foi realizada no Centro Universitário UniOpet, no Rebouças, e reuniu 50 representantes das instituições de qualificação, empresas e da Prefeitura.
“Estamos formando uma rede para auxiliar os trabalhadores desempregados a estarem mais preparados para serem contratados e aproximando as empresas de quem está em busca de trabalho. Temos aqui uma oportunidade única de ter cidadãos, de diferentes setores da sociedade, construindo um programa de governo para a cidade que vai mudar a vida das pessoas para melhor”, disse o diretor de Qualificação para o Trabalho da SMDEI, Fabiano Vilaruel.
O Vale-Qualificação é forma inovadora de a Prefeitura auxiliar o trabalhador desempregado a ser contratado e, ao mesmo tempo, contribuir com a oferta de mão de obra qualificada na cidade, impactando positivamente na melhoria da qualidade de vida na cidade.
Participação de todos
Na tarde desta terça-feira, o objetivo da reunião foi atualizar os participantes sobre as ações da SMDEI desde a criação do Vale-Qualificação.
Vilaruel apresentou a estrutura da SMDEI e a forma que a secretaria executa as políticas públicas para o Trabalho em Curitiba; a atuação das 11 unidades do Serviço Nacional de Emprego (Sines) municipais e a estrutura básica do programa Vale-Qualificação. Na sequência, os participantes puderam tirar as dúvidas.
A presidente do Grupo Opet, anfitriã da reunião, Adriana Karam, aprovou o formato. "Quando se tem diferentes atores na construção de um projeto, o resultado atende de maneira mais concreta os anseios, com a possibilidade de sucesso muito maior. Além disso, passa a ser um mais que um programa da Prefeitura, mas um programa da cidade”, disse.
No encontro, o grupo também foi apresentado à metodologia que será aplicada neste conjunto de três reuniões – agendados para 22 e 29 /4 – para que a participação das empresas qualificadoras e empregadoras e dos representantes dos trabalhadores contribua com o processo de implementação do Vale-Qualificação.
Presenças
Participaram desta primeira reunião representantes das instituições ABC Vida, Abrasel, AEFS, Angeloni, CIEE, Electrolux, Elo Apoio, Fiep, FAcop, Gerar, Grupo Batom, Instituto Ecotech, Instituto Nobis, Instituto Tibagi, Isbet, Kapazi, Nissei, Orsegrups, Panvel, Senac, Sest Senat, Sicligus, Sindocn, Sinducon, TSLV, Unicesumar, Sines, Grupo Opet, IFPR, Muffato e Uninter, Unihelu.