Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ecossistema integrado

Vale do Pinhão promove encontro para fortalecer a rede de ambientes de inovação de Curitiba

Encontro da Rede de Ambientes de Inovação do Vale do Pinhão, no Sebrae. Curitiba, 27/06/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS

O Vale do Pinhão reuniu, na manhã desta terça-feira (27/6), representantes de 28 ambientes de inovação da cidade com o objetivo de fortalecer a rede e aperfeiçoar a gestão do ecossistema curitibano.

O encontro, realizado na sede do Sebrae-PR, no Prado Velho, contou com representantes de pré-incubadoras, incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, espaços makers, centros de inovação e coworkings da capital paranaense, que foram convidados a “vestir a camisa” do Vale do Pinhão e atuar ativamente nas ações de promoção ao empreendedorismo, tecnologia e economia criativa na cidade.

“A partir da avaliação do trabalho que o Vale do Pinhão realizou até aqui, percebemos algumas boas oportunidades para aperfeiçoar a atuação e conexão dos atores do ecossistema, reforçando a gestão compartilhada e este encontro é um primeiro momento para concretizar esse projeto de evolução”, ressaltou o presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Dario Paixão.

Conduzido pelo coordenador técnico de Ambientes de Inovação da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Marlon Alves Cardoso, e pelo gerente regional de Projetos e Consultor de Negócios do Sebrae-PR, Vinícius Galindo de Mello, o encontro lembrou aos participantes os princípios do Vale do Pinhão e que os ambientes de inovação são parte crucial nesse projeto.

“Esta é uma primeira ação visando a revisão da metodologia de governança e de geração de agenda de atividades entre os integrantes do Vale do Pinhão. Começamos pelos ambientes promotores de inovação por entender que eles são a gênese da inovação, a partir das empresas que se relacionam com eles”, explicou Cardoso.

Atuação em rede

No encontro, os participantes foram convidados a se tornarem mais ativos no ecossistema curitibano de inovação Vale do Pinhão, com liberdade para propor ações e contribuir nas decisões, de forma conjunta com os demais atores, fortalecendo o trabaho em rede.

A formação de redes é uma proposta de governança aberta para o  Vale do Pinhão, em que todos os atores possam aderir às atividades e se dedicar aos mesmos propósitos de cidade empreendedora, inovadora e inteligente. É a formulação de uma nova forma de relação, de facilitação e organização de tudo que já foi construído pelo ecossistema. O Vale do Pinhão foi criado em 2017 pela gestão do prefeito Rafael Greca na Prefeitura de Curitiba, integrando os atores da inovação na cidade.

“Curitiba tem atualmente 164 ambientes de inovação espalhados por toda cidade, em um ambiente fértil e descentralizado, com muito potencial. Integrar ainda mais este ambiente é fazer o Vale do Pinhão dar um passo maior, que vai resultar em ainda mais visibilidade nacional e internacional, favorecendo nossos empreendedores”, destacou Mello.

Evoluir é preciso

Durante o evento, foram realizadas dinâmicas, como a que formou uma rede de conexões entre cada um dos participantes, com o uso de um barbante que ia se entrelançando mais a cada apresesentação dos representantes dos ambientes.

Para o CCO do Hipe Innovation Center, Ricardo Ponte, a iniciativa permite retomar e ampliar conexões para que todos possam evoluir em seus negócios. “Curitiba tem muito potencial ainda não mensurado e fronteiras a serem transpassadas para se consolidar cada vez como ecossistema internacional. Conhecendo cada vez mais todos que fazem parte dessa rede, podemos colher frutos conjuntamente”, disse.

A gerente regional para o Paraná e Santa Catarina da câmara de comércio americana Amcham, Isabella Slompo, destacou que a capital paranaense é um dos principais polos de interesse da empresa no Brasil e que poder participar do desenvolvimento do ambiente de inovação da cidade é fundamental. “Temos mais de 4 mil empresas associadas em todo o país com o propósito de criar conexões e a inovação é o elo que permite isso. Estar neste encontro faz todo o sentido para nós, conectando a economia tradicional à nova economia”, destacou. 

Participaram do encontro representantes dos seguintes ambientes de inovação da cidade: Agência Curitiba, ISAE/FGV Escola de Negócios; Habitat Senai; Ecohub - Universidade Positivo; Incubadora de Inovações Tecnológicas UTFPR; Hotmilk; Aceleradora Condor Connect; O Penal Creative Coworking; Ecohub; Fab Lab - Prefeitura de Curitiba; IUT-CT – UTFPR; Conselho de Inovação; Corporate; Aceleradora; Curitiba Convention & Visitors Bureau; Laboratório de Criação Araucária; Amcham; Stars Aceleradora; Hipe Innovation Center; Parque Tecnológico da Indústria- FIEP; TRE-PR; Accelera Hub; Instituto DNA de Inovação; Universidade Federal do Paraná (UFPR); Instituto Legado; WNO Coworking; Farol do Saber e Inovação – Prefeitura de Curitiba; e Elospace. 
 

Em alta