O Vale do Pinhão está com inscrições abertas para o Pitch Live 2023, um dos principais eventos nacionais para a projeção de empresas inovadoras no Brasil. As inscrições podem ser feitas no site da Agência Curitiba até 26 de fevereiro.
Podem participar startups de todo o país nesta disputa que une competição e aprendizado e que, este ano, vai premiar o melhor modelo de negócio para a qualidade de vida das pessoas em cidades inteligentes (smart cities).
Esta é a 4ª edição do Pitch Live Vale do Pinhão, que se firma como importante vitrine das startups ao promover a aproximação delas a potenciais investidores.
Desde sua primeira edição, em 2020, durante a pandemia, 176 startups já participaram do evento. Em 2021, o Pitch Live teve a participação de 28 statups, de nove estados.
Com a disputa final agendada para 20 de março, a escolha do tema para este ano – soluções para as cidades inteligentes – coloca o Pitch Live em consonância com outro importante evento sediado na capital paranaense, o Smart City Expo Curitiba 2023, que será entre os dias 22 e 24 de março.
“Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente e conectada do país e, em março, vai ser o centro das discussões sobre as cidades inteligentes. No Pitch Live, queremos incentivar as startups de todo o Brasil a mostrarem seus projetos para um mundo melhor por meio da inovação”, destaca a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi.
O Pitch Live Vale do Pinhão é uma das ações de fomento ao ecossistema de inovação curitibano, idealizado pela Prefeitura de Curitiba, que possibilitaram à capital paranaense se tornar, em 2022, o segundo melhor ecossistema de startups do Brasil.
O evento é realizado pelo Vale do Pinhão por meio da Prefeitura de Curitiba, da Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento, e das parcerias do ecossistema de inovação curitibano. Entre eles, o Instituto Municipal de Turismo (IMT), o Sebrae-PR, o hub de cidades inteligentes iCities, Ademicon, HIPE Innovation Center e FAE Business School.
Inscrições
As inscrições para o Pitch Live Vale do Pinhão 2023 podem ser realizadas até o dia 26 de fevereiro, gratuitamente, pelo site da Agência Curitiba.
Podem se inscrever startups sediadas no território nacional e que ofertem soluções para as cidades inteligentes, especialmente nos setores do Turismo Inteligente, Governo, Agricultura Familiar e Varejo.
Os participantes devem ter CNPJ em território brasileiro emitido há menos de dez anos, ter algum faturamento nos últimos doze meses, fazer a inscrição completa na plataforma e enviar o pitch dentro dos quesitos solicitados na inscrição.
Além das startups, podem se inscrever interessados em fazer as mentorias das empresas selecionadas para a Trajetória Pitch Live, contribuindo para a evolução das propostas e elaboração dos pitches (apresentações rápidas), que também serão premiados.
Trajetória Pitch Live
O Pitch Live também dá a oportunidade de os participantes evoluírem com o apoio das mentorias, em um processo de aprendizagem e aprimoramento dos seus projetos e pitches (as apresentações rápidas).
“Não é necessário ter um produto altamente inovador e também não importa o estágio de maturidade da startup. O que é avaliado no Pitch Live é o modelo de negócio das empresas", explica o coordenador-geral da Agência Curitiba, Marlon Alves Cardoso.
Na primeira etapa da disputa, serão selecionados 24 startups entre as inscritas. A trajetória terá duas eliminatórias (trips) híbridas (com participações presenciais ou online) e a grande final presencial, em Curitiba.
A lista com os 24 escolhidos para as eliminatórias será divulgada no site da Agência Curitiba em 28 de fevereiro.
Nos dias 6 e 7 de março, é a vez das eliminatórias virtuais, que serão realizadas no HIPE Innovation Center. Nesta etapa, startups fazem seus pitches – no formato híbrido – em duas trips (grupos com 12 concorrentes cada, uma em cada dia).
Uma banca formada por jurados especializados – representantes de investidores, das Universidades e personalidades do mundo da inovação – escolhe seis finalistas de cada trip.
Os 12 finalistas fazem, no dia seguinte (8/3) a escolha do seu mentor para a preparação para a fase final.
A grande final do Pitch Live Vale do Pinhão 2023 será no dia 20 de março, no formato presencial no auditório da FAE Business School. A primeira colocada receberá o Mérito Vale do Pinhão da Inovação Brasileira.
O público também poderá escolher, por votação online, a startup mais popular do Brasil entre as 24 concorrentes, que também será premiada. O mentor da startup campeã também será reconhecido e premiado.
O Vale do Pinhão
O Vale do Pinhão é um ecossistema de inovação, movimento criado pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba, para promover ações que contribuam para o desenvolvimento da capital como smart city (cidade inteligente), fortalecendo o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia.
O ecossistema de inovação do Vale do Pinhão é composto por universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa e desenvolvimento, startups e movimentos culturais e criativos.