Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade inteligente

Vale do Pinhão de Curitiba vai ganhar empreendimento inovador de 12 pavimentos

Prefeito Rafael Greca acompanhado do presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão, Cris Alessi e empresários, avalia novo empreendimento para o Vale do Pinhão. Curitiba, 05/03/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Eleita a cidade mais inteligente do Mundo, Curitiba está atraindo o interesse de investimentos na cidade, alinhados ao projeto municipal de inovação, planejamento urbano, mobilidade e sustentabilidade. Nesta terça-feira (5/3), o prefeito Rafael Greca foi apresentado a um desses projetos: a construção de um ambiente de inovação de 14 mil m² e 12 pavimentos, ao lado de onde, neste mês, a Prefeitura inaugura a primeira etapa Pinhão Hub, o centro de inovação no Engenho da Inovação, no Rebouças.

“Este é um lindo presente para a cidade, que coroa o Vale do Pinhão com um belíssimo empreendimento 100% realizado pela esfera privada, ao lado do Pinhão Hub, nosso centro público de inovação. Além disso, vai ao encontro do nosso projeto de impulsionar a região do Rebouças”, destacou Greca.

A proposta foi apresentada ao prefeito pelos empresários Ricardo Cansian, presidente da RAC Engenharia, e Luiz Antoniutti, sócio-diretor da AGL Incorporadora.

Lançamento na Smart Plaza

O empreendimento privado de inovação no Vale do Pinhão tem o propósito de oferecer um ambiente para a vida em 360° para talentos inovadores: um lugar que une espaços para trabalho, moradia, aprendizado, desenvolvimento pessoal e profissional, diversão e compartilhamento de ideias.

Mais detalhes do projeto - inclusive seu nome -  seguem em guardados a sete chaves e serão conhecidos em 20 de março, no primeiro dia do Smart City Expo Curitiba 2024, quando o empreendimento será lançado oficialmente ao público e a investidores, na Smart Plaza Vale do Pinhão.

Inspiração mundo afora

O empreendimento tem inspiração em ambientes de inovação mundo afora e em propostas que revitalizaram áreas urbanas que vinham sendo degradadas ao longo do tempo e transformadas em espaços inovadores, humanizados para atração de estudantes, startups, empresas, como o Distrito 22@, em Barcelona (Espanha).

O empreendimento curitibano conta com um Conselho Estratégico, também presente na apresentação ao prefeito, composto pelo presidente da Associação Triple Helix (THA) e ex-CEO do Distrito 22@Barcelona, Josep Piqué; a consultora de inovação e transformação digital e ex-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi; e o consultor em Inovação e Tecnologia Carlos Olsen.

“É um projeto extraordinário que está totalmente alinhado com os pilares do Vale do Pinhão, sendo o primeiro empreendimento voltado ao ecossistema de inovação da cidade realizado 100% pela iniciativa privada”, destaca Piqué, que participou da apresentação ao prefeito de forma virtual.

Pioneirismo

A proposta também é um dos primeiros projetos contemplados pela Nova Lei de Zoneamento de Curitiba, em vigor desde agosto de 2020, que prevê parâmetros urbanísticos diferentes para projetos urbanísticos na região do Rebouças, antigo distrito industrial da cidade e onde está localizado o Engenho da Inovação, que este mês vai ganhar o centro de inovação Pinhão Hub, gerenciado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Entre os benefícios da nova lei (15.551/2019), aprovada pelo prefeito Rafael Greca e em vigor desde agosto de 2020, estão o estímulo de uso misto (habitacional, comercial, de serviços ou industrial) nos empreendimentos da região, a possibilidade da fusão de lotes e ganho de altura, como parte do processo de requalificação das áreas centrais da cidade.

Também participou da apresentação o presidente da Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento, Dario Paixão e o diretor executiivo da HiEx, Lucas Polleto. 

Em alta