As empresas de base tecnológica de Curitiba que integram o Programa Tecnoparque terão mais um auxílio para promover novos projetos inovadores na cidade: a facilitação para ofertar a qualificação técnica de seus colaboradores, em cursos de especialização e extensão ofertados pelo Campus Curitiba da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), nas áreas de Gestão da Inovação e Inteligência Artificial (IA).
O novo benefício foi firmado na tarde desta quinta-feira (13/6), no Pinhão Hub, com a assinatura de uma Carta de Intenções entre a UTFPR e o Vale do Pinhão, ecossistema de inovação curitibano, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
A iniciativa é mais uma das ações que coloca Curitiba na vanguarda em prol do avanço do uso da IA em produtos e serviços criados na cidade, ampliando o potencial de investimentos externos no município e em seu crescimento socioeconômico. A ação é alinhada com o compromisso da Prefeitura pelo zelo com a inovação e empreendedorismo na cidade.
O documento foi assinado pelo presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e secretário municipal de Inteligência Artificial, Dario Paixão, e pela diretora-geral do Campus Curitiba da UTFPR, Rossana Aparecida Finau, durante o Workshop Incentivos Fiscais “Impulsione as Inovações da sua empresa".
“Estamos na primeira infância da IA e precisamos que a formação da inteligência humana ocorra no mesmo patamar da artificial. Temos de formar pessoas qualificadas para trabalhar nessa área. As empresas do Tecnoparque estão nesse caminho, direcionadas para a modernização, digitalização e a inserção da inteligência artificial. Com a UTFPR, neste projeto de pós-graduações e extensões, estamos em boas mãos”, destacou Paixão.
A possibilidade de oferecer capacitações especializadas a seus colaboradores é mais um benefício para as integrantes do Tecnoparque, que já recebem incentivo para implantar projetos de inovação com a verba da redução na alíquota da contribuição do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2%.
Cursos exclusivos
A parceria da Agência Curitiba com a UTFPR atende a uma das demandas das empresas, formalizada pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), ao Vale do Pinhão: apoiar a formação de profissionais especializados na área de Inteligência Artificial e gestão da inovação.
“Para seguir como cidade mais inteligente do mundo, está mais que na hora de nós buscarmos conhecimento sobre as novas tecnologias. Fico muito feliz com essa parceria entre a UTFPR e o Vale do Pinhão porque ela me parece lógica: nossa Universidade tem a expertise específica da reflexão e a busca pelo desenvolvimento tecnológico, sempre pensando nos benefícios para a sociedade”, destacou Rossana.
A iniciativa facilita a oferta de qualificação pelas empresas do Tecnoparque a seus colaboradores, visto que podem atuar juntas na formação de novas turmas. Os cursos propostos incluem especializações em Gestão da Inovação e Inteligência Artificial e Machine Learning.
A UTFPR também vai ofertar cursos de extensão formatados exclusivamente ao público das empresas do Tecnoparque, com apoio da Escola de Inovação de Curitiba, gerenciada pela Agência Curitiba.
Entre os temas das qualificações estão: Métodos Ágeis, Empreendedorismo e Inovação: Startups, Políticas de Inovação e Benefícios Fiscais, Automated Machine Learning, IA Generativa e Aplicações Práticas, Governança Corporativa, entre outros.
A previsão da UTFPR – que no momento está com as atividades paralisadas – é de que os primeiros cursos comecem a ser ofertados no segundo semestre deste ano.
Workshop
Além da assinatura da carta de intenções, o Workshop Incentivos Fiscais “Impulsione as Inovações da sua empresa” contou com a presença de representantes de empresas da cidade interessadas em saber os benefícios e como integrar o Tecnoparque.
“Realizamos essa oficina mensalmente e já orientamos mais de 300 empresas sobre o Tecnoparque. Curitiba investe muito em desenvolvimento para as empresas e isso tem um reflexo muito positivo: em média, as integrantes do Tecnoparque crescem 22% a mais que as demais”, disse o gestor de Incentivos Fiscais da Agência Curitiba, Cassius Guimarães Busemeyer.
Os participantes receberam informações sobre os requisitos de elegibilidade para ingressar no Tecnoparque e dicas na elaboração do projeto a ser apresentado e executado para receber os benefícios, tiveram a oportunidade de estreitar contatos entre si e ouviram as experiências dentro do programa de representantes das empresas Arlequim, Doctoralia, Imunova e Solvis.
O Tecnoparque
Relançado em 2018 pelo prefeito Rafael Greca, o Tecnoparque já destinou R$ 366 milhões em incentivo fiscal às 120 empresas de base tecnológica ativas no programa. Juntas, faturam cerca de R$ 12,7 bilhões por ano e empregam mais de 20,5 mil pessoas.
Entre as já beneficiadas, estão as startups unicórnio Olist e MadeiraMadeira, além de Ademicon, Conquer, Contabilizei, CredPago, Dataprom, ICI, IBMP, Ligga, Logcomex, Medless, Positivo Tecnologia, Rentcar, Vydia e Arlequim e Zero One.
Sob gestão da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o Tecnoparque funciona também como uma eficiente e articulada rede de negócios, que conecta e potencializa o desenvolvimento de empresas de tecnologia, inovação de Curitiba.